Celulite: como se forma e como prevenir

Diogo Círico 04/06/2017

Celulite não é exatamente o termo mais correto para esta característica, estas alterações na morfologia do tecido podem ser chamadas de condição, são caracterizadas pelo aspecto ondulado da pele de algumas áreas corporais. A celulite também pode ser chamada de adiposidade edematosa, lipodistrofia ginoide e dermatopaniculose deformante. A celulite tem maior prevalência no publico feminino e tende a ocorrer devido à influência do estrógeno (hormônio feminino) sobre a gordura.

Dificilmente celulite é observada em homens, mas pode-se notar presença desta condição naqueles que apresentam deficiência androgênica (déficit de produção de testosterona) e nos que receberam terapia com estrógeno para tratamento de alguma doença. Nesses casos, quanto menor a produção de testosterona pior será a estágio de celulite.

A celulite é encontrada nas áreas onde se concentra maior quantidade de gorduras, porém a obesidade não é determinante para sua incidência, a origem da celulite é desconhecida, mas é muito provável que aspectos como fatores estruturais, circulatórios, hormonais e inflamatórios estejam intimamente ligadas ao surgimento. Existem 3 hipóteses para explicar como a celulite se origina: alterações anatômicas e hormonais, microcirculação e processo inflamatório crônico.  Desde 1978 a celulite é classificada em Grau 0, 1, 2 e 3, sendo o nível zero a classificação adotada para os casos mais brandos, menos expressivos. O diagnostico da celulite pode ser feito por inúmeros meios: Macrofotografia, Medidas antropométricas, Bioimpedanciometria, Xenografia, Ecografia bidimensional, Termografia por anodo, Tomografia computadorizad, Ressonância nuclear magnética, Fluxometria de Doopler por Laser e por fim o método mais invasivo, a Biópsia de pele seguida de exame histopatológico. Já o tratamento da celulite pode ser classificado de duas formas: não invasivo ou invasivo.

Uma questão é certa! A dieta e os hábitos de vida do individuo são determinantes no aparecimento ou na redução de celulite. Alguns cuidados devem ser tomados para que o problema possa ser evitado ou reduzido, como exemplo podemos citar: nutrição adequada tomando cuidado com as escolhas alimentares que possam comprometer o bom funcionamento intestinal e também a pratica de esporte com regularidade. Muitos são os fatores que podem culminar para o desenvolvimento desta condição, alguns com maior influencia como genética, gênero, idade, fatores vasculares e hormonais. Já os com menor influencia estão o estresse, inatividade física, a alimentação inadequada, o sobrepeso, medicamentos, o tabagismo, o mau funcionamento intestinal, acompanhado de disbiose e/ou constipação, e deficiência do organismo no combate aos radicais livres.

Dicas alimentares para prevenir/remediar o aparecimento da celulite:
Quando falamos em dieta para redução de celulite estaremos falando de uma rotina alimentar que compreende vários nutrientes e elementos específicos, entre estes elementos podemos citar a quantidade de energia da dieta, ela deve ter restrição calórica, ou seja, somente quando consumimos menos quantidade de energia que gastamos é que as gorduras são mobilizadas e transformadas em fonte de energia, por este motivo o primeiro passo é ajustar a quantidade de alimentos ingeridos na dieta.

– Prebióticos e probióticos são elementos que aumentam a saúde intestinal, que por sua vez esta ligada a absorção de nutrientes, eliminação de toxinas, redução de apetite pode doces e maior síntese de serotonina (hormônio ligado ao bem estar).

– Alimentação rica em fibras pode prevenir um consumo alimentar excessivo aumentando a sensação de saciedade, situação esta observada após consumo. Além disso, ainda representam tratamento da constipação intestinal, fato este que auxilia reduzindo a exposição do individuo à toxinas geradas no processo digestivo. Alimentos ricos em fibras que devem ser consumidos diariamente:  frutas, hortaliças, batatas, farelo de aveia, cevada e grãos integrais.

– Carboidratos de baixo Índice Glicêmico garantem fornecimento gradativo de glicose e mantém níveis glicêmicos estáveis, evitando assim a formação de edema e inflamação. Como exemplo destes alimentos podemos citar: batata doce, mandioca, arroz integral, leguminosas e cereais em geral,

– Ingestão de água e líquidos de forma adequada é fundamental devido ao papel da água nas trocas celulares, circulação de nutrientes pelo organismo e eliminação de toxinas.  A água é indispensável aos rins, que por sua vez são responsáveis diretos pela eliminação de toxinas. Consuma pelo menos 35ml de água por kg de peso ao dia.

Chá verde é excelente porque fornece antioxidantes e ainda traz aumento na diurese reduzindo edema na pele.

– Restringir alimentos ricos em sódio e aumentar a ingestão de alimentos ricos em potássio pode prevenir o edema/retenção hídrica devido a influencia destes dois minerais na regulação da quantidade de água e líquidos corporais. Alimentos ricos em sódio: alimentos industrializados
Alimentos ricos em potássio: abacate, banana, goiaba, melão, chocolate em pó, ameixa seca, amendoim, uva passa, ervilha, grão de bico, lentilha, gérmen de trigo.

– Silício é um importante elemento dos tecidos, é responsável divisão celular e assim reestabelecer a elasticidade da pele. Pode ser encontrado em grande concentração na aveia.

– Consuma muitos alimentos fontes de nutrientes antioxidantes, estes nutrientes amenizam e combatem ação danosa de radicais livres sobre as células, na lista dos elementos que trazem proteção celular esta: beta caroteno, vitamina C, vitamina E, selênio e ácidos graxos essenciais e flavonoides.
– Procure aumentar as taxas do metabolismo consumindo alimentos termogênicos, na lista de alimentos capazes de trazer estes benefícios temos a pimenta vermelha, a cafeína, chá verde e de hibiscus, gengibre, Omega-3 (óleo de peixe) e canela.

Os exercícios físicos e a celulite
Exercícios físicos controlam o mecanismo de retorno sanguíneo o que evita o edema (inchaço), este mecanismo estimula a velocidade do fluxo sanguíneo e como consequência pode melhorar a lipólise quebrando moléculas de gordura potencializando assim os efeitos do habito alimentar na redução da celulite. Além disso, estimula atividade intestinal contribuindo também para a resposta positiva na terapia de combate a celulite. Todas as formas de exercício físico são benéficas para a saúde, quando não existe exercício físico ocorre aumento das áreas inflamadas devido à má circulação linfática, com o passar do tempo estes aspectos serão colaboradores intensos do processo que desencadeia celulite.

Geralmente a celulite apresenta-se em regiões localizadas, por isso deve ser praticada atividade que mobilize tecidos desta localidade. Exercícios localizados aumentam a irrigação sanguínea e também a circulação linfática.  A celulite pode ainda ser classificada em compacta ou flácida, dependendo do exercício físico realizado. Pesquisadores afirmam que em praticantes de exercício físico de força como a musculação a celulite se mostra na forma compacta (dura) onde a pele encontra-se tensa, os nódulos parecem duros e esta característica parece oferecer maior resistência à mobilização dos mesmos. A celulite compacta é observada em indivíduos com alto trofismo muscular, atletas e obesos. A influencia negativa do treino anaeróbico de alta intensidade justifica-se pelo possível acúmulo de ácido láctico e outras toxinas no tecido muscular e tecido cutâneo que acaba provocando edema, o que não ocorre com as praticantes de exercício físico aeróbio que possuem sua circulação periférica incentivada pelo exercício físico. Por este motivo o melhor exercício para redução de celulite é aquele feito com grande numero de repetições e cargas medianas.

O fato é que para que sejam expressivos os resultados na redução de celulite é preciso que haja integração entre os vários métodos terapêuticos e também a redução dos fatores que originam esta condição. Isso significa que o resultado depende diretamente da disposição do individuo em mudar hábitos de vida.

Material elaborado por Diogo Cìrico, nutricionista esportivo R.T. Growth Supplements.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 356 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067