Receita de Coxinhas Fit

Growth 17/11/2022

Tradicionalmente brasileira e com um sabor inconfundível, é difícil resistir à deliciosa coxinha, não é? Não há como negar: esse é um dos salgados mais amados de todo o país. Mas, para quem está buscando manter uma boa saúde, emagrecer e perder peso, as frituras não são uma boa pedida.

Uma alternativa interessante são as receitas low carb, que costumam ser igualmente gostosas e matam a vontade de comer o alimento que você tanto gosta — e esse é o caso da coxinha fit.

Sendo uma ótima opção para qualquer momento do dia, a coxinha fit pode ser consumida até no pré-treino. Portanto, se você quer fazer um lanchinho e não abre mão dessa iguaria, não se preocupe: é possível manter o salgado na sua dieta, de maneira adaptada, saudável e saborosa.

Agora é hora de aprender a colocar a mão na massa e experimentar a nova receita que, com certeza, vai fazer parte da sua rotina e planejamento alimentar.

Continue lendo para conferir a nossa receita de coxinha fit de batata-doce, além de dicas para incluir o alimento na sua rotina e sugestões de acompanhamentos deliciosos!

coxinhas de frango

Receita de coxinha fit

Ingredientes
  

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 100 gramas de batata doce cozida e escorrida
  • 1 colher de café de sal rosa
  • 1 pitada de páprica picante
  • 1 xícara de farinha de quinoa
  • 200 gramas frango desfiado
  • ovo
  • farinha de aveia para empanar

Modo de preparo
 

  • Para o recheio, adicione o frango, o sal e a páprica e cozinhe por cerca de 5 minutos.
  • Para a massa, coloque as batatas, a farinha de quinoa, o ovo e bata no liquidificador até que vire uma massa homogênea.
  • Leve-a para o congelador por cerca de 20 minutos.
  • Molhe as mãos e faça pequenos discos com a massa.
  • Acrescente o recheio no meio e feche a massa moldando-a em formato de coxinha.
  • Quando terminar todas, pincele as coxinhas com uma gema de ovo e empane com o farelo de aveia.
  • Coloque as coxinhas em uma assadeira ou na fritadeira sem óleo por cerca de 10 a 20 minutos, até formar uma casquinha e ficarem levemente douradas.

Como inserir a coxinha fit na dieta?

Muitas pessoas buscam uma vida mais saudável, com bons hábitos na rotina e mais bem-estar. Obviamente isso inclui algumas mudanças na dieta e, por consequência, gera o emagrecimento.

Nesse sentido, uma das primeiras mudanças é evitar alimentos com baixo valor nutritivo e alto teor calórico. Afinal, uma alimentação desregulada e com excessos pode ser prejudicial para a saúde e dificulta o processo de perda de peso.

Além disso, é sempre bom lembrar que não existem resultados mágicos e que nenhum produto isoladamente vai fazer você engordar, ou até mesmo emagrecer. Porém, se você diminuir ou eliminar doces, gorduras e frituras em alta quantidade da sua rotina, com certeza o seu corpo — e a sua saúde — vão começar a mudar.

Então, quem busca manter a dieta, mas não quer abrir mão das suas comidas favoritas, pode adaptar as receitas, substituindo ingredientes e a forma de preparo. Feita a partir de ingredientes mais leves e nutritivos, a coxinha fit é uma opção muito saborosa e saudável.

Por exemplo, em uma receita low carb, a farinha de trigo pode ser substituída por outro ingrediente. Geralmente, a massa da coxinha fit é feita de batata-doce ou mandioca, aveia (ou quinoa) e ovos. O recheio pode ser feito como você preferir, e a criatividade é uma ótima aliada na hora da substituição.

A boa notícia é que você pode manter o recheio tradicional, pois o frango é uma alternativa nutritiva. Além disso, pode substituir o catupiry por ricota ou requeijão light.

O modo de preparo também faz toda a diferença: em vez de utilizar a farinha de rosca, é possível empanar o salgado com clara de ovo e aveia, linhaça ou algum outro farelo. Para deixar a receita ainda mais saudável e menos gordurosa, você pode “fritar” a coxinha fit na airfryer ou assá-la no forno.

Dessa maneira, é possível incluir a coxinha fit em sua dieta e deixar a criatividade falar mais alto na hora do recheio, sendo uma ótima opção para o lanche da tarde, para servir para os amigos ou até mesmo para a janta.

Sugestão de acompanhamento para a coxinha fit

A coxinha fit é um verdadeiro sucesso devido à sua praticidade e, claro, ao sabor. Mas para deixá-la ainda mais gostosa, que tal incluir alguns acompanhamentos deliciosos e completar a refeição? Veja algumas sugestões a seguir!

Fondue fit

Uma opção saborosa para acompanhar a sua coxinha fit low carb é o fondue. Afinal, tem combinação melhor do que queijo com batata-doce?

Com cream cheese light, requeijão light, queijo cottage e leite desnatado é possível fazer um delicioso — e pouco calórico — creme de queijo para complementar as suas coxinhas fit!

Salada verde

Para deixar a sua refeição ainda mais nutritiva, você pode acompanhar o seu salgado saudável com um mix de folhas verdes, como alface, acelga e rúcula.

Essa é uma ótima opção para almoço ou jantar. Basta temperar a salada da forma que você preferir e se deliciar!

Arroz integral

A coxinha fit é uma boa alternativa para o almoço. Aliada ao arroz integral, a refeição fica completa e deliciosa. Acrescente sua salada favorita!

Molhos feitos em casa

Alguns molhos para acompanhar a coxinha são essenciais. Mas existem modos de tornar esses condimentos menos prejudiciais à saúde.
Algumas opções são a maionese caseira e o barbecue caseiro. Esses deliciosos molhos feitos de maneira tradicional são indicados para quem está querendo cortar os alimentos ultraprocessados e ter uma alimentação mais saudável.

De modo geral, a coxinha fit é indicada para qualquer pessoa que busca por uma versão mais nutritiva do alimento. Isso quer dizer que tanto quem tem como objetivo a hipertrofia, quanto quem almeja o emagrecimento, pode incluí-la no planejamento alimentar.

Além disso, por não levar ingredientes industrializados e ser feita na Air Fryer ou no forno, faz com que até pessoas com problema de colesterol possam consumi-la, mas sem se esquecer de manter a atenção com a quantidade ingerida.

Esse último ponto, inclusive, é essencial para quem deseja se manter em forma. Afinal, é possível consumir qualquer tipo de alimento, desde que de maneira consciente e sem descontroles.

E se você deseja ficar por dentro de outras receitas saudáveis, além de dicas para ter uma vida mais equilibrada, continue acompanhando o blog da Growth Supplements!

Referências

1 – GYM CHEF. Coxinha fit pode ser saudável? Disponível em: https://gymchef.com.br/blog/coxinha-fit-pode-ser-saudavel. 2022. Acesso em: 23 ago. 2022.
2 – MARIA MARIA SOLUÇÕES. Origem da Coxinha, saiba tudo sobre o salgado mais amado. Disponível em: https://www.mariamariasolucoes.com.br/blog/origem-da-coxinha-saiba-tudo-sobre-o-salgado-mais-amado.html. 2022. Acesso em: 23 ago. 2022.
3 – ESSENTIAL. Coxinha Fit. Disponível em: https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/coxinha-fit/. 2022. Acesso em: 23 ago. 2022.

Visitado 45 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).