Chá de hibisco

Chá de hibisco: Conheça os benefícios do chá para o emagrecimento e como prepará-lo!

Quando o assunto é chá, o chá de hibisco é uma das sensações do momento! Conhecido por sua cor e sabor marcantes, ele proporciona diversos benefícios para o corpo humano e é um ótimo aliado para o emagrecimento.

Hoje, vamos falar mais a respeito desse chá delicioso e saudável. Nas linhas a seguir, você irá
descobrir muitas coisas sobre esse tal de hibisco, e com certeza irá se surpreender ainda mais com ele.

Confira os tópicos deste conteúdo:

  1. O que é hibisco?
  2. O que é o chá de hibisco?
  3. Chá de hibisco: Para que serve?
  4. Chá de hibisco: Benefícios
  5. Chá de hibisco: Efeitos colaterais
  6. Receita de como fazer chá de hibisco

O que é hibisco?

A planta que dá origem a esse chá é popularmente chamada de hibisco, sendo também denominada como vinagreira, roselia, groselha, azedinha, quiabo azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola em algumas regiões do Brasil. Seu nome científico, no entanto, é Hibiscus sabdariffa.

Sua origem é muito discutida no meio acadêmico. Alguns estudiosos estabelecem seu berço como sendo a África tropical, enquanto outros estabelecem seu centro de origem como a Índia. O que sabemos de concreto é que a sua distribuição é bastante abrangente e inclui os continentes africano, asiático, europeu e americano. Sua grande difusão se dá, especialmente, pelo fato de se tratar de uma planta adaptada a climas quentes, em uma faixa de temperatura entre 21ºC e 35ºC.

É muito popular em terras brasileiras, tanto como alimento, quanto como fonte de renda, especialmente para pequenos produtores – a sua chegada aqui se deu, provavelmente, durante o período colonial (1500-1815), juntamente com o tráfico de pessoas escravizadas provenientes da África.

Um fato curioso sobre a produção do hibisco é que, além de ser utilizado pelas indústrias alimentar – e, aqui, falamos não só de chá, mas também de doces, geleias, sucos, gelatinas, vinho, vinagre, molhos e saladas – e farmacêutica, a planta também serve como matéria-prima para corantes naturais, tendo um grande potencial econômico.

O que é o chá de hibisco?

Apesar da ideia frequente de que o chá é feito a partir da folha de hibisco, ele é feito com o cálice seco da planta. Esse chá é muito apreciado em diversas culturas mundo afora, seja pelo exotismo de seu sabor e de sua cor, seja pelas suas propriedades medicinais.

Se já faz um bom tempo que o chá de hibisco se tornou objeto de estudos científicos e se difundiu como alimento e remédio amplamente indicado em consultórios médicos, o uso na medicina popular do chá remonta a centenas de anos em nosso país.

Há registros do uso do chá para tratar hipertensão arterial, bem como sendo antisséptico, afrodisíaco, digestivo e diurético poderoso, ganhando, por tudo isso, grande aceitação entre a população.

Assim, o chá de hibisco, que, como já dissemos, é feito a partir do cálice da planta, é tanto uma bebida muito apreciada pelo sabor, que combina com diversos alimentos e pode ser consumida em diferentes momentos do dia, quanto por suas propriedades terapêuticas.

Um alimento funcional

Podemos considerar o chá de hibisco como sendo um alimento funcional. Esse conceito é milenar, presente em diversas culturas, como chinesa, indiana, egípcia e grega, e representa algo como uma “comida-remédio”.

O grego Hipócrates, considerado por muitos o pai da medicina, afirmava há 2.500 anos: “Que o seu alimento seja seu medicamento e seu medicamento seja seu alimento”. Apesar de milenar, a frase se mantém atual e preserva um valor muito importante de praticar uma dieta que valorize os nutrientes e as propriedades de cada alimento, de modo a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

Como veremos adiante, ao longo do texto, o chá de hibisco oferece muitos benefícios, por meio de seu consumo regular, o que o torna um alimento funcional incrível.

Chá de hibisco: Para que serve?

A resposta para essa pergunta é muito ampla. Isso porque as aplicações medicinais do chá de hibisco são diversas, fazendo com que diferentes pessoas o consumam por diferentes razões.

Diversos estudos se empenham em apontar os benefícios da inclusão do chá na dieta. Alguns deles comprovaram o seu uso como um alimento diurético, antimicrobiano e anti-hipertensor.

Além dessas funcionalidades, o chá de hibisco também pode atuar na diminuição dos níveis de gordura corporal, reduzir o colesterol LDL (também chamado de “colesterol ruim”) e triglicérides, no tratamento gastrointestinal e de pedra nos rins, bem como tratar danos surgidos no fígado.

Chá de hibisco: Benefícios

O chá de hibisco conta com diversos nutrientes capazes de oferecer inúmeros benefícios para o organismo humano. O cálice da flor, parte da planta utilizada na composição do chá, é rico em vitaminas A, do complexo B e C. Ele também conta com quantidades significativas de ferro e cálcio, além de fósforo, potássio, magnésio e manganês em menores quantidades.

O chá também conta um variedade de ácidos importantes para o corpo, como tartárico, succínico, málico, oxálico, cítrico. É importante mencionarmos também a quantidade significativa de fibras alimentares.

Vamos, agora, falar mais especificamente de alguns dos benefícios que todos esses nutrientes são capazes de proporcionar.

Antioxidante

A descoberta de uma vasta quantidade de antioxidantes poderosos na planta revolucionou a forma como a medicina observava o chá de hibisco. Entre os componentes antioxidantes presentes estão antocianinas delfinidina 3-xilosilglucosídio, cianidina 3-xilosilglucosídio, cianidina 3-glicosídeo e delfinidina 3-glicosídeo.

Isso faz com que o consumo regular do chá seja uma boa forma de combater as moléculas de radicais livres presentes no organismo, que são capazes de danificar as células do corpo, causando envelhecimento precoce e o surgimento de diversas doenças crônicas. O chá de hibisco é capaz de neutralizar o efeito dessas moléculas, evitando danos e doenças ao corpo.

Emagrecimento

Recentemente, o chá de hibisco ganhou a internet e os noticiários como um grande aliado para aqueles que desejam perder uns quilos a mais. Afinal, chá de hibisco emagrece?

De fato, a bebida é um ótimo chá para emagrecer, pois é capaz de auxiliar o emagrecimento por meio de sua ação antioxidante. Isso porque ela ajuda a reduzir a adipogênese, controlando o acúmulo de gordura corporal, especialmente na região da barriga e dos quadris.

Controle e regulação da pressão arterial e do colesterol

É importante frisarmos esse benefício com mais ênfase. Afinal, pressão arterial elevada e altos índices de colesterol LDL são problemas que assolam o mundo contemporâneo. Manter níveis saudáveis de pressão e colesterol são boas formas de desfrutar de uma maior qualidade de vida.

Diurético

A ação diurética promovida no organismo pelo chá de hibisco faz com que a bebida seja uma boa forma de eliminar a retenção de líquidos do corpo.

Chá de hibisco: Efeitos colaterais

Agora que você sabe mais sobre todos os nutrientes e benefícios do chá de hibisco, provavelmente se encontra encantado e definitivamente disposto a incluí-lo em sua alimentação. No entanto, como a ingestão de qualquer comida ou bebida, o consumo do chá de hibisco requer moderação.

O excesso da bebida pode causar toxicidade para o corpo, oferecendo riscos para a fertilidade e para os níveis hormonais. Além disso, por reduzir a pressão arterial, o chá pode causar um quadro de hipotensão, que é quando a pressão diminui muito, causando mal-estar.

Receita de como fazer chá de hibisco

Bom, já falamos bastante sobre o hibisco e o chá feito a partir de seu cálice. Você pode conhecer mais sobre sua origem, chegada ao Brasil, propriedades, nutrientes, benefícios e sobre possíveis riscos do consumo excessivo da bebida.

Se você chegou até aqui, já está muito inteirado sobre o tema. Nada melhor, agora, do que conferir uma receita de como fazer um chá de hibisco delicioso, para aproveitar ao máximo tudo o que ele pode oferecer, e, ainda, algumas possíveis combinações, para deixar a experiência ainda mais saborosa e nutritiva.

Receita de chá de hibisco

Vamos começar com a receita básica do chá de hibisco convencional. Atente-se às proporções para desfrutar ao máximo do sabor marcante e delicioso da bebida!

Adicione duas colheres de sopa de chá de hibisco em um litro de água em uma jarra.

Leve ao fogo, mas não deixe ferver, retirando a jarra assim que as primeiras bolhas levantarem.

Deixe descansar por cerca de cinco minutos e pronto! O chá já pode ser servido.

Combinações deliciosas e saudáveis

Para além de saborear somente o chá de hibisco, a bebida possibilita diversas combinações que agradam, tanto ao paladar, quanto à saúde.

O chá de hibisco com amora, por exemplo, é muito saboroso e conta com a junção das propriedades das duas plantas para potencializar o emagrecimento e a perda de gordura.

O chá de hibisco com canela, por sua vez, proporciona uma experiência aromática única. Entre seus principais benefícios estão o de combater o envelhecimento precoce, ajudar a prevenir e controlar o diabetes e o colesterol. E, sim, esse chá emagrece, também.

A junção de chá de hibisco com gengibre é outra bastante saborosa e saudável. O gengibre potencializa ainda mais o efeito termogênico do chá, conferindo também propriedades anti-inflamatórias.

Uma outra opção é desfrutar da combinação de chá de hibisco com chá-verde. A junção pode soar exótica demais para algumas pessoas e realmente é. Com sabores e aromas marcantes, os dois chás combinam uma série de propriedades, visto que os benefícios do chá verde também são muitos.

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Referências bibliográficas:

FREITAS, Nélio Martins; SANTOS, Angela Maria Correa Mouzinho; MOREIRA, Lucy Rose de Maria Oliveira. Avaliação fitoquímica e determinação de minerais em amostras de Hibiscus sabdariffa L (vinagreira). Cadernos de Pesquisa, v. 20, n. 3, p. 65-72, 2013.
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2265

MACIEL, Mônica Jachetti et al. Avaliação do extrato alcoólico de hibisco (Hibiscus sabdariffa L.) como fator de proteção antibacteriana e antioxidante. Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso), v. 71, n. 3, p. 462-470, 2012.
http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0073-98552012000300005&lng=p&nrm=iso&tlng=p

RUBIRA, Tatiane Helena Sindor; SANTOS, J. F.; VIANA, Aline Coelho. O uso do hibiscus sabdariffa como alimento funcional. Revista Conexão Eletrônica, Três Lagoas, MS, v. 13, n. 1, p. 1-9, 2016.