Aplicativo fitness: por que utilizá-los e como escolher um de qualidade?

Diogo Círico 04/11/2019

A evolução tecnológica trouxe uma ótima ferramenta para os frequentadores de academia: o aplicativo fitness. São diversas opções para ajudar você a treinar em praticamente qualquer lugar e melhorar a sua performance. Assim, perder peso, ganhar massa ou manter uma alimentação saudável ficou muito mais fácil e prático.

O uso de um aplicativo fitness foi apontado como uma das Tendências Fitness no Brasil. Por isso, tem se tornado cada vez mais comum entre os atletas. A prova é que grandes redes, como a Smart Fit e BodyTech já tem seus próprios apps para auxiliar seus alunos.

Para ajudar você a conhecer as funções de cada aplicativo, selecionamos os principais e explicamos como cada um pode auxiliar a melhor os resultados do seu treino. Confira a seguir!

Por que contar com um aplicativo fitness para o seu treino?

Antes de tudo, vamos entender por que utilizar um aplicativo fitness é algo fundamental para melhorar a performance do seu treino. Imagine a seguinte situação: você está treinando todos os dias, seguindo o seu planejamento, mas ainda não atingiu os seus objetivos por falta de monitoramento ou por não saber quantas série e repetições são recomendadas para cada exercício. Isso é bem ruim, certo?

Com um aplicativo fitness você pode dar adeus a esses problemas. Os apps ajudam a visualizar e controlar o seu treino, o seu ritmo e mostra como estão os seus resultados. Assim, é muito mais fácil manter o foco nos seus objetivos e acompanhar o seu desenvolvimento.

Segundo um professor Anil Aswani, da Universidade da Califórnia “Personalizar as metas é um aspecto muito importante nesses aplicativos”. Ele argumenta ainda que manter um acompanhamento por meio da tecnologia proporciona um sentimento de conquista, e que de acordo com psicólogos essa é uma sensação muito importante quando se pretende mudar certos hábitos.

Para tanto, existem duas categorias de aplicativos, segundo a pesquisa “FitDolphin: Aplicativo para controle de atividades físicas para plataforma Android”. Os indoor que auxiliam em exercícios em ambientes fechados, como as academias e os outdoor que são aplicativos de tracking, ou seja, contribuem para atividades físicas realizadas na rua, durante corridas ou andar de bicicleta, por exemplo.

Outro benefícios, é que para quem tem uma rotina corrida e não tem tempo para controlar a alimentação. Os aplicativos oferecem dicas para melhorar as suas refeições. Neles você encontra receitas indicadas por nutricionistas. Assim, você otimiza o seu tempo e garante que vai conseguir manter a dieta em qualquer lugar.

Além disso, é possível manter o acompanhamento da sua avaliação física. Muitos aplicativos oferecem uma função, na qual você visualiza os seus resultados, como índice de massa muscular (IMC) e gordura corporal.

Mas é muito importante ter em mente, que essas ferramentas não substituem um profissional de educação física ou nutricionista na avaliação da sua saúde e condicionamento físico. A função dessa tecnologia é facilitar e auxiliar o controle diário dos seus resultados.

Quais as principais funcionalidades de um aplicativo fitness?

Dentre tantas opções de aplicativos disponíveis no mercado é importante entender quais funções melhor atendem às suas necessidades. Nem todos são recomendados como fonte única, mas são perfeitos para auxiliar e acompanhar os seus rendimentos no dia a dia. Confira a seguir as principais funcionalidades dos aplicativos fitness.

Lista de exercícios

A maioria das pessoas tem dificuldades para pensar em exercícios para fazer em casa, ou quando vai viajar e não pode ir para academia. Os aplicativos fitness oferecem um guia com diferentes tipos de atividades que podem ser realizados em qualquer lugar. O melhor é que você ainda pode escolher o tipo de treino que deseja fazer.

Orientação 

Para quem deseja começar a se exercitar e não sabe como, muitos aplicativos fitness oferecem orientação com treinos que podem ser realizados em casa. A maioria conta com imagens, gifs e, até mesmo, vídeos que demonstram como o usuário deve realizar o exercício.

Corrida

Se você corre ou quer começar, existem também os aplicativos fitness para acompanhamento da corrida. Alguns oferecem um temporizador e dicas de intensificação da atividade, outros permitem que você registre as suas distâncias. Caso você possua uma smartwatch ainda é possível marcar os seus batimentos cardíacos, perda de calorias e muito mais.

Controle da dieta

Muitas pessoas têm dificuldade para se manter na dieta, se esse é o seu caso, os aplicativos fitness podem ajudar você. Por meio da plataforma você consegue acompanhar o seu peso ideal e como está a sua meta. Essa é uma tendência cada vez maior entre os aplicativos fitness, como mostra a pesquisa Mapa Nacional do Impacto da Tecnologia no Esporte e Sedentarismo, que apontou que 73% dos entrevistados afirmaram que gostariam que os apps ajudassem no controle da alimentação.

Quais os principais aplicativos fitness?

Praticar uma atividade física regularmente traz diversos benefícios para o seu corpo, aumenta a resistência, melhor o seu condicionamento físico, reduz os riscos de desenvolver doenças do coração e proporciona felicidade. Com tantas vantagens, você não vai querer perder essa oportunidade. Por isso listamos os melhores aplicativos fitness para ajudar você nessa missão. Confira!

Nike Training Club

O aplicativo oficial da Nike conta com mais de 160 exercícios de diversas modalidades. Ele oferece orientação de acordo com os níveis: iniciante, intermediário e avançado. São treinos que variam entre 15 a 45 minutos. O mais legal é que você pode fazer tanto na sala de casa quanto na academia.

FitNotes

Para quem já tem uma rotina de treinos e só se precisa se organizar o FitNotes é uma ótima opção. Ele dispõe de um banco de dados de exercícios que servem para ajudar você a categorizar o seu treino de forma correta. Assim você consegue criar um registro de treino e acompanhar como está o seu desenvolvimento.

Home Workout

É um dos aplicativos fitness mais simples disponíveis. Entre os seus recursos, ele oferece exercícios de aquecimento e alongamento, um gráfico para acompanhar o seu progresso, gifs animados e vídeos de cada atividade.

Dieta e Saúde

O Dieta e Saúde é um aplicativo para ajudar você a manter a dieta e acompanhar os seus hábitos alimentares. Nele você encontra algumas opções de regime que auxiliam você a ter refeições mais saudáveis. Outra vantagem é que você pode montar os objetivos que quer atingir e acompanhar como está o seu progresso.

Strava 

Este aplicativo é voltado para quem quer acompanhar o seu progresso na corrida. Uma plataforma para você registrar o seu perfil e planejar as suas caminhadas. Assim, você consegue verificar o seu desempenho e até mesmo conhecer pessoas que treinam próximo e combinar de correr junto.

Como escolher um aplicativo fitness adequado aos objetivos?

Em meio a tantas opções de aplicativos fitness é até difícil escolher qual o mais adequado para gente, né? Cada um traz uma funcionalidade diferente, mas todos têm o mesmo objetivo: auxiliar você a ter uma vida mais saudável e praticar exercícios físicos. Para escolher o melhor aplicativo, analise suas metas e avalia com as opções disponíveis no mercado. Separamos alguns pontos de atenção para ajudar você.

Custo-benefício

A maioria dos aplicativos disponibilizam o serviço gratuito, no entanto nem sempre trazem novidades e isso pode acabar deixando os exercícios ou a dieta monótonos. Enquanto outros cobram um valor, mas estão em constante atualização e novidades. Por isso, tenha em mente o seu orçamento e objetivo e veja qual opção vale mais a pena para você.

Funcionalidade

Se você pratica diversas modalidades de exercícios em vez de ter um aplicativo para cada um, procure um que reúne o maior número de atividades. Assim, além de economizar memória no celular, você não se perde em meio a tantas ferramentas e consegue acompanhar de forma mais confiável os seus resultados.

Proposta

Pode parecer um pouco óbvio, mas nunca é demais lembrar que é importante escolher um aplicativo fitness que oferece as funcionalidades certas para o seu objetivo. Portanto, não adianta nada você baixar um aplicativo de exercícios para emagrecer, se o seu objetivo é ganhar massa.

O aplicativo fitness é um ótimo aliado para melhorar os nossos hábitos e acompanhar os nossos resultados. Por isso, escolha a melhor opção de acordo com os seus propósitos e veja como a sua rotina de treino vai ficar muito mais prática e fácil.

Agora que você já sabe como os aplicativos fitness são uma ótima opção. Leia o nosso artigo com dicas sobre como ter mais foco no treino para ampliar resultados!

Visitado 28 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067