Canjica fit: Veja a receita e inclua já em sua dieta!

Growth 05/01/2017

Com aquele gostinho delicioso de Festa Junina, a canjica receita fit conquista qualquer um. O melhor de tudo é que você pode apreciar esse doce tradicional sem culpa.

Com as dicas da G Suplementos, a canjica fit tem leves alterações na receita original. E fique tranquilo, o sabor de infância permanece o mesmo, assim como os benefícios da canjica. A ideia é escapar das tentações dos doces super calóricos e apostar nessa opção nutritiva e com baixas calorias, seja no período de Festas Juninas ou no restante do ano!

Veja os principais tópicos deste conteúdo!

  1. Receita de canjica: Quais os benefícios?
  2. E o que é a canjica, afinal?
  3. Canjica engorda?
  4. Canjica fit na dieta
  5. Receita de canjica fit

Receita de Canjica: Quais os benefícios?

Antes de partir para a receita, confira também os benefícios da canjica:

E o que é a canjica, afinal?

Uma das principais dúvidas está justamente no nome. No Nordeste, canjica é um creme ou mingau de milho – já na região Centro-Sul do país, a mesma receita recebe o nome de curau.

A canjica, para essa região, é o milho branco debulhado e cozido no leite de coco ou de vaca, que tem o nome de munguzá no Nordeste. Pode parecer confuso, mas a receita que traremos é justamente dessa segunda mistura com leite.

O termo tem origem na língua africana Quimbundo, originalmente escrito kanjika. O ingrediente principal da receita que compramos hoje no mercado foi definido em 1989 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como o padrão de milho para canjica.

Canjica engorda?

Depois de passar pela história dessa receita que é patrimônio brasileiro, podemos entender um pouco de como ela beneficia a dieta de quem malha.

A receita de canjica fit, quando preparada com novos ingredientes, pode ter menos calorias e garantir os melhores nutrientes do milho.

É possível encontrar boas quantidades de proteínas, fibras, ferro, fósforo, zinco e vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 em apenas 100 gramas de canjica.

Por isso, não se preocupe em pensar se a canjica engorda, já que ela é muito nutritiva e se encaixa em várias dietas!

Receita de canjica fit

Canjica fit na dieta

A canjica pode ser uma excelente opção de sobremesa para as diferentes refeições ao longo do dia.

Especialmente nas refeições que antecedem e sucedem o treino – os famosos pré-treino e pós-treino. Isso porque ela oferece uma excelente porção de carboidratos que fornecerão energia para a realização dos seus exercícios, e que também podem auxiliar na recuperação dos músculos depois da academia, fazendo muito bem para quem consome. 

Lembrando que é sempre indicado consultar um nutricionista na hora de montar sua dieta, garantindo uma avaliação individual das suas necessidades e opções ao longo do dia.

Receita de canjica fit

canjica fit

Receita de canjica fit

Ingredientes
  

  • 2 xícaras milho para canjica
  • 5 cravos da índia
  • 3 canelas em pau
  • 1/2 litro água
  • 2 xícaras leite desnatado
  • 200 ml leite de coco light
  • 1 colher de sopa margarina
  • 3 colheres de sopa dextrose

Modo de preparo
 

  • O milho da canjica precisa ficar descansando em água de um dia para o outro antes de cozinhar, a não ser que você prefira usar a canjica pré cozida.
  • Depois disso, escorra bem e transfira para uma panela.
  • Adicione os ingredientes, como canela em pau, cravo, água, leite de coco e a margarina.
  • Aqueça tudo em fogo baixo, misturando sempre até o caldo engrossar e a canjica ficar bem macia.
  • Depois de preparar tudo e finalizar, junte a dextrose que adoçará a receita de canjica.
  • Para servir, adicione também um pouco de canela em pó, um excelente termogênico.
  • Outra ideia que também pode ser incorporada é adicionar o óleo de coco, garantindo ainda mais nutrientes a essa sobremesa funcional.

Além de aprender esta deliciosa receita de canjica fit, no blog da Growth você também encontra diversas outras receitas fit para você incluir na sua dieta! Veja também nossas receitas de pão de queijo fit e brigadeiro fit.

 

Visitado 15 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).