Beta Alanina: como tomar da maneira correta?

Growth 21/08/2023

Você sabe como tomar beta alanina? Conhecer a forma adequada de consumir este suplemento faz toda a diferença para o ganho de resultados ao longo do tempo, além de ajudar a evitar possíveis efeitos colaterais.

Pensando nisso, preparamos um guia com tudo que você precisa saber antes de tomar beta alanina, com dicas para você consumir esse suplemento da maneira correta para potencializar seus treinos. Confira a seguir!

Sumário

Quem pode tomar Beta Alanina?

A primeira dúvida que surge sobre a beta alanina é para quem ela é recomendada. A boa notícia é que a suplementação de beta alanina pode ser feita por uma ampla gama de pessoas, desde atletas de alto desempenho até indivíduos que buscam melhorar seu condicionamento físico. 

É importante destacar, porém, que embora a beta alanina seja considerada segura para a maioria das pessoas, algumas precauções devem ser consideradas. Antes de iniciar a suplementação, é recomendado consultar um nutricionista especializado para avaliar suas necessidades individuais e garantir que ela seja adequada para você. 

Além disso, é importante considerar se você possui alguma condição médica pré-existente ou está tomando medicamentos que possam interagir com a beta alanina. Uma avaliação profissional personalizada irá ajudá-lo a determinar se a beta alanina é adequada para a sua situação específica.

Qual o melhor horário para tomar Beta Alanina?

O horário ideal para consumir beta alanina não existe, uma vez que ela pode se encaixar em diferentes perfis e objetivos. Alguns indivíduos preferem dividir a dose de beta alanina em várias ingestões menores ao longo do dia, por exemplo. 

Isso pode ajudar a evitar a sensação de formigamento (parestesia) que ocorre quando se consome uma dose muito alta. A escolha do horário também pode depender de como o seu corpo responde à suplementação

Em alguns casos, é comum sentir desconforto gastrintestinal ao tomar beta alanina com o estômago vazio, portanto pode ser mais recomendado consumi-la depois de uma refeição. Experimentar diferentes horários e observar como o seu corpo reage pode ajudar a determinar o melhor momento para você.

Devo tomar Beta Alanina antes ou após o treino?

Muitas pessoas optam por tomar beta alanina antes do treino, por exemplo. Isso ocorre porque a beta alanina leva algum tempo para ser absorvida e convertida em carnosina no corpo. Tomá-la antes do treino permite que a carnosina esteja disponível durante a atividade física, ajudando a retardar a fadiga muscular.

Porém, é importante ressaltar que a beta alanina não precisa ser consumida imediatamente antes do treino para ser eficaz. Ela se acumula no organismo ao longo do tempo com a suplementação regular. 

Portanto, o horário exato pode variar de acordo com a sua preferência pessoal e a rotina de treinamento. Mas lembre-se, por ter um efeito cumulativo, seu uso deve ser crônico – ou seja, mesmo em dias que não houver treino.

Quanto tempo dura o efeito da Beta Alanina?

O efeito da beta alanina pode variar de pessoa para pessoa e também depende de fatores como a dosagem utilizada e a frequência de consumo. No entanto, em termos gerais, a beta alanina é um suplemento que se acumula no organismo ao longo do tempo.

Dessa forma, quando consumida regularmente e em doses adequadas, a beta alanina aumenta gradualmente os níveis de carnosina nos músculos. Essa carnosina acumulada atua como um tampão de ácido lático, ajudando a retardar a fadiga muscular durante atividades físicas intensas.

O tempo necessário para alcançar níveis ótimos de carnosina pode variar de algumas semanas a alguns meses, dependendo de fatores individuais. Em geral, a maioria das pessoas relata começar a sentir os efeitos da suplementação de beta alanina após cerca de duas a quatro semanas.

É importante destacar que, para manter os níveis de carnosina no corpo, é necessário continuar a suplementação de beta alanina regularmente. Caso o consumo seja interrompido, os níveis de carnosina diminuirão gradualmente ao longo do tempo.

homem colocando suplemento

Quais são os tipos de Beta Alanina?

A beta alanina está disponível no mercado em diferentes formatos, permitindo a você escolher a opção que melhor se adapta às suas preferências e necessidades. Duas das formas mais comuns são a beta alanina em pó e em comprimido

É importante destacar que, independentemente da forma escolhida, o conteúdo de beta alanina é o mesmo. Ambas têm o objetivo de fornecer os benefícios desse aminoácido para melhorar o desempenho físico. A diferença reside apenas na apresentação e nas preferências pessoais de cada indivíduo. 

Beta Alanina em pó

A beta alanina em pó é a forma comum de suplementação encontrada no mercado. O pó de beta alanina pode ser facilmente misturado com água, sucos ou shakes de proteína, tornando a ingestão conveniente. Além disso, o uso em pó permite que você ajuste a dosagem de acordo com suas necessidades individuais.

Beta Alanina em comprimido

A beta alanina também pode ser encontrada em comprimidos ou cápsulas. Essa forma de suplemento é prática, pois elimina a necessidade de medir e misturar pó. Os comprimidos são fáceis de transportar e podem ser ingeridos com água, seguindo as instruções de dosagem indicadas na embalagem, ou conforme recomendação do seu nutricionista ou médico.

Ao selecionar o tipo de beta alanina, leve em consideração sua praticidade, facilidade de uso e preferências pessoais. Independentemente da forma escolhida, é fundamental seguir as instruções de dosagem recomendadas na embalagem do produto e consultar um profissional de saúde para obter orientações personalizadas às suas necessidades.

Referências:

GROWTH SUPPLEMENTS. Beta Alanina em Pó. Disponível em: https://www.gsuplementos.com.br/beta-alanina-em-po-growth-supplements/. Acesso em: 06/07/2023. 

GROWTH SUPPLEMENTS. Beta Alanina em Comprimidos. Disponível em: https://www.gsuplementos.com.br/beta-alanina-120-comprimidos-growth-supplements/. Acesso em: 06/07/2023. 

NUTRI TOTAL. Por que utilizar a suplementação de beta-alanina?. Disponível em: https://nutritotal.com.br/pro/por-que-utilizar-a-suplementaa-a-o-de-beta-alanina/. Acesso em: 06/07/2023. HORA DO TREINO. Beta-alanina – O que é? Como tomar esse suplemento?. Disponível em: https://horadotreino.com.br/beta-alanina-como-tomar/. Acesso em: 06/07/2023.

Visitado 435 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).