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Complexo B engorda? Veja aqui!

O Complexo B é um composto de substâncias presentes em levedos, que ajudam no fornecimento de energia, no sistema nervoso, na decomposição de carboidratos e gorduras, no sistema cognitivo, no trato intestinal, no ganho de massa muscular e contribuem com a saúde da pele, entre outros benefícios. Mas a pergunta que paira no ar é: complexo B engorda? Confira o conteúdo a seguir para entender mais sobre esse complexo de vitaminas e como ele pode te ajudar!

  1. O que é complexo B
  2. Complexo B engorda?
  3. Benefícios do complexo B
  4. Como o complexo B age no organismo?
  5. Como e quanto tomar de complexo B?
  6. O que acontece se tomar complexo B todos os dias?
  7. Quanto tempo leva para o complexo B fazer efeito?
  8. Complexo B é um ótimo benefício à saúde!

O que é complexo B

O complexo B é um composto de vitaminas essenciais para o desempenho das funções e do metabolismo do organismo, sendo facilmente encontrado em alguns alimentos e em suplementos que auxiliam na reposição desses nutrientes.

Dentre as vitaminas que compõem o complexo, estão B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Elas fornecem energia e auxiliam na decomposição de carboidratos e gorduras, no sistema cognitivo, no trato intestinal, no ganho de massa muscular, contribuem com a saúde da pele, entre outros benefícios .

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em alguns alimentos e bebidas, como cerveja, fígado, grãos de cereais integrais, arroz, nozes, leite, ovos, carnes vermelhas (bovina) e brancas (peixes e aves), hortaliças verdes, frutas, feijão, castanhas, semente de girassol e outros alimentos que promovem um corpo mais saudável.

Complexo B engorda?

As vitaminas B1 e B6 auxiliam no aumento de apetite, sendo muito eficientes no tratamento de quem tem baixo peso, proporcionando a recuperação do peso adequado. Entretanto, não há nenhum estudo que comprove que alguma vitamina do complexo B engorda.

Em caso de dúvida, consulte um profissional da saúde que possa auxiliar na dosagem mais indicada para o seu caso. Todas as pesquisas, como o artigo da Universidade de Santa Cruz do Sul, esclarecem as funções, os benefícios e as deficiências que as vitaminas do complexo B proporcionam em nosso corpo.

Benefícios do complexo B

Mulher jovem tomando suplemento

Por ser um conglomerado de vitaminas, as pertencentes ao complexo B acrescentam à saúde alguns benefícios:

  • Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e neurológicas.
  • Auxilia na manutenção do sistema nervoso.
  • Aumenta o apetite.
  • Reduz o colesterol.
  • Ajuda na produção e circulação sanguínea.
  • Estimula o crescimento.
  • Auxilia no aumento de energia.
  • Auxilia no sistema intestinal.
  • Ajuda no processo de cicatrização.
  • Auxilia na produção de hormônios.
  • Auxilia na manutenção muscular.
  • Auxilia a manter cabelo, unhas e pele saudáveis.

Além dessas vantagens, as vitaminas do complexo B auxiliam no sistema imunológico e circulatório, e mantêm um trabalho harmônico entre o metabolismo, a pele e o controle e a distribuição da energia que o corpo e as células precisam gastar e receber.

Vale ressaltar que as vitaminas que fazem parte do complexo B têm diferentes funções no organismo e estão presentes em diversos alimentos, mas ingerir uma combinação dessas vitaminas promove resultados significativos e auxilia na proteção do corpo e do metabolismo.

Como o complexo B age no organismo?

Os nutrientes encontrados no complexo B ajudam nas reações bioquímicas do corpo, transformando o alimento em energia e atuando também no auxílio das defesas do organismo. Sua ação no campo do sistema nervoso ajuda no desenvolvimento das funções cognitivas, do coração, dos olhos, da pele e do cabelo.

Além disso, as propriedades das vitaminas do complexo B também ajudam as pessoas que são adeptas à atividade física e atletas, devido à ação que exercem nos processos metabólicos do organismo. Elas transformam carboidratos em energia, o que favorece a execução de exercícios e a absorção de proteínas, que posteriormente são revertidas em músculos.

Um ponto importante a ser lembrado é que existem alguns casos em que a alimentação não supre a reposição necessária de vitaminas do complexo B em nosso corpo de forma eficaz. Dessa forma, a melhor maneira de garantir um equilíbrio das vitaminas é com o auxílio de um multivitamínico, que contém a quantidade exata para o consumo diário.

A seguir, conheça as vitaminas B e como funcionam dentro do organismo.

Vitaminas B1, B2, B3 e B5

As vitaminas Tiamina (B1), Riboflavina (B2), Niacina (B3) e Ácido Pantotênico (B5) estão voltadas ao auxílio do metabolismo dos carboidratos e à decomposição da glicose, à transformação da gordura armazenada no corpo em energia e ao metabolismo dos aminoácidos, que absorvem as proteínas, previnem a degeneração de cartilagens e ajudam na construção de anticorpos e de tecidos. São responsáveis também pela manutenção do sistema nervoso central e pelo fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas.

Em vários estudos, como o publicado na revista Aditivos & Ingredientes, a falta dessas vitaminas pode ocasionar algumas deficiências como depressão, fadiga, baixa aceitação em dietas e, por consequência, perda de peso, confusão mental e fraqueza muscular. Geralmente, essas vitaminas são encontradas em proteínas animais, cereais integrais e leguminosas.

Vitamina B6

A vitamina Piridoxina (B6) colabora com a produção de hemoglobina (proteína encontrada no sangue), que é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes às células do organismo. Auxilia na formação de anticorpos e neurotransmissores que proporcionam a sensação de bem-estar e saúde do sistema imunológico, participa na formação de tecidos e contribui com o sistema nervoso central. A carência de B6 pode causar insônia, alteração de humor, anemia, dermatites, inflamações e convulsões. Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal.

Vitaminas B7 e B9

As vitaminas Biotina (B7) e Ácido Fólico (B9) colaboram nos processos de carboidratos, açúcares e gorduras, além de diminuir o nível de colesterol ruim. Promovem a formação saudável de unhas, pele e cabelo e agem na síntese do DNA. Conforme a revista Aditivos & Ingredientes, a vitamina B9 produz nutrientes que garantem a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso, além de ajudar no combate do câncer de mama e de cólon. Em caso de deficiência dessas vitaminas, pode haver fraqueza, perda de apetite, dores de cabeça, tontura e problemas dermatológicos. As vitaminas B7 e B9 estão presentes em carnes bovinas, fígado de frango, levedura de cerveja, leite, soja e cereais integrais.

Vitamina B12

Além de auxiliar no metabolismo de carboidratos e lipídeos, assim como as outras vitaminas B, a vitamina Cobalamina (B12) é importante para quem é adepto de atividades físicas, porque ajuda na formação dos glóbulos vermelhos e na divisão celular. Dessa forma, eleva o oxigênio aos músculos e fornece mais energia durante os esforços requeridos nos exercícios, beneficiando a regeneração muscular e o aumento da massa magra.

A falta de B12 no organismo pode provocar cansaço, falta de ar nos treinos, fraqueza, anemia, falta de energia e concentração. A cobalamina é encontrada em proteína animal, frutos-do-mar, salmão, atum, carnes (bovina e porco), laticínios e ovos.

Como e quanto tomar de complexo B?

Homem preparando alimento e suplemento

Geralmente, recomenda-se a ingestão diária de uma cápsula de complexo B junto com alguma das três principais refeições – café da manhã, almoço ou jantar –, para que as vitaminas sejam melhor absorvidas pelo organismo.

Embora não haja um horário específico para consumir o produto, algumas pessoas notam uma leve dificuldade para dormir quando ingerido à noite, devido à sua capacidade em produzir energia. Portanto, é indicado que pessoas com histórico de insônia consumam o suplemento durante o dia.

Para uma suplementação mais segura e individualizada, é fundamental buscar ajuda de um médico ou nutricionista.

O que acontece se tomar complexo B todos os dias?

O uso contínuo das vitaminas do complexo B repõe os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, e, de acordo com a Pharmaton, se consumidas em níveis satisfatórios e de forma diária, conseguem trazer um equilíbrio ao corpo.

Quanto tempo leva para o complexo B fazer efeito?

Para avaliar os efeitos do consumo do complexo B, deve-se levar em consideração o corpo de cada pessoa. Cada organismo absorve as vitaminas de forma diferente do outro. Mas, com o uso de suplementação e uma alimentação mais balanceada, pode-se ver alguns resultados por meio de exames em algumas semanas e, mais significantes, depois de alguns meses de uso contínuo. Tenha em mente que nada é feito a curto prazo, e sim a longo prazo, preferindo métodos para manter a saúde e o funcionamento do organismo.

Complexo B é um ótimo benefício à saúde!

As vitaminas do complexo B são benéficas para qualquer tipo de pessoa que queira aproveitar todas essas vantagens e deixar sua vida e corpo mais saudáveis. Na Growth, você encontra esse e outros tipos de vitaminas para ajudar a manter hábitos e corpo mais saudáveis – tudo com garantia de um produto de ótima qualidade e segurança à saúde. Venha conferir!

Referências:
VANNUCCHI , Helio; CUNHA, Selma Freire de Carvalho da. Vitaminas do Complexo B: Tiamina, Riboflavina, Niacina, Piridoxina, Biotina e Ácido Pantotênico. In: Vitaminas do Complexo B. ILSI Brasil, Julho 2009. Acesso em: 19 out. 2021.

REVISTA ADITIVOS & INGREDIENTES. As Vitaminas do Complexo B. In: As Vitaminas do Complexo B. [S. l.], [S. D]. Acesso em: 19 out. 2021.

VITAMINAS do complexo B: uma breve revisão. Universidade de Santa Cruz do Sul, Julho 2017. Acesso em: 19 out. 2021.

CONSEQUÊNCIAS de falta de vitaminas do complexo B. [S. l.], [S. D]. Acesso em: 19 out. 2021.

VITAMINAS do complexo B são indispensáveis à saúde muscular. [S. l.], 14 mar. 2017. Acesso em: 19 out. 2021.

COMPLEXO B Engorda Mesmo?. [S. l.], 17 jun. 2020. Acesso em: 19 out. 2021.

COMPLEXO B: quais são as vitaminas e para que elas servem?. [S. l.], 18 jul. 2020. Acesso em: 17 nov. 2021.

NAVAS, Daniel. Por que você não deve (e pode nem precisar) tomar suplementos vitamínicos. [S. l.], 11 jan. 2019. Acesso em: 18 nov. 2021.