Como tomar whey protein corretamente

Diogo Círico 23/01/2017

O consumo do Whey Protein não para de crescer no Brasil. Se você chegou até aqui, com certeza já deve estar interessado em quais os benefícios de tomar Whey Protein para a vida de diversas pessoas. Se você já está aproveitando o Whey Protein da Growth Supplements, vale a pena conhecer um pouco mais sobre ele. Alguns erros simples fazem com que você acabe desperdiçando o produto e não alcance os resultados que esperava. Antes de se desesperar ou querer dobrar a dose, confira se você está fazendo tudo certo. Aqui estão cinco erros comuns que fazem com que o Whey Protein não desempenhe todos os seus benefícios. Confira agora:

Sumário

É melhor tomar whey antes ou depois do treino?

Essa é uma das maiores dúvidas que existe em torno do suplemento; entretanto, independentemente da escolha da forma de consumo, é certo que trará benefícios ao corpo e ao desempenho das atividades físicas.

Os horários para incluir o Whey são cruciais para melhorar os resultados. A indicação é sempre tomar o shake logo após os treinos, imediatamente. Isso porque a proteína encontrada no produto tem rápida absorção e esse momento é estratégico para o corpo aproveitar suas propriedades. É logo após o treino que nosso corpo mais precisa dessas proteínas e, dessa forma, esse é o momento-chave para evidenciar seus benefícios. Já o consumo antes do treino traz benefícios como: a síntese muscular é mais rápida e fornece mais energia durante os exercícios, contribuindo com a queima de excesso de gordura.

Quanto tomar de whey protein por dia?

A quantidade diária do suplemento pode variar de acordo com o que a pessoa pratica ou quer atingir. Veja a seguir algumas formas de tomar o whey.

  • para os indivíduos considerados sedentários, o consumo deve ser de 0,8 a 1 g/kg;
  • para praticantes de atividades leves, de 1,2 a 1,4 g/kg;
  • para praticantes de exercícios de resistência, de 1,6 a 1,8 g/kg;
  • para quem faz exercícios de força intensa, de 1,5 a 1,8 g/kg.

No geral, consumir 30 gramas todos os dias junto com uma rotina de treinos e uma dieta balanceada ajuda na síntese muscular, no aumento de massa e na queima de gordura. É válido lembrar que o ideal é consultar um profissional nutricionista para obter as devidas orientações sobre o uso e a quantidade correta do whey protein, para evitar riscos à saúde

Conheça as nossas opções de Whey Protein

Para quem é indicado o whey protein?

Como todo produto, o uso excessivo do whey protein pode favorecer o aparecimento de doenças hepáticas e renais em pessoas com predisposição às doenças. Outro ponto que se deve levar em consideração são as pessoas alérgicas à proteína do leite e aquelas que apresentam um quadro de problemas no fígado e rim; nestes casos, é recomendável ir ao médico para saber se pode, ou não, consumir o suplemento.

Outros fatores importantes sobre o consumo de whey protein

Temperatura

Outro fator importante é que as proteinas do Whey Protein acabam desnaturando quando exposto a altas temperaturas. Por isso pense bem, antes de executar algumas receitas e levar esse ingrediente ao fogo. Ele não perde suas proteínas e ainda continua sendo extremamente benéfico para nosso corpo, mas depois de desnaturar algumas características são perdidas. É o caso da cisteína, um aminoácido importante para o sistema imunológico e para a ação antioxidante desse suplemento. O processo de aquecimento pode gerar também radicais livres, prejudiciais para nosso organismo.

Refeição sólida

Outra contra indicação Whey Protein é sempre aguardar um tempo antes de fazer sua refeição sólida. Depois de tomar seu shake pós-treino, é indicado aguardar de 20 a 30 minutos para ingerir algum alimento. Por isso, se você treina à noite, opte por fazer um lanche durante a tarde e aguardar alguns minutos para jantar. Esse é o tempo necessário para nosso corpo absorver as proteínas do Whey sem a interferência de outros alimentos.

Dieta

Não descuide da dieta! Tomar Whey Protein não é uma garantia de que você não precisa se alimentar direito ou de que a quantidade de proteínas será suficiente. É preciso sempre manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Mantenha o foco nos alimentos e refeições completas e consulte sempre um nutricionista para montar uma programação de acordo com as suas necessidades. E jamais substitua alguma refeição pelos suplementos alimentares.

Treino

Por fim, para trazer o máximo de benefícios e garantir os resultados que você espera na hipertrofia, foque no treino. O Whey Protein sem academia não faz milagres. E, mais do que isso, ele deve ser consumido apenas nos dias que você treinar. Ele ajuda a fornecer as proteínas e até mesmo recuperar seu organismo dos desgastes da atividade. Já a Creatina, diferente do Whey, pode e deve ser ingerida mesmo nos dias em que você não treina. Assim fica mais fácil aproveitar seus suplementos e garantir seu melhor desempenho!

Referências:

WHEY Protein: engorda ou emagrece?. [S. l.], 17 jun. 2021. Acesso em: 15 nov. 2021.
HARAGUCHI, Fabiano Kenji; ABREU, Wilson César de; PAULA, Heberth de Paula. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 19 abr. 2006. Acesso em: 15 nov. 2021.
SAUDADES, Jéssica de Oliveira; KIRSTEN, Vanessa Ramos; OLIVEIRA, Viviani Ruffo de. Consumo de proteína do soro de leite entre estudantes universitários de Porto Alegre. Consumo de proteína do soro de leite entre estudantes universitários de Porto Alegre, Revista Brasileira de Medicina do Esporte, julho/agosto 2017. Acesso em: 15 nov. 2021.
JOEL, Rochely Luizi Costa; LILLI, Ana Júlia; COSTA, Mariane Róvero; RAMIRES, Thaíse Maire Saraiva; URIBE, Adriane Gasparino dos Santos Martines; JUNIOR, Geraldo Marco Rosa. Uso de diferentes dosagens de suplementação com whey protein. Uso de diferentes dosagens de suplementação com whey protein, Universidade do Sagrado Coração, p. 62 – 69, agosto 2016. Acesso em: 15 nov. 2021.
MUNDO BOA FORMA. Tomar Whey Protein Antes ou Depois do Treino?. [S. l.], 5 abr. 2021. Acesso em: 21 nov. 2021.
ZANIN, Tatiana. Whey protein: o que é, para que serve, tipos e como tomar. Tua Saúde, novembro 2021. Acesso em: 26 nov. 2021.

Visitado 31 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067