Como escolher uma boa coqueteleira e como limpá-la?

Diogo Círico 04/07/2019

Um dos acessórios mais versáteis do mundo fitness são as coqueteleiras. Elas podem ser utilizadas para o preparo de shakes para o pré e pós-treino e até mesmo para guardar e carregar suplementos em pó, como Whey Protein, ou em comprimidos, como BCAA.

Há quem pense que toda coqueteleira é igual, mas não se deixe enganar por esse mito. Ao escolher a melhor garrafa, fique atento às certificações, como o selo de BPA FREE. Ele garante um padrão de qualidade para esses produtos, uma vez que são utilizados para armazenar e manipular alimentos.

Atualmente, você encontra diversas marcas e modelos de coqueteleiras para comprar e até personalizar. Alguns fabricantes oferecem opções de cores, tampa, tamanhos e suporte para outros conteúdos. Neste post você vai aprender como escolher a melhor. Acompanhe!

Como escolher a melhor coqueteleira?

As coqueteleiras são mais que simples recipientes para se tomar vitaminas. Elas são bastante práticas para o dia a dia de quem tem uma rotina agitada. Muitas pessoas vão do trabalho para academia e vice-versa. Por isso, ter uma garrafa que permite carregar a quantidade de suplementos para o dia todo pode ser muito útil.

O primeiro passo para escolher a melhor coqueteleira é analisar a sua rotina. Se você passa o dia fora, o melhor é investir em uma que seja grande e com vários compartimentos. Isso vai facilitar a sua vida na hora de carregar os suplementos, assim como na hora de preparar shakes.

Coqueteleiras com o mil ball, espécie de filtro em formato de mola, também auxiliam na hora de misturar as vitaminas. Esses filtros funcionam como uma peneira e ajudam a dissolver o pó do shake; já a tela permite misturar o conteúdo de forma homogênea, além de separar a espuma formada na hora da agitação.

Existem também as opções de coqueteleiras elétricas que oferecem ainda mais praticidade no preparo das vitaminas. Uma dica é optar por modelos que tenham o compartimento separado para o motor. Isso facilita a higienização do motor com maior segurança. Já em relação à bateria, as melhores são as que funcionam com pilhas AA.

Antes de comprar a sua coqueteleira, informe-se se ela tem as certificações necessárias para garantir que o produto não vai oferecer nenhum risco. Isso porque é imprescindível que o material seja de qualidade para que os resíduos plásticos não sejam transferidos durante a manipulação dos alimentos, trazendo riscos à saúde.

Como limpar as coqueteleiras?

Higienizar as coqueteleiras de forma correta é fundamental para evitar a proliferação de bactérias. Muitas pessoas só conseguem lavar a garrafa quando chegam em casa ou até mesmo no dia seguinte, e isso faz com que o resto do Whey Protein seco grude nos cantos e até fique um cheiro ruim.

Para limpar a sua coqueteleira adequadamente, não adianta só água fria e sabão. O ideal é ferver água e colocar na garrafa com detergente. Feche a garrafa e deixe-a descansar por pelo menos 10 minutos; em seguida, despeje tudo fora e limpe-a com água e sabão. Não se esqueça de limpar a tampa separadamente.

Você também pode utilizar uma escova de dente ou um limpador de canudo. Esses dois materiais ajudam a lavar bem os cantinhos onde ficam grudados alguns restos de suplementos. Se mesmo assim não sair, pegue um garfo e use para remover qualquer resíduo teimoso.

Outra opção para limpar a coqueteleira é colocar água em uma panela, em quantidade suficiente para cobrir toda a garrafa, acrescentar 3 colheres de vinagre e deixar ferver por alguns minutos. Só se certifique antes que o material suporta o calor e não vai se deformar.

Como evitar mau cheiro nas coqueteleiras?

Os suplementos são feitos à base de proteínas e aminoácidos. Quando esses componentes permanecem na coqueteleira, sofrem ação de micróbios e apodrecem, liberando aminas e composto orgânicos como nitrogenado, que causa um forte odor na garrafa.

Além disso, o material plástico é propenso a reter odores quando não são limpos imediatamente após o uso. Dessa forma, um dos melhores jeitos de acabar com o mau cheiro é adicionar uma colher de bicarbonato de sódio na coqueteleira logo após terminar de tomar o shake e enchê-lo com água. Assim, você pode deixar a garrafa na bolsa e lavar quando chegar em casa.

O ideal é sempre higienizar o recipiente imediatamente após o uso, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Por isso separamos algumas dicas para ajudar você a tirar o mau cheiro que fica na coqueteleira e evitar riscos de contaminação.

Deixe de molho em chá de ervas

Mesmo após lavar a coqueteleira, ela pode continuar exalando um mau cheiro. Nesse caso, uma boa opção para acabar com esse odor é deixar de molho com um chá de ervas. Escolha uma opção que tenha um aroma refrescante e agradável. Encha a garrafa com água morna e deixe o saquinho de chá durante a noite.

Adicione essência de baunilha

Pingue algumas gotas de extrato de baunilha em um papel toalha e, em seguida, pique-o em vários pedacinhos. Coloque-os dentro da coqueteleira com a tampa fechada por 24 horas. Isso vai eliminar o mau cheiro da garrafa e deixar um aroma suave.

Utilize borra de café

Depois de lavar a coqueteleira com água morna e sabão, seque-a bem e coloque borra de café seco na garrafa com a tampa fechada durante a noite. Esse composto vai agir como um desodorante natural e acabar com odores indesejáveis.

Use enxaguante bucal

Os enxaguantes bucais são ótimos para eliminar as bactérias que se formam por causa do material orgânico. Basta encher a sua garrafa com aproximadamente 1/3 de produto e chacoalhar. Pode repetir o procedimento quantas vezes forem necessárias.

Vale ressaltar que, mesmo com a higienização correta das coqueteleiras, o indicado é trocá-las pelo menos a cada seis meses. Isso porque, mesmo após a limpeza, algumas bactérias podem ficar alojadas no plástico e, a longo prazo, oferecerem riscos à saúde.

As coqueteleiras trazem praticidade para o dia a dia, ao permitir criar diferentes misturas e receitas. Mas escolher um produto de qualidade é essencial para evitar contaminações e riscos à saúde. Na G Suplementos você encontra as melhores opções para garantir uma boa experiência dentro e fora das academias.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre as nossas coqueteleiras? Basta acessar o nosso site para conhecer todos os nossos modelos.

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067