Como emagrecer o rosto de forma saudável?

Diogo Círico 31/10/2022

Um dos problemas de quem está em processo de emagrecimento e perda de peso é diminuir o aspecto mais “fofinho” do rosto. Muitas vezes, mesmo emagrecendo, a face segue com o aspecto igual, causando um certo desconforto, frustração e baixa autoestima.

Podendo fazer a pessoa perder o ânimo para seguir com a rotina saudável. Por isso, para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas de como emagrecer o rosto. Continue lendo e confira!

O que faz o rosto engordar?

Antes de mais nada, é preciso lembrar que cada corpo age de um jeito e tem um metabolismo diferente. No entanto, de modo geral, é comum que o rosto seja uma das últimas partes do corpo a perder peso — e existe um motivo para isso.

Para começar, vamos entender como funciona o corpo humano: o esqueleto facial suporta tecidos superiores e conta com uma camada de músculos sobre ele. Essa última camada é responsável pelas expressões faciais e, acima deles, ficam as bolsas de gordura que completam a pele.

Elas agem como complemento para o rosto ter um aspecto mais firme e jovem, mas é justamente nessas áreas que, sem uma dieta balanceada e rica em nutrientes, existe o acúmulo de gordura.

Cada corpo segue uma ordem de armazenamento de gordura, e esse caminho não é o mesmo para todos. Normalmente, quando se perde gordura corporal, ela é eliminada de forma inversa ao armazenamento.

Por exemplo, se os primeiros quilinhos a mais costumam estar no rosto ou no abdômen, isso quer dizer que esses são os locais de maior armazenamento de gordura no seu corpo. Logo, serão os últimos a serem eliminados no processo de emagrecimento. Por isso, se mantenha firme e tenha calma, comemore cada conquista ao longo do processo!

Além disso, o acúmulo de gordura, em geral, costuma ser resultado de uma vida mais sedentária, com uma dieta pobre em nutrientes e rica em calorias, gorduras e açúcares. Mas esses não são os únicos fatores que contribuem para um rosto mais fofinho. Afora a falta de exercício e o processo natural de envelhecimento, a genética também é um facilitador para isso.

Se você for mulher, por exemplo, as chances de engordar no rosto são muito mais altas. Essa, inclusive, é uma das reclamações frequentes entre o público feminino. Isso acontece também porque as mulheres são mais propensas a reter líquidos, devido a fatores hormonais.

Uma dieta com alta ingestão de açúcar, sal e alimentos industrializados também contribui para essa retenção de líquido, como também para o acúmulo de gordura no corpo.

Outros fatores que auxiliam na dificuldade de emagrecer o rosto são o envelhecimento, o estresse, a ingestão de álcool e o tabagismo. Esses aspectos estão ligados à perda de colágeno, fazendo com que os ligamentos faciais, cuja função é segurar as bolsas de gordura no lugar, enfraqueçam.

Assim, a gordura é realocada e causa dobras proeminentes no rosto, como o queixo duplo, popularmente conhecido como “papada”.

Exercícios para emagrecer o rosto:

Muitas pessoas estão em busca de uma vida mais saudável, com atividades físicas, reeducação alimentar ou até mesmo uma dieta para perder (ou, em alguns casos, ganhar) peso, tonificar os músculos e encontrar um equilíbrio maior entre o corpo, a mente e o bem-estar.

Com esse caminho, muitos se questionam sobre como emagrecer de forma saudável. Então, realizar exercícios e atividades físicas direcionadas para o seu objetivo é um ótimo primeiro passo.

Assim como para qualquer parte do corpo que tenha gordura, existem exercícios específicos que auxiliam na perda de peso, ajudam a trazer mais firmeza e fortalecer a musculatura do rosto.

Por isso, separamos alguns treinos que você pode realizar em frente ao espelho diariamente com a finalidade de emagrecer o rosto. Confira!

Exercício facial para a testa

Essa atividade localizada busca tonificar a musculatura e conta com dois tipos principais de exercícios, começando pela testa.

O primeiro é vertical. Comece levantando as sobrancelhas o mais alto que você puder e mantenha os olhos abertos. Depois, feche os olhos por 10 segundos.

Já o segundo é um exercício horizontal, no qual deve-se franzir a testa e tentar aproximar as sobrancelhas o máximo possível, também com os olhos abertos, mantendo a posição por 10 segundos.

Repita os dois movimentos 10 vezes.

Exercício facial para reduzir as bochechas

Essa é uma das partes da face que mais possui gordura localizada, e costuma ser a reclamação de muitos. Afinal, emagrecer o rosto pode ser um pouco mais demorado para quem tem mais bochecha, mas com os exercícios para tonificar essa região, é possível reduzi-la. 

O exercício consiste em sorrir, forçando ao máximo os músculos da face, mas sem fazer força com o pescoço. Mantenha o sorriso por 10 segundos e, em seguida, relaxe por 5 segundos. Repita o movimento 10 vezes.

Exercício para acabar com o queixo duplo

A conhecida “papada” é fonte de muita reclamação entre as pessoas que ganharam uns quilinhos a mais ou estão tentando emagrecer. Mas é possível se livrar do queixo duplo fortalecendo os músculos do pescoço e reduzindo a camada de gordura do local.

Para isso, siga este exercício: sente, apoie o braço em uma mesa e coloque a mão fechada embaixo do queixo. Em seguida, empurre o punho formado e pressione o queixo, mantendo essa contração por 5 segundos. Repita o movimento 10 vezes.

As massagens faciais também são ótimas opções para evitar a retenção de líquido, bem como ajudam a liberar a tensão muscular.

Dicas de alimentação para emagrecer o rosto

Assim como os exercícios, adotar uma dieta para emagrecer é essencial para perder gordura no rosto. Por isso, o indicado é buscar orientação profissional para, juntos, definirem um plano alimentar com adequação de calorias e suprindo as suas necessidades nutricionais.

De modo geral, uma ótima maneira de emagrecer o rosto é apostar em uma dieta pouco calórica e rica em fibras. Com isso, é possível metabolizar melhor as calorias e eliminar a gordura acumulada em regiões como queixo e bochechas.

Então, separamos algumas dicas alimentares para quem quer dar o primeiro passo para emagrecer o rosto:

  • reduza o consumo de sal e açúcar;
  • evite a cafeína;
  • coma laticínios e alimentos com cálcio diariamente;
  • mantenha-se bem hidratado;
  • evite alimentos ultraprocessados e industrializados;
  • não coma muito antes de dormir.

Como você viu, é possível emagrecer o rosto e, mesmo não sendo um processo que ocorre do dia para a noite, pode ser feito de forma saudável e trazendo ainda mais bem-estar para a sua vida.

Mas, mais importante do que ter o corpo dos sonhos é estar satisfeito com o resultado e com os novos hábitos adotados. Além disso, é preciso ter paciência e não esperar resultados milagrosos. Portanto, acredite no processo e busque o apoio de profissionais.

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais informações sobre saúde, bem-estar e dicas para ter mais qualidade de vida.

Referências

1 – Spatz. É possível emagrecer o rosto? Disponível em: https://www.canalspatz.com.br/e-possivel-emagrecer-o-rosto. Acesso em: 26 jul. 2022.

2 – WILLHELM, Fernanda; OLIVEIRA, Ricardo; COUTINHO, Vanessa. Composição nutricional de dietas para emagrecimento publicadas em revistas não científicas: comparação com as recomendações dietéticas atuais de macronutrientes. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/nutrire.2014.016. 2004. Acesso em: 26 jul. 2022.

3 – Brazil Documentos. Como Emagrecer o rosto: dicas relevantes. Disponível em: https://fdocumentos.tips/document/como-emagrecer-o-rosto-dicas-relevantes.html?page=1. Acesso em: 26 jul. 2022.

Visitado 50 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067