Receita de brownie com Whey Protein

Growth 15/03/2023

Começar uma nova dieta envolve realizar substituições na alimentação que podem ocasionar um estranhamento no início. Quando o pão francês muda para o integral, é normal sentir saudade e voltar para os hábitos antigos e da sensação que as refeições calóricas davam.

Entretanto, fazer essa mudança não precisa ser tão difícil, e alternativas como o brownie de Whey facilitam a adesão a um plano alimentar. No caso de pessoas com restrições por outros motivos além do estético — como veganos, intolerantes ao glúten e à lactose — é possível realizar algumas trocas no preparo para adaptação.

Não acredita que dá para fazer receitas gostosas sem sair da dieta? Então confira o conteúdo a seguir, pois não vamos só mostrar que é possível, mas como fazer!

Sumário

Vantagens de consumir brownie com Whey Protein

Com uma simples pergunta pesquisada na internet sobre a “quantidade de calorias no brownie do Starbucks”, pode-se descobrir que o número de kcal estimado a cada 100g (1 unidade) é de 885, segundo o site do FatSecret. Se fizermos a mesma busca, mas para “salada de frutas” nota-se que o valor calculado é de 50 calorias.

A diferença assusta, sobretudo se consideradas as quantidades de açúcar, gordura e carboidratos simples dos outros ingredientes nos brownies caseiros de supermercado. O número de calorias é alto até para os que buscam aumento de peso e de massa muscular.

Por outro lado, assim como em outros pratos, existe uma maneira de continuar na dieta sem deixar você cair em tentações de opções mais calóricas. Conhecidas como refeições fitness, eles utilizam ingredientes não prejudiciais à saúde para simular o sabor e aliviar a sensação de restrição.

Um exemplo dessa estratégia é o brownie com Whey Protein, uma ótima solução para os lanches da tarde ou sobremesas pós-almoço. Somado à percepção de estar comendo um bolo, o consumidor pode adicionar doses de proteína para atingir os macronutrientes do dia sem esforço e ajudar, assim, na:

  • construção de músculos;
  • adesão à dieta estipulada pelo nutricionista;
  • redução do estresse pela mudança na alimentação;
  • maior ingestão de fibras;
  • praticidade para lanches no trabalho, colégio ou faculdade sem sair da dieta.

Para quem tem outras ressalvas na alimentação — leite, glúten, carne, etc. —, ainda é possível colocar outras comidas para tornar o prato ainda mais nutritivo e completo.

Conheça as nossas opções de Whey Protein

Acompanhamentos saudáveis para o brownie com Whey Protein

Para complementar a sua receita de brownie de Whey Protein, além do café (para os que pretendem consumi-lo no lanche da tarde ou pela manhã), alguns adicionais são o brigadeiro de Whey Protein e o chocolate quente de Whey Protein.

Os dois levam na sua preparação poucos ingredientes, que são fáceis de encontrar no supermercado e nas lojas de suplementos e têm um processo simples de confecção. Em ambos os casos, basta misturar corretamente ou pré-aquecer os produtos, e levá-los ao forno ou micro-ondas por poucos minutos ou segundos.

Além desses exemplos, o brownie pode ser complementado com uma pasta de amendoim ou um creme de avelã sem açúcar. Geleias diet também são bem-vindas e trazem sabor à refeição sem gerar picos de insulina desnecessários.

Todavia, qualquer adicional precisa fazer parte das quantidades diárias de nutrientes do dia. Sendo assim, lembre-se de conversar com o seu nutricionista para saber se tal acompanhamento se aplica à sua situação e às quantidades.

Caso contrário, estará cometendo um erro comum nas dietas para emagrecimento: comer alimentos com pouca caloria e sem açúcar, mas em grandes proporções, perdendo todo o propósito, o de ingerir conforme a sua individualidade e objetivos.

Feito de maneira inteligente e estratégica, priorizando o cumprimento das metas diárias em vez do “saudável” apenas, a dieta se torna um espaço na vida para a criatividade e para a diversão e, conforme se evolui nos estudos sobre o tema, novas receitas, como um bolo de Whey Protein, por exemplo, ganham espaço no cardápio.

Receita de brownie com Whey Protein

Pensando na variedade que o uso inteligente de alimentos tem, veja uma receita de brownie com Whey Protein prática, simples e rápida de preparar, com poucos carboidratos e baixa caloria:

brownie de whey

Brownie com Whey

Ingredientes
  

  • 4 ovos
  • 2 bananas
  • 2 doses de Whey Protein de chocolate
  • 1 colher de sopa de farinha de coco
  • de xícara de óleo de coco
  • 1 pitada de sal (de preferência com teor de sódio reduzido)

Ingredites para o recheio

  • 1 colher de cacau em pó 100%
  • 1 colher de sopa de xilitol
  • ½ xícara de leite de coco ou de amêndoas

Modo de preparo
 

  • misture as 2 bananas, previamente amassadas, e o restante dos ingredientes em 1 tigela até constituírem uma massa;
  • unte uma forma com óleo de coco e despeje a massa;
  • adicione pitadas de cacau em pó ou canela, se desejar;
  • leve ao forno pré-aquecido a 180º por 20 a 25 minutos;
  • após pronto, desenforme-o.

Confecção do recheio

  • coloque 1 medida de Whey em um pote ou prato pequeno;
  • adicione 1 colher de cacau em pó 100% e o xilitol;
  • jogue o leite de coco ou de amêndoas para gosto e consistência;
  • uma vez homogêneo, jogue o material obtido em cima do brownie;
  • corte-o da maneira que achar melhor e aproveite!

Observações

Essa preparação se aplica para veganos. Basta incluir uma proteína vegetal como soy protein ou rice protein, retirar os ovos, adicionar água e usar uma farinha de trigo para dar liga, e que pode ser integral. No caso de indivíduos intolerantes a glúten, o mesmo processo funciona, contudo, com alterações de ingredientes para versões sem o composto.

Gostou da receita e das informações? Então confira os demais conteúdos como este no blog da Growth Supplements!

Referências:

TEIXEIRA, Amanda Pio Autran; DOS SANTOS, Marília Liotino. Desenvolvimento de preparações saudáveis a partir de receitas tradicionais Development of healthy preparations from traditional recipes. Brazilian Journal of Development, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Marilia-Liotino-Santos/publication/357753079_Desenvolvimento_de_preparacoes_saudaveis_a_partir_de_receitas_tradicionais_Development_of_healthy_preparations_from_traditional_recipes/links/61dded3e5c0a257a6fdf508e/Desenvolvimento-de-preparacoes-saudaveis-a-partir-de-receitas-tradicionais-Development-of-healthy-preparations-from-traditional-recipes.pdf. Acesso em: 13 fev. 2022.

Receitas Globo. Brownie Proteico. Disponível em: https://receitas.globo.com/brownie-proteico.ghtml. Acesso em: 13 fev. 2022.

Marina Gorga. Bolo Brownie Proteico (Whey Protein). Disponível em: https://marinagorga.com.br/bolo-brownie-proteico-whey-protein/. Acesso em: 13 fev. 2022.

Brownie Proteico com Whey Protein. Disponível em:
https://receitanatureba.com/brownie-proteico-com-whey-protein/

Visitado 1.060 vezes, 7 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).