Bolo de Cenoura Fit: Receitas Deliciosas e Saudáveis

Diogo Círico 20/12/2023

Em meio a uma cultura que muitas vezes associa alimentação saudável a pratos pouco saborosos e muito restritivos, descobrir o equilíbrio entre uma dieta deliciosa e benéfica para a saúde é a chave para conseguir manter-se fiel aos bons hábitos alimentares no longo prazo e sem sofrimento. 

A verdade é que é possível criar refeições que sejam verdadeiramente prazerosas ao paladar, sem comprometer os princípios nutricionais essenciais. Sabor e saúde se encontram, por exemplo, em receitas do bolo de cenoura fit: um clássico que pode facilmente ser reimaginado com ingredientes que até mesmo potencializam os resultados dos treinos. 

Aqui, exploramos opções culinárias e receitas fit dessa delícia muito popular entre os brasileiros que, agora, poderá fazer parte de sua rotina sem nenhuma culpa. Confira abaixo! 

Sumário

Bolo de Cenoura Fit engorda?

Ainda que você esteja fazendo uma dieta, seja para o aumento de massa muscular ou perda de peso, saiba que isso não significa que ela precisa ser sem graça ou pouco atrativa para o paladar. 

É possível facilmente incluir uma receita de bolo de cenoura fit para adocicar o seu dia a dia sem precisar deixar o comprometimento com o shape de lado. Para isso, basta se atentar a escolha de ingredientes, deixando de lado aqueles que são menos nutritivos e optando por outros com menos calorias e mais nutrientes. 

Como incluir bolo de Cenoura Fit na dieta?

Assim, com pouco esforço é possível adaptar uma receita tradicional para que ela se torne fit. Tais escolhas e cuidados podem fazer com que seja simples adicionar um bolo de cenoura e até opções com calda de chocolate sem necessariamente precisar escapar da dieta. 

No entanto, isso não significa que não seja importante atentar-se também ao tamanho das porções, já que todo excesso pode se tornar inimigo do resultado desejado com a prática de exercícios físicos. 

O que comer com bolo de cenoura fit?

O bolo por si só já vale como uma ótima opção de lanche da tarde, complemento no café da manhã ou até mesmo como um pré-treino, a depender de como é feita a receita.

Receita de bolo de cenoura fit

Ingredientes
  

  • 3 unidades cenoura lavada e descascada;
  • 4 claras de ovo;
  • 1 gema de ovo;
  • 1 xícara de chá de adoçante de forno;
  • 2 xícaras de chá de aveia em flocos ou farinha de aveia;
  • 1/2 xícara de chá de óleo de coco ou óleo de girassol;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 2 scoops de Whey Protein sabor cookies/creme;
  • 2 copos de água, quantidade necessária para deixar a massa homogênea.

Modo de preparo
 

  • Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes, com exceção do fermento. Bata bem até que a mistura esteja totalmente homogênea;
  • Feita a mistura, adicione o fermento e mexa;
  • Espalhe a massa em uma forma pequena untada e leve ao forno preaquecido em fogo médio por 30 minutos.

Complemente seu bolo de cenoura fit com cobertura

Para quem deseja incrementar ainda mais a receita com um toque de sabor a mais, também é possível apostar no bolo de cenoura com calda de whey. O suplemento é tido como um dos preferidos entre os atletas, justamente por sua capacidade de melhorar o desempenho nos treinos, contribuir para a redução de gordura e ganho de massa muscular, podendo, ainda, aumentar a imunidade do organismo.

Por ser facilmente encontrado em diversos sabores, incluindo chocolate, é apenas necessário usar e abusar da criatividade para incrementá-lo em inúmeras receitas deliciosas, para além dos clássicos shakes. Com a ajuda de um nutricionista, é possível entender as quantidades necessárias da proteína extraída do soro de leite para dar um boost no seu treino e ainda se deliciar com refeições saudáveis e gostosas. 

Prepare o seu bolo de cenoura fit com farinha de aveia

Para que a sua receita se torne fit, um dos primeiros passos é trocar a farinha de trigo por outra mais funcional. O bolo de cenoura fit com aveia é um dos mais populares e possui diversos benefícios. A farinha de aveia, por exemplo, é uma excelente aliada na diminuição do colesterol, contribui no emagrecimento e ainda mantém a saúde do intestino e previne a diabetes. Isso tudo graças a sua composição rica em fibras e avenantramida, um composto fenólico que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além disso, a farinha de aveia também é reconhecida por atuar na melhora do humor e manter a saudabilidade dos ossos, já que fornece uma quantidade significativa de minerais, magnésio, zinco e manganês ao corpo. Ainda em razão de seu alto teor de fibras, também aumenta o tempo de digestão dos alimentos no estômago, o que ajuda a controlar a fome. 

Outra opção muito procurada para quem quer aumentar a oferta de nutrientes ao organismo e conquistar a aparência desejada, é o bolo de cenoura fit com farinha de arroz. Esse ingrediente, obtido com a trituração dos grãos de arroz branco ou integral, é ideal para dietas com restrição de glúten e também possui uma série de vantagens. Entre elas, estão o combate à prisão de ventre e favorecimento do emagrecimento e o ganho de massa muscular, já que também é rica em fibras e carboidratos que aumentam a disposição durante os treinos e controlam o apetite.

Bolo de cenoura

Receita de bolo de cenoura fit com laranja

Ingredientes
  

  • 1 xícara de cenoura ralada;
  • 1 xícara de suco de laranja;
  • 3 ovos;
  • 1/2 xícara de óleo;
  • 1/2 xícara de açúcar demerara;
  • 1 xícara de farinha de arroz;
  • 1 xícara de farinha de aveia;
  • 3/4 de xícara de polvilho doce;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo
 

  • Bata a cenoura com o suco de laranja, ovos, óleo e açúcar no liquidificador até obter uma massa lisa;
  • Transfira-a para um pote e adicione as farinhas de arroz e de aveia, fermento e polvilho. Acrescente as farinhas de arroz e de aveia, polvilho e fermento;
  • Misture até que a massa fique homogênea;
  • Em uma forma untada e enfarinhada, despeje a massa;
  • Asse em forno a 200 ºC por cerca de 30 minutos.

Referências:

TUA SAÚDE. Farinha de aveia: 8 benefícios e como usar (com receitas). Acesso em 11/11/23

TUA SAÚDE. Farinha de arroz: 8 benefícios e como fazer (com receitas). Acesso em 11/11/23

RECEITARIA. Bolo de cenoura com laranja fit. Acesso em 11/11/23

TERRA. Receita de Bolo Fit: 4 opções saudáveis para adicionar à sua dieta. Acesso em 11/11/23

TUDO GOSTOSO. Bolo de cenoura com aveia integral. Acesso em 11/11/23GROWTH. Bolo de cenoura com calda de whey. Acesso em 11/11/23

Visitado 359 vezes, 6 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067