Growth Blog

Principais alimentos ricos em vitamina D

Alimentos com vitamina D

Top view of healthy, antioxidant group of food placed at the center of a rustic wooden table. The composition includes food rich in antioxidants considered as a super-food like avocado, kale, blueberries, chia seeds, coconut, broccoli, different nuts, salmon, sardines, pollen, quinoa, hemp seeds, seaweed, cocoa, olive oil, goji berries, flax seeds, kiwi fruit, pomegranate and ginger. XXXL 42Mp studio photo taken with SONY A7rII and Zeiss Batis 40mm F2.0 CF

Conhecer os alimentos ricos em vitamina D é essencial para que você mantenha os níveis da substância adequados no seu corpo. Apesar de ser produzida naturalmente pelo nosso organismo, dependendo dos nossos hábitos, podemos ter déficit de vitamina D facilmente.

Nesses momentos, a reposição precisa ser feita de forma orientada e adequada para a sua necessidade, conforme a indicação do seu médico. Ela pode ser realizada tanto por meio de suplementos quanto pelos alimentos que têm vitamina D.

Colocar esses alimentos na sua rotina diária é uma forma de prevenir o déficit e a necessidade de reposição dessa vitamina tão importante para a nossa saúde física e até mental.

Continue a leitura para entender o que essa vitamina faz no seu organismo, quais são os principais alimentos que a contêm e quando recorrer à suplementação vitamínica.

Sumário

O que é a vitamina D?

A vitamina D é, na verdade, um hormônio que promove a absorção de cálcio e fósforo, que ocorre no intestino. Ela se caracteriza dessa forma justamente por ser produzida pelo próprio corpo.

Essa produção acontece a partir da absorção da luz solar, que é a que chamamos de vitamina D3 (colecalciferol), mas ela também pode ser produzida por plantas, chamada vitamina D2 (ergocalciferol). 

Como esse nutriente é o responsável pela absorção de cálcio e fósforo, ele é essencial na alimentação para garantir a saúde dos ossos, dos dentes e dos músculos, tendo papel importantíssimo, inclusive, no desenvolvimento infantil e na manutenção da saúde na terceira idade.

Ao mesmo tempo em que a vitamina D ajuda no processo de crescimento das crianças, ela promove ação preventiva à osteoporose e até a doenças autoimunes para adultos e idosos.

Isso sem falar que ela impacta a liberação de insulina no corpo e aumenta o funcionamento do sistema imunológico, ajudando, até mesmo, o sistema cardiovascular.

Outro ponto que chama a atenção para esse nutriente é o seu impacto na saúde mental. A vitamina D também atua regulando o nosso sistema nervoso. Assim, ela pode ter um papel importante em quadros de transtornos, como ansiedade e depressão. Do mesmo modo, ela pode ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer.

Ou seja, manter os níveis de vitamina D adequados no organismo é indispensável nas diferentes fases da vida. Quando indicada por um especialista, a suplementação pode fazer muita diferença no seu bem-estar físico e mental.

Quais são as principais fontes de vitamina D?

A principal fonte de vitamina D é, de fato, a síntese realizada pela pele a partir da exposição à luz solar. Essa síntese compreende 80% a 90% da absorção de vitamina D pelo corpo. Mas essa não é a única forma. O nutriente também pode ser absorvido a partir de alimentos específicos.

Lista de alimentos e frutas ricos em vitamina D

  • Gema de ovo;
  • Atum;
  • Salmão;
  • Tilápia;
  • Ostras cruas;
  • Fígado de boi ou de galinha;
  • Óleo de salmão;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Cogumelos.

Qual é a dose ideal de vitamina D?

O Brasil segue as Diretrizes para Recomendações de Ingestão de Nutrientes (DRIs) para estabelecer as doses ideais de ingestão de vitamina D por dia, de acordo com cada faixa etária:

  • 400 UI até 1 ano de idade;
  • 200 UI para crianças e adolescentes;
  • 200 a 400 UI para adultos;
  • 400 a 600 UI para idosos.

Ainda assim, a dose ideal para ingestão varia de pessoa para pessoa. Isso porque a presença da vitamina no organismo está muito relacionada a hábitos pessoais. Como ela é produzida a partir da exposição solar, esse hábito pode impactar mais nos seus valores de referência do que a sua faixa etária, propriamente.

Nesse sentido, a única forma segura e indicada para saber qual a dose ideal de vitamina D para você é a partir de exames laboratoriais solicitados e analisados por um médico ou nutricionista. 

Quando tomar suplemento de vitamina D?

Os suplementos de vitamina devem ser tomados quando houver a indicação médica, a partir de exames que indiquem níveis baixos de vitamina D para o seu organismo.

Assim, o primeiro passo é recorrer ao médico e solicitar a avaliação nos níveis desse nutriente junto com os seus exames de rotina anuais ou quando sentir a necessidade dessa avaliação.

O médico solicitará o exame 25-hidroxivitamina D, feito por meio da coleta de sangue. Quando o resultado estiver pronto, ele fará a comparação com os valores de referência para entender se você precisa de suplementação e em qual quantidade. Para isso, ele também vai considerar os seus hábitos de rotina que envolvem a exposição à luz solar.

Há casos, por exemplo, em que uma rotina de exposição de 20 minutos por dia já ajuda a restabelecer os níveis normais do nutriente no organismo. Em outros, somente com um bom suplemento de vitamina D é possível garantir que a sua saúde está estável e protegida.

Entendeu a importância da vitamina D para a sua saúde e como mantê-la nos níveis adequados? Continue no blog da Growth Suplementos para aprender mais sobre nutrição e alimentação saudável!

Referências:

CURY, ADRIANO. Vitamina D: para que serve, fontes e como medir. Alta Diagnósticos. 12 ago. 2021. Disponível em: <https://altadiagnosticos.com.br/saude/vitamina-d>. Acesso em: 15 maio 2024.

GEAP. 11 alimentos ricos em vitamina D: benefícios e suplementação. 06 set. 2021. Disponível em: <https://www.geap.org.br/blog/quais-alimentos-contem-mais-vitamina-d/>. Acesso em: 15 maio 2024.

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN. Saiba tudo sobre os benefícios da vitamina D! 30 jun. 2023. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/vitamina-d/>. Acesso em: 15 maio 2024.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Sair da versão mobile