Como escolher seu Whey Protein corretamente

Diogo Círico 19/04/2023

O Whey Protein é um dos suplementos mais comprados por aqueles que estão em busca da hipertrofia, ou seja, que têm o objetivo de ganhar massa magra. Porém, a pergunta que muitos fazem antes de comprar o produto é: como escolher o Whey corretamente?

Mesmo que algumas pessoas confundam, principalmente aquelas iniciantes na busca por uma rotina mais saudável, o suplemento tem mais de um tipo disponível para consumo, são eles: concentrado, isolado e hidrolisado.

Mas, antes de conhecer cada um deles, é preciso entender como ele funciona, quais são seus benefícios e como tomá-lo. Confira!

Sumário

O que é Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento alimentar rico em proteínas extraídas do soro do leite, como a alfa-globulina e a beta-globulina. O produto auxilia o corpo, por meio de aminoácidos, na construção de músculos e tecidos. Mas é importante ter isto em mente: é necessário ter uma rotina de atividades físicas e uma dieta balanceada para o suplemento proporcionar melhores resultados nos treinos.

Além da hipertrofia, ele pode trazer outros benefícios ao corpo, como:

  • melhora no desempenho durante as atividades físicas;
  • redução da pressão sanguínea e de doenças cardiovasculares;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • aumento da saciedade;
  • colaboração com processo de cicatrização.

Mas qual é a quantidade diária correta de Whey Protein? Apesar da dosagem variar segundo a intensidade das atividades físicas realizadas e do peso da pessoa, especialistas indicam que deve ser consumido entre 1 a 2 doses diariamente, algo entre 20 g a 25 g.

Já sobre como consumir o produto, não há uma resposta única. É possível tomá-lo com água, leite ou até mesmo batido com frutas, nos mais variados momentos do dia: antes do treino, após a prática dos exercícios, em momentos ociosos ou durante o café da manhã — mas, vale lembrar, respeitando a quantidade diária indicada.

Agora que você entendeu o básico sobre o que é e os benefícios da suplementação rica em proteína, que tal saber como escolher o Whey certo? Descubra a seguir e não erre mais na hora da compra!

Conheça as nossas opções de Whey Protein

Como escolher o Whey Protein certo?

Acima de tudo, é preciso entender qual é o seu objetivo antes de questionar como escolher o Whey ideal para você. Como falamos, a sua base é a partir de proteínas e pode ser encontrado em três tipos: concentrado, isolado e hidrolisado. 

Porém, cada uma delas tem uma filtragem diferente que pode afetar os benefícios oferecidos pelo produto. Portanto, a melhor opção é buscar um especialista no assunto para conciliar seus objetivos e biotipo corporal com a sua realidade financeira, já que quanto mais sofisticado o produto é, maior custo-benefício ele possui.

Concentrado

O Whey Protein Concentrado passa por um processo de filtragem menor, contendo mais lactose, minerais e gorduras. O índice proteico varia entre 70 e 80%, sendo menor do que as demais categorias do produto. Além disso, este suplemento tem seu processo de digestão e absorção mais lento, auxiliando na recuperação de lesões ocasionadas no treino.

Isolado

Já o Whey Protein Isolado é mais refinado, sua filtragem diminui o teor de carboidratos e gorduras, além de eliminar quase toda a lactose. Este suplemento tem um índice proteico quase puro, atingindo 90%. Outra vantagem é a sua digestão mais rápida, facilitando a absorção dos nutrientes pelo corpo humano, e otimizando a construção muscular.

Hidrolisado

O Whey Protein Hidrolisado é submetido ao processo de hidrólise, que consiste na quebra das células das proteínas. A realização dessa técnica faz com que ele seja mais eficaz no momento de digestão e absorção das substâncias pelo organismo, indicado, principalmente, para as pessoas que apresentam problemas digestivos. 

Confira também esse vídeo exclusivo com o professor Leandro Twin:

Qual a importância de escolher o Whey Protein correto?

Você já entendeu quais são os três tipos de Whey Protein, então agora é a hora de descobrir a importância de fazer a escolha correta. Para isso, temos que dar um passo atrás e abordar a questão dos biotipos corporais. Eles devem ser um dos norteadores de como escolher o suplemento.

Endomorfo

Este biotipo é característico de pessoas com o metabolismo mais lento. Por consequência, são mais suscetíveis ao ganho de peso e acúmulo de gordura, tendo mais dificuldades ao tentar emagrecer.

Os endomorfos costumam ser mais baixos, com corpos mais largos e maior percentual de gordura corporal. No entanto, têm mais facilidade em ganhar massa magra do que os demais biotipos.

Neste caso, é recomendado o uso do tipo Isolado ou Hidrolisado, pois sua alta filtragem proporciona maior absorção de proteínas, além do produto ter baixa concentração de carboidratos e gorduras.

Mesomorfo

Já os mesomorfos têm o metabolismo mais acelerado, ajudando-os a ganhar massa magra e perder peso com mais facilidade. Entretanto, é aconselhável seguir uma dieta, pois também são suscetíveis a ganhar gordura corporal rapidamente.

Pessoas com este biotipo são, em sua maioria, mais magros, com músculos aparentes e membros superiores mais desenvolvidos. A grande vantagem dos mesomorfos, quando o assunto é Whey Protein, é que eles podem utilizar os três tipos, dependendo da dieta que estiverem seguindo.

Ectomorfo

Os ectomorfos têm o metabolismo mais rápido. Mas, ao contrário dos mesomorfos, apresentam mais dificuldades quando estão em busca de ganhar massa muscular, apesar de perderem peso com facilidade, serem mais altos e terem menos gordura corporal.

Para eles, o tipo Concentrado é mais aconselhado, pois o produto apresenta maior densidade de calorias e minerais, algo buscado por aqueles que estão querendo ganhar massa magra.

Mas, afinal, conhecer as variações de Whey Protein e os biotipos corporais é importante? A resposta para essa pergunta é sim, é crucial o conhecimento dessa ligação do produto com o corpo, pois possibilita fazer escolhas mais inteligentes em relação a custo-benefício e efeito, que podem trazer resultados mais efetivos a longo prazo. 

A partir deste momento, você é um grande conhecedor de como escolher o Whey correto para a sua rotina e os benefícios de cada modelo. Portanto, independentemente dos seus objetivos e características físicas, a Growth Supplements está à disposição para te oferecer os melhores produtos!

Referências

CARRILHO, Luiz Henrique. Benefícios da utilização da proteína do soro de leite Whey Protein. Disponível em: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/393. Acesso em: 8 fev. 2023.

A, H, S, Almeida et al. Somatotype analysis of physically active individuals. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. Vol.53. 3.ed; 268-273, 2013

MENON, Daiane; SHCAURICH, Jacqueline. Consumo de proteína por praticantes de musculação que objetivam hipertrofia muscular. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol.18. 1. ed. p. 8-12, 2012.

MENEGUCCI, Franciele; CARVALHO, Bernadete; IÔ, Vanessa. O estudo dos biótipos através da modelagem plana. 2017. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202017/COM_ORAL/co_2/co_2_O_estudo_dos_biotipos.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 150 vezes, 6 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067