alimentos termogênicos naturais

7 alimentos termogênicos naturais que vão acelerar seu metabolismo

Termogênicos bons são excelentes aliados para acelerar o metabolismo e a perda de gordura. Confira as melhores opções no blog da Growth

Seria incrível se houvesse um alimento que garantisse a perda de gordura rapidamente e sem qualquer esforço, não é mesmo? A notícia ruim é que não existe nada que assegure tais efeitos. No entanto, os alimentos termogênicos naturais podem ajudar muito na busca desse tipo de objetivo.

Saiba como os alimentos termogênicos naturais podem auxiliar em ótimos resultados, como na aceleração do metabolismo e na perda de peso, quando aliados a uma dieta adequada e exercícios físicos.

Não são milagrosos, mas conseguem promover ótimos benefícios para a saúde, sem contar que são naturais e fáceis de incluir na alimentação.

Quer saber quais são as melhores opções e suas propriedades? Não deixe de conferir este post!

O que são termogênicos naturais

Antes de qualquer coisa, os alimentos termogênicos são produtos que ajudam a acelerar o metabolismo e promovem a perda de gordura.

Todos os alimentos que consumimos propiciam um gasto de energia ao serem digeridos, aumentando a temperatura corporal e, de certa forma, acelerando o metabolismo. Os bons termogênicos induzem esses processos de gasto calórico de maneira diferente, gastando ainda mais calorias.

Esses processos são conhecidos como termogênese, que é, basicamente, a capacidade de manter a temperatura interna corporal equilibrada com a do ambiente, e estão diretamente relacionados ao metabolismo.

Esse mecanismo pode acontecer em um modo obrigatório para manter as funções normais do corpo e em um modo facultativo (induzido), que é acionado com a prática de atividade física, com a alimentação e com a variação da temperatura ambiente, por exemplo.

É justamente a termogênese alimentar que pode ser percebida logo após as refeições, quando o corpo quer eliminar a energia que está sendo armazenada e promove a queima dessa energia.

Os termogênicos têm o efeito de aumentar o tempo de digestão, promovendo maior gasto energético para consumir essas calorias e ainda queimando as reservas energéticas (gorduras).

E os benefícios não param por aí. Os termogênicos ajudam a melhorar o desempenho durante os treinos, melhoram a circulação sanguínea e estimulam o sistema digestivo. Agora que você sabe um pouco mais sobre o que são os termogênicos, descubra quais alimentos naturais contam com esses benefícios.

Alimentos termogênicos naturais: lista dos 7 melhores termogênicos

Muitos ficam em dúvida de quais são os produtos termogênicos ideais para se consumir. Por isso, preparamos uma lista com os sete termogênicos naturais para que você possa inseri-los em seu dia a dia.

Quer começar agora a colocar esses aliados na sua dieta? Confira a lista de alimentos termogênicos para acelerar o metabolismo que fizemos:

1. Pimenta vermelha

Pimenta Vermelha - Alimentos termogenicos naturais

O primeiro representante da lista é a pimenta vermelha, também conhecida como pimenta dedo-de-moça e pimenta calabresa. A capsaicina é o que garante o sabor ardido e as propriedades analgésica, energética, termogênica e antioxidante das pimentas.

Apesar da necessidade de mais estudos sobre a capsaicina, sabe-se que essa substância é capaz de estimular o metabolismo e fornecer energia, além de diminuir o apetite e ter potenciais efeitos no sistema nervoso.

Acredita-se que essa substância estimula a liberação de hormônios, como a adrenalina, a endorfina e a noradrenalina, sendo responsável pela diminuição da sensação de fome e aumento da sensação de bem-estar.

A recomendação é que o consumo da pimenta vermelha seja de 3 gramas por dia, podendo ser facilmente incorporado a receitas quentes e saladas.

2. Chá verde

Chá verde - Alimentos termogênicos bons

O chá é feito a partir da planta Camellia sinensis (que também dá origem ao chá preto e ao chá oolong), e é um dos chás mais consumidos no mundo, além de estar na lista de chás que podem ajudar no emagrecimento. E não é por acaso: o chá verde é associado a muitos benefícios para o corpo.

Devido às substâncias como as catequinas e a cafeína, o consumo do chá é capaz de acelerar o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e promovendo o emagrecimento. Entre as catequinas, a epigalocatequina galato (EGCG) é um agente que diminui a digestão e a absorção de lipídios.

Essa é uma ótima opção de chá para aumentar o metabolismo. Afinal, o chá verde consegue promover uma queima extra de até 100 calorias por dia, combate os radicais livres, tendo ação antioxidante, e auxilia processos anti-inflamatórios em doenças crônicas. Sem contar que o consumo do chá está relacionado à melhora do sistema digestivo e à redução do colesterol “ruim”.

O consumo diário deve ser de, pelo menos, 750 ml, o que representa, aproximadamente, três xícaras de chá ou 10g de erva.

3. Gengibre

Gengibre - Alimentos termogênicos bons

A raiz de origem oriental tem várias aplicações na medicina alternativa e está em foco, principalmente, pelas propriedades funcionais.

A Zingiberene é que leva crédito pela ação termogênica do alimento. A substância estimula a oxidação de gordura dentro das células, isso porque há um aumento da temperatura corporal e da necessidade calórica.

Além disso, o gengibre tem efeito anti-inflamatório, melhorando o desempenho durante os treinos e a recuperação muscular.

O gengibre tem baixo valor calórico e pode ser consumido de diversas maneiras, misturado em sucos, vitaminas, molhos e pratos quentes. A quantidade diária, seja da raiz in natura ou do pó de gengibre, deve ser de, no mínimo, 3 gramas.

4. Canela

Canela - termogênicos naturais

A canela é uma especiaria bem conhecida e utilizada, principalmente, em receitas doces e combinada com frutas.
O potencial termogênico da canela é complementado pela capacidade de contribuir com o combate à gordura da região abdominal, além de possuir alto teor de cálcio mineral — pesquisas apontam que dietas ricas em cálcio ajudam a controlar o peso e aceleram a queima de gordura, além de aumentar a termogênese —, de diminuir os níveis de glicemia e regular a insulina.

Estudos recentes da American Heart Association também mostram a ação da canela no combate a doenças cardiovasculares e os impactos positivos nos sistemas anti-inflamatório e antioxidante.
Diariamente, o consumo deve variar entre um quarto a uma colher inteira de chá.

5. Chá de hibisco

Chá de Hibisco - termogênicos naturais

O chá produzido a partir da infusão da flor Hibiscus Sabdariffa seca está em alta nos últimos tempos. Com ação termogênica, ele aumenta a temperatura corporal durante a digestão e ainda diminui a pressão sanguínea em indivíduos com tendências a ter hipertensão, principalmente. Por isso é considerado por muitos uma boa opção de chá acelerador de metabolismo.

O chá também oferece quantidades satisfatórias de vitaminas do complexo B, como B1 e B2, cálcio, magnésio e potássio. A presença de flavonoides faz com o que o chá também tenha propriedades diuréticas, especialmente a ação da quercetina, sem contar a inibição da adipogênese.

Bom, o chá ainda precisa ser muito estudado, entretanto, os resultados que se tem já indicam o chá de hibisco como um aliado na dieta. A recomendação diária máxima é de 1 litro, preparado com 2 colheres de sopa da flor seca. E, para completar, outros alimentos, como a canela, o limão e o gengibre, podem ser adicionados.

6. Alho

Alho - termogênico natural

Entre os alimentos da lista, talvez o alho seja o mais comum e conhecido. O condimento também tem efeito termogênico, estimulando o metabolismo e mantendo os níveis de insulina mais baixos. Os estudos mostram que o alho ainda pode ser aliado às dietas para o controle da obesidade e redução da adipogênese.

O alimento foi muito utilizado para fins medicinais na antiguidade e, hoje, sabemos que, entre as propriedades benéficas do alho, estão: regulação da pressão arterial, redução dos níveis de colesterol considerado ruim e relaxante natural das células nervosas, facilitando a passagem do fluxo sanguíneo. Além disso, o tempero tem qualidades anti-inflamatórias e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

7. Alimentos com cafeína

Cafeína produtos termogênicos

O que mais se escuta falar é que a cafeína acelera o metabolismo. Ela é um estimulante natural e traz ações muito positivas para o corpo e mente. Quando pensamos na ação da substância, ela é responsável por aumento da oxidação das gorduras e redução da oxidação de carboidratos.

A cafeína é famosa por aumentar a disposição e a energia, melhorando a performance durante os treinos, mas também apresenta conexões com a liberação de adrenalina, hormônio anabólico.

Os principais alimentos que contêm a substância são o guaraná em pó, o café e o chá mate, além de ser comercializado em forma de suplemento.

Mas o consumo de cafeína deve ser orientado por profissionais, tendo em vista que pode causar disfunções gastrointestinais e cardiovasculares, além de ter efeitos sérios para o cérebro, como irritabilidade, ansiedade, insônia e agitação.

Viu como alimentos termogênicos podem ser aliados a dietas e treinos para intensificar os resultados?

Suplemento para acelerar o metabolismo: saiba mais

Além desses termogênicos naturais, existem muitas opções de suplementos termogênicos fabricados com elementos naturais, como guaraná em pó, cafeína, canela, pimentas e gengibre. Esses suplementos podem ser consumidos junto de outras suplementações: Whey Protein, BCAA e multivitamínicos, por exemplo, de acordo com indicações de nutricionistas.

É bom lembrar também que outros suplementos naturais, como a Creatina, também têm o efeito de potencializar o metabolismo.

No caso da creatina, além de benefícios como a melhor recuperação depois dos treinos, melhora da memória e maior definição muscular, combinada com treinos intensos (como o HIIT), pode ser fator para aumentar a intensidade do exercício, reduzindo a fadiga e acelerando a taxa do metabolismo basal.

O resultado é mais massa magra e menor percentual de gordura. Ao contrário do que muitos acreditam, a creatina, portanto, não engorda nem aumenta o índice de gordura corporal, uma vez que não tem calorias ou gorduras, além de ajudar a melhorar os treinos. O que pode confundir alguns consumidores é que a creatina pode levar você a reter líquidos, mas definitivamente não engorda.

Os alimentos termogênicos são recursos muito importantes para qualquer pessoa, principalmente atletas e praticantes de exercícios físicos, mas não fazem efeito sozinhos e devem ser acompanhados de dietas adequadas e bons treinos!

E aí? Curtiu o post? Pensando em começar a consumir algum dos alimentos termogênicos naturais que citamos? Se quiser ajuda com isso, você pode encontrar sua suplementação de termogênicos!