Creatina e hipertrofia, como acontece

Diogo Círico 07/03/2017

A creatina é um nutriente chamado de amina, encontrada naturalmente no organismo, é de extrema importância, pois participa diretamente do metabolismo energético atuando na formação de energia. Ela é sintetizada pelo fígado, rins e pâncreas, a partir dos aminoácidos glicina e arginina, além desta produção natural também pode ser consumida via dieta, através de alimentos de origem animal como carnes e peixes.

Creatina ganhou o carinho do publico praticante de atividade física na década de 90 quando corredores de alta velocidade e também corrida com barreira a usaram-na nas olimpíadas de Barcelona 1992. Nos dias de hoje creatina é amplamente utilizada por atletas que praticam treino de força máxima, força explosiva e velocidade, como por exemplos, fisiculturistas, lutadores, ciclistas, nadadores, atletas amadores e também praticantes de musculação.

Creatina é sem duvida um dos nutrientes mais estudados pela ciência da nutrição. Os estudos e pesquisas apontam para grandes efeitos sobre a hipertrofia muscular, o benefício da hipertrofia é conseguido através do efeito deste nutriente em aumentar a massa magra, auxiliar à recuperação de praticantes de modalidade de força, velocidade e retarda o processo de fadiga, permitindo também uma maior sobrecarga e adaptações do treinamento.

A forma mais comum de suplementação é usar 20 gramas (g) dividida em 4 doses durante 6 a 7 dias, conhecido como fase de saturação, após isso é consumido de 2g a 5g durante o período do protocolo de treinamento estimado, fase chamada de manutenção. A fase de manutenção pode durar anos, porém é sabido que a partir de 14 semanas os efeitos da creatina parecem se reduzir não se sabe se é uma espécie de redução da absorção, no armazenamento ou na utilização dos nutrientes. O que sabemos é que não tem nenhuma relação com o que se “prega” por ai onde dizem que o organismo deixa de produzir.

A suplementação com creatina facilita a ressíntese rápida do trifosfato de adenosina (ATP) para o processo fisiológico de transferência energética denominado sistema ATP-CP que ocorre no início do exercício anaeróbio.

Muitas pessoas não sabem se creatina aumenta a força e como consequência o individuo desenvolve a hipertrofia muscular ou se ocorre a hipertrofia muscular e posteriormente o aumento de força, mas o fato é que ambas as situações são observadas por indivíduos que suplementam com creatina submetem-se a treinamento de força. A grande maioria dos estudos indica que a suplementação aguda com creatina pode rapidamente elevar o ganho de força e de massa muscular, principalmente através do aumento do volume de água intracelular.

A suplementação com creatina mostra-se efetiva na melhoria do desempenho físico, porém, é importante entendermos que um programa de treinamento adequado, onde o individuo é submetido a  condições específicas de exercício, principalmente aquelas em atividades de alta intensidade são necessários para que haja demanda por este nutriente.

 

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067