Beta Alanina: para que serve e o que é?

Growth 21/08/2023

A beta alanina é um suplemento amplamente utilizado no meio fitness e esportivo, conhecido por seus potenciais benefícios na melhoria do desempenho físico. Seu papel na síntese de carnosina intramuscular tem despertado interesse entre atletas e praticantes de atividades físicas intensas.

Mas, afinal, o que é e para que serve a beta alanina? Convidamos você a conhecer mais sobre esse poderoso suplemento, além de explorar seus principais benefícios. Confira a seguir!

Sumário

O que é Beta Alanina?

A beta alanina é um aminoácido não essencial, o que significa que nosso corpo é capaz de produzi-lo naturalmente. Ela desempenha um papel importante na síntese de carnosina, um composto presente nos músculos esqueléticos e em outros tecidos do corpo. 

A carnosina, por sua vez, atua como um tampão de ácido lático, substância que se acumula durante a atividade física intensa e contribui para a fadiga muscular. Dessa forma, a beta alanina atua aumentando os níveis de carnosina nos músculos, o que reflete na redução da acidez muscular e prolonga o tempo até a fadiga, permitindo treinos mais intensos e prolongados.

A suplementação de beta alanina é uma estratégia utilizada por atletas e praticantes de exercícios físicos intensos para potencializar o desempenho e melhorar a resistência muscular. 

Para que serve a Beta Alanina?

A beta alanina é amplamente utilizada como suplemento alimentar devido aos seus diversos benefícios no desempenho físico e na melhoria da resistência muscular. Confira alguns dos principais usos atribuídos à suplementação de beta alanina:

  • aumento da resistência muscular: o aumento dos níveis de carnosina por meio da suplementação de beta alanina pode ajudar a retardar a fadiga muscular durante o exercício intenso, permitindo que você treine por períodos mais longos e com maior intensidade;
  • melhoria do desempenho anaeróbio: a suplementação de beta alanina tem sido associada a melhorias no desempenho anaeróbio, especialmente em atividades que envolvem explosão muscular e alta intensidade, como levantamento de peso, sprints e exercícios de alta intensidade intervalada;
  • aumento da força muscular: embora os resultados possam variar entre os indivíduos, a beta alanina tem sido associada a melhorias na capacidade de gerar força durante os exercícios.

Para quem é indicado Beta Alanina?

A suplementação de beta alanina é indicada para indivíduos que desejam melhorar seu desempenho físico, aumentar a resistência muscular e otimizar seus treinos. O suplemento é frequentemente utilizado por atletas de alto desempenho, como fisiculturistas, corredores de longa distância, nadadores e jogadores de esportes de alta demanda física.

Mas também é um bom auxílio para quem pratica atividade física regular, como musculação. A beta alanina também pode ser especialmente útil para pessoas que realizam treinos de cardio com alta intensidade, como exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT).

A beta alanina pode ainda ser benéfica para aqueles que desejam aumentar sua força muscular e promover o crescimento dos músculos. Isso é possível se ela for combinada com um programa de treinamento de resistência adequado, atuando como um “potencializador” dos resultados.

O que a Beta Alanina faz no corpo?

Como dito anteriormente, a beta alanina desempenha um papel importante na síntese de carnosina, uma substância que se acumula durante a atividade física intensa e contribui para a fadiga muscular. Dessa forma, ao suplementar beta alanina, os níveis de carnosina nos músculos aumentam.

Com a presença aumentada de carnosina, os músculos podem funcionar de forma mais eficiente e sustentada durante exercícios de alta intensidade. Isso pode melhorar a resistência muscular, permitindo que você realize mais repetições ou mantenha o esforço por mais tempo antes de sentir fadiga.

A carnosina tem a capacidade de neutralizar os íons de hidrogênio liberados durante a produção de ácido lático. Isso ajuda a manter o pH muscular estável durante a atividade física intensa, potencializando seu rendimento em treinos que exigem mais do corpo.

Quais os benefícios da Beta Alanina?

Agora que você já conhece mais a fundo sobre a beta alanina, que tal recapitularmos todos os benefícios que esse suplemento pode proporcionar? Além de fortalecer o treino e melhorar a resistência, a beta alanina contribui ainda para uma melhor recuperação física.

Ou seja, ela atua diretamente na recuperação pós-exercício, reduzindo a dor muscular e acelerando o processo de reparação muscular. Isso permite que você se recupere mais rapidamente entre os treinos e esteja pronto para o próximo desafio.

É importante ressaltar que os benefícios da beta alanina podem variar entre os indivíduos, dependendo de fatores como genética, intensidade e tipo de exercício, assim como a dosagem e duração da suplementação. 

Antes de suplementar esse aminoácido, é importante consultar um profissional de saúde qualificado, como um nutricionista ou médico, para obter orientações personalizadas e garantir a segurança e eficácia do uso da beta alanina.

Referências:

CARDOSO, Henrique Costa; CONDESSA, João Pedro Mendes; SOUZA, Marcio Leandro Ribeiro de. Eficácia da suplementação de beta alanina no exercício físico: Uma revisão integrativa. FADERGS, Porto Alegre, 2022. Acesso em: 05/07/2023.

CABRAL, Francione Moreira; MINAKAWA, Sandra. Suplementação de Beta-alanina para hipertrofia. BWS Journal, 2020. Acesso em: 05/07/2023.MALFATTI, Germano. Eficácia da suplementação de beta alanina no exercício físico. Repositório Universitário da Ânima (RUNA), 2022. Acesso em: 05/07/2023.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 223 vezes, 2 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).