Cansaço físico e mental

Cansaço físico e mental: Saiba as diferenças e como tratar!

Existe alguma diferença entre o cansaço físico e o mental?

Quem aí nunca chegou do trabalho cansado, pensou, titubeou, mas acabou indo treinar e depois disso chegou à conclusão de que foi um dos melhores treinos da vida?

E quem aí já acordou com a sensação de estar com o físico pleno, mas a cabeça cansada e não conseguiu render nada no treino?

Não é só o músculo que pode cansar, mas a cabeça também, e será importante diferenciar um do outro para não perder treinos e desempenho!

Por isso, é importante que você saiba quais são as diferenças entre o cansaço simplesmente físico e o cansaço mental.

Além disso, aqui você encontra maneiras de aliviar os sintomas da indisposição física e mental.

Veja os tópicos deste conteúdo:

  1. Como funciona o cansaço mental
  2. Sintomas do cansaço mental
  3. Fadiga mental no desempenho de atletas
  4. Maneiras de aliviar o cansaço físico e mental

Como funciona o cansaço mental

É comum ouvirmos “estou cansado” ou “estou esgotado mentalmente”. A fadiga mental não é fácil de ser diagnosticada e pode ser confundida com desânimo, tristeza, um estado emocional depressivo.

Existe uma definição para para este processo que aponta o seguinte: fadiga mental trata-se de um estado psicobiológico causado por períodos prolongados de atividade cognitiva exigente.

Sintomas do cansaço mental

O cansaço mental também é determinado pelo aumento da sensação subjetiva de fadiga (sentir-se cansado), diminuição do desempenho cognitivo e alterações fisiológicas após tarefas cognitivas desafiadoras e prolongadas.

Este desgaste cognitivo pode ter diversas origens, que perpassam a vida profissional ou a vida pessoal do indivíduo. Este quadro de sintomas também é conhecido como a síndrome de burnout.

Veja quais são os sintomas mais comuns do cansaço mental:

  • Sensação de esgotamento físico e emocional;
  • Alterações no sono (o indivíduo passa a sentir muito sono ou quase nenhum);
  • Alterações na alimentação;
  • Falhas constantes na memória;
  • Falta de concentração;
  • Comportamento agressivo;
  • Irritabilidade;
  • Dores e tensões musculares;
  • Humor deprimido;
  • Queda na imunidade.

Fadiga mental no desempenho de atletas

No caso de atletas profissionais, o desgaste mental é uma problemática constante, pois muitos desses atletas estão expostos a um desgaste cognitivo e emocional que envolve mídias sociais, patrocinadores (ou a busca por eles), seleções dentro do esporte, preocupações com lesões, sono ruim, viagens e altas cargas de treinamento.

O efeito negativo da fadiga mental em relação ao desempenho é indireto, através de mudanças na técnica, na tomada de decisão e na execução tática e de habilidades. Ocorre, especialmente, alteração na percepção de esforço, que se encontra aumentada no indivíduo fadigado mentalmente. A justificativa técnica está no acúmulo de adenosina e na diminuição das concentrações de dopamina no cérebro.

Caso o indivíduo profissional ou amador esteja passando por uma fase de sobrecarga emocional, o ideal é traçar uma estratégia que reduza o estresse causado pelo exercício — reduzir a intensidade ou a freqüência pode ser interessante. O importante é não interromper o trabalho físico.

Maneiras de aliviar o cansaço físico e mental

Apesar de todas as problemáticas envolvidas, alguns sintomas do cansaço mental ou físico podem ser resolvidos com a adoção de hábitos saudáveis.

Então, como começar? Aqui estão algumas dicas:

  • Estabeleça uma rotina, organizando suas principais responsabiliades;
  • Alimente-se bem (isso garante mais energia e vigor para o seu corpo!);
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Procure ajuda médica.

Caso não saiba, existem suplementos que também auxiliam no tratamento destes sintomas. Multivitamínicos e outros suplementos alimentares podem diminuir os sintomas de exaustão e colaborar para a melhor qualidade de vida.

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