Aprenda como fazer yoga e quais os seus benefícios

Diogo Círico 25/11/2019

Com o “boom” das academias, outras atividades físicas ganharam destaque no cenário fitness brasileiro. É o caso da yoga, modalidade antiga que surgiu na Índia e trabalha, ao mesmo tempo, a parte física e mental proporcionando diversos benefícios para saúde e o bem-estar de quem a pratica. 

No entanto, apesar de existir há muitos anos, muitas pessoas não sabem como fazer yoga e como aproveitar dos benefícios dessa atividade física. Há também quem já conheça a ciência da yoga, mas ainda não sabe como combinar esse exercício com outros tipos de treinos. 

Se o seu caso é um desses, então continue a leitura e acabe com todas as suas dúvidas sobre como fazer yoga e como combiná-la com outras atividades físicas. Acompanhe!

Como funciona a yoga?

A yoga é uma atividade física de tradição indiana, que existe há mais de 5 mil anos, e trabalha o corpo e a mente de forma conjunta. Ao combinar técnicas de respiração, postura e exercícios de flexibilidade, alinhamento e interiorização, a prática traz diversos benefícios para saúde e o bem-estar.

Não é à toa que a yoga sobreviveu tanto tempo e são muitos os motivos que fazem com que ela continue conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Um deles é a variedade de benefícios que os praticantes alcançam, como redução do estresse, aumento da produtividade, força, equilíbrio e resistência. 

O principal objetivo da yoga é alcançar o equilíbrio do corpo com a mente. No entanto, ao longo dos anos foram criados diversos meios para alcançá-lo. O que acabou dando origem a diferentes linhas de yoga, cada qual com uma proposta particular. São elas: 

  • bhakti yoga;
  • hatha yoga;
  • jñana yoga;
  • karma yoga;
  • kriya yoga;
  • raja yoga;
  • raja vidya yoga;
  • siddha yoga;
  • swásthya yoga;
  • kundalini yoga;
  • rakriti yoga;
  • ashtanga vinyasa;
  • yoga;
  • iyengar yoga;
  • entre outras. 

A yoga além de exercitar o corpo, trabalha muito também a respiração, o relaxamento e a expansão da consciência. Por isso, para muitas pessoas a yoga é uma forma de viver conscientemente. Entretanto, os ensinamentos deles só são acessíveis por meio da prática regular. 

Uma curiosidade é que no Brasil o yoga foi inserido no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria 719, de 7 de abril de 2011, que criou o Programa da Academia de Saúde. Além da yoga, outras atividades como tai chai chuan, dança, capoeira, ginástica e várias outras são oferecidas gratuitamente. 

Como fazer yoga?

Assim como existem diversas linhas de prática de yoga, existem diferentes aulas, para todos os gostos e necessidades. Para quem deseja trabalhar mais o corpo físico, há práticas mais vigorosas e dinâmicas. Para aqueles que querem soltar as tensões, têm opções mais suaves que proporcionam o relaxamento muscular. Já para os que têm algum problema de saúde, existe a yogaterapia. 

Contudo, é importante lembrar de que a yoga não se resume a exercícios físicos, por isso, não trará resultados como hipertrofia ou emagrecimento. Ela trabalha o equilíbrio físico e mental, por meio das posturas, chamadas de asana, e das técnicas de meditação e respiração, chamadas da pranayamas, o corpo se alinha com o estado emocional. 

Assim, entre o movimento de inspirar e expirar combinado com movimentos de postura, o pulmão ganha força e fortalece o sistema nervoso central e endócrino, alinhando a energia do corpo por meio dos chakras. Dessa forma, com o movimento do diafragma mais consciente e completo, outros sistemas são melhorados e fortalecidos.

Se você está interessado em começar a praticar yoga, o ideal é iniciar com a Hatha Yoga. Essa linha é uma das mais populares no mundo e utiliza exercícios de postura, respiração e meditação. A seguir listamos alguns deles. 

Exercícios de yoga para adicionar à rotina de treinos

Alguns dos principais exercícios do Hatha Yoga que você pode praticar na sua casa e incluí-los na sua rotina são: 

Utthita Trikonasana 

Esse exercício alonga e fortalece a coluna, aumenta a flexibilidade e a estabilidade. Ele também tonifica os músculos, melhora o funcionamento do sistema digestivo e reprodutivo. Além disso, é uma ótima atividade para acalmar a mente, aliviar ansiedade e diminuir a tensão. 

Ardha Chandrasana

O foco dessa atividade é o abdômen. Para isso, ele trabalha o movimento de abrir o peito, aumentando a fluxo sanguíneo nessa região e também abrindo o pulmão, promovendo, assim, uma melhor respiração.

Ardha Matsyendrasana

O movimento de torção serve para massagear os órgãos internos e proporcionar a desintoxicação do fígado e rins. Além disso, ajuda na digestão, aumenta o fluxo sanguíneo na região da pelve e melhora a saúde dos órgãos reprodutivos. Para completar, o exercício fortalece a coluna e alonga as pernas. É uma ótima atividade para quem sofre de problemas no nervo ciático. 

Quais são os benefícios de combinar yoga com treinos?

A yoga não substitui treinamentos convencionais, como musculação, corrida ou treino funcional, mas sim os complementa. Isso porque, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os benefícios dessa prática não se limitam apenas a flexibilidade, postura e consciência corporal. Ela ajuda a potencializar os seus treinos, promovendo resultados mais saudáveis e duradouros. Conheça outras vantagens da sua prática regular.

Aumenta a força

Com uma postura alinhada é muito mais fácil direcionar sua energia para levantar cargas e ganhar velocidade no exercício, o que consequentemente otimiza os ganhos. Um dos fundamentos da yoga é trabalhar a postura, melhorando a mecânica corporal e, por isso, promove um aumento de força. 

Melhora a resistência

Os exercícios de yoga melhoram significativamente a capacidade respiratória. O que, por sua vez, garante mais energia para os músculos e aumenta a resistência em outras atividades físicas. Além disso, provou-se que a prática regular dessa atividade melhora a eficiência dos movimentos.

Acelera a recuperação muscular

A yoga melhora a circulação sanguínea, o que permite que os músculos recebam mais nutrientes e os metabolizem mais rápido. Isso acelera o tempo de recuperação muscular e crescimento, além de ajudar na prevenção de lesões e da dor muscular tardia.

A lista dos benefícios da yoga é extensa. Por isso, se você quer potencializar seus resultados, ter uma vida mais saudável e uma maior consciência corporal, siga nossas dicas e aprenda como fazer yoga. Essa prática pode ser realizada tanto em casa quanto em academias, escolha a melhor para você e aproveite das vantagens dessa atividade. 

Para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram

Visitado 30 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067