Banana engorda

Banana engorda ou emagrece?

Ao pensar em incluir a banana na dieta, muitos já devem ter pensado: banana engorda ou emagrece?

Por conta da quantidade de carboidratos presentes na fruta, é comum que ela seja dispensada na dieta de quem deseja emagrecer.

Além daqueles que buscam reduzir o peso, há também aqueles que desejam ganhar peso e massa muscular. Afinal, a banana pode estar incluída, tanto na dieta para emagrecer, quanto na dieta para engordar?

Para responder a esta pergunta, a Growth preparou este conteúdo, explicando como a banana pode ou não auxiliar no emagrecimento e como incluir esta fruta nas suas refeições.

Veja o que você irá encontrar ao longo do conteúdo:

  1. Banana engorda ou emagrece, afinal?
  2. Quantas calorias tem uma banana?
  3. Vitamina de banana engorda?
  4. Como incluir a banana na dieta para emagrecimento?
  5. Comer banana à noite engorda?
  6. Como incluir a banana no pré ou pós-treino

Banana engorda ou emagrece, afinal?

A banana é uma fruta que está presente no nosso dia a dia em diversas receitas. Além de ser uma fruta muito saborosa, ela oferece uma ótima quantidade de vitaminas, minerais e fibras.

Porém, por ser uma fruta rica em carboidratos, existe a dúvida se a banana está relacionada ao ganho de peso ou ao emagrecimento.

Para solucionar essa dúvida, veja o valor calórico da banana e como incluí-la em diversas refeições e nas dietas para engordar ou emagrecer.

Quantas calorias tem uma banana?

Comparada a outros tipos de frutas, a banana pode ser considerada um alimento calórico. Uma unidade de banana nanica – assim como todos os tipos de banana – possui, em média, 90 kcal.
Apesar disso, a banana é uma fruta versátil e pode ser incluída em dietas focadas no emagrecimento ou no ganho de peso. Veja como:

Vitamina de banana engorda?

A vitamina de banana por si só não é capaz de gerar um aumento do peso. Porém, para quem deseja ganhar massa muscular, por exemplo, a vitamina de banana é uma excelente opção de lanche entre as refeições.

Para aumentar o valor calórico da bebida, é muito comum adicionar outras frutas (morango, maçã, abacate, etc.), sementes e grãos (chia, linhaça, aveia) e suplementos (whey protein, BCAA, creatina).

Mas a vitamina de banana é uma pequena parcela da dieta. Por isso, se você deseja ganhar peso e aumentar a massa muscular, procure por uma dieta específica e completa.

Saiba mais:

Como incluir a banana na dieta para emagrecimento?

Quem busca perder peso pode adicionar a banana à dieta sem nenhum problema. Porém, como todo alimento rico fornecedor de calorias, pode contribuir para o aumento de peso – é importante não exagerar na quantidade.

Por ser rica em fibras e carboidratos, incluir a banana nas suas refeições pode trazer um bom efeito na sensação de saciedade, o que auxilia no controle do apetite e evita que você coma compulsivamente.

Uma porção de banana com oleaginosas (nozes, castanhas, etc.) é uma ótima opção de lanche para quem busca emagrecer. Essa combinação é rica em fibras, proteínas e minerais, que irão auxiliar no emagrecimento saudável.

Comer banana à noite engorda?

Outra dúvida muito comum é se a banana pode ser consumida à noite, antes de dormir. Afinal, há a ideia de que carboidrato à noite engorda, por isso a fruta deveria ser evitada nesse horário. Mas isso é verdade ou mito?

O nutricionista Diogo Círico explica que, independente do alimento, consumi-lo à noite não tem nenhuma relação com o aumento de peso. Haverá este efeito quando ingerimos maior quantidade de calorias do que o corpo gasta, e isso ocorrerá se ingerimos essas calorias vindas das frutas, do arroz com feijão ou de um churrasco.

É importante entender que, para ocorrer o emagrecimento, devemos consumir menos calorias do que gastamos. Por isso, as características do alimento ou o horário em que serão consumidos não influenciarão negativamente se você estiver dentro das necessidades calóricas.

Por fim, é um mito dizer que comer banana à noite pode levar ao aumento de peso.

Como incluir a banana no pré ou pós-treino

Para montar o lanche pré ou pós-treino, adicionar a banana pode ser uma boa opção. Rica em carboidratos, a fruta é uma excelente fonte de energia para você começar o treino bem disposto.

No lanche pós-treino, a banana auxilia na reposição da energia que foi gasta durante os exercícios.

Para potencializar esses benefícios, adicione alimentos que também fornecem energia, como açaí ou mel. Para um lanche nutritivo, adicione aveia, suplemento em pó ou faça uma vitamina com leite.

A respeito do uso de suplementos em pó nessas refeições, é importante lembrar que produtos como BCAA e creatina são suplementos que vão potencializar o processo de hipertrofia muscular e garantir resultados cada vez melhores, fornecendo mais energia para o seu corpo e agindo na síntese proteica.

Por serem suplementos aliados no emagrecimento e no ganho de massa magra, é um mito dizer que BCAA engorda ou até mesmo que creatina engorda.

Além do mito de que a banana engorda, há também outros que insinuam que alimentos ricos em carboidratos são os principais vilões do emagrecimento. Por isso, é muito comum ver pessoas dizendo que batata-doce engorda e que devemos cortá-la da dieta.

Para saber mais sobre dicas de emagrecimento saudável, continue acompanhando outros posts aqui, no blog da Growth! Aqui, você encontra conteúdos exclusivos e diversas dicas de nutrição, dieta e treino que irão te auxiliar a ter uma vida mais saudável.