Alimentos antioxidantes: entenda o que são e quais são os seus benefícios

Diogo Círico 18/01/2019

E se contassem que a natureza disponibiliza substâncias que são capazes de prevenir o envelhecimento precoce, você acreditaria? Pois bem, é verdade! E esses elementos estão mais perto do que imagina: nos alimentos antioxidantes.

O consumo regular deles evita doenças e ajuda na qualidade de vida e bem-estar. Porém, por que eles são tão importantes assim? Quais são os benefícios? Onde encontrá-los? As perguntas para estas e outras perguntas estão ao longo deste post. Então, se você quer saber mais, continue a leitura e confira!

O que são alimentos antioxidantes e para que servem?

São alimentos que contêm substâncias, como vitaminas, minerais e outros, que combatem os radicais livres. Existem diversos itens que entram nesse grupo: tanto vegetais quanto animais.

Antes de responder para que servem, é necessário explicar sobre os radicais livres. Você sabe o que são eles? Pois bem, eles são compostos produzidos pelo nosso organismo e que participam de diversas funções, como ataque às infecções e geração de energia.

Embora eles sejam fundamentais, o excesso provoca a oxidação das células. Isso significa a morte precoce delas e, consequentemente, o envelhecimento dos tecidos. E o que provoca o aumento dos radicais livres no corpo? Os maus hábitos de vida, como o tabagismo, o alcoolismo, a má alimentação, o sedentarismo, a poluição e a exposição solar sem proteção.

Sendo assim, os alimentos antioxidantes protegem o nosso corpo das agressões dos radicais livres, seja eliminando-os do organismo, reparando os danos que eles causam ou estabilizando os seus efeitos.

Quais são os benefícios dos antioxidantes?

Os alimentos antioxidantes têm propriedades incríveis para o organismo. Quem deseja ter mais qualidade de vida, longevidade e bem-estar não pode abrir mão de consumi-los para ter os seus benefícios. Quer saber quais são essas vantagens? Então, veja.

  • evita o envelhecimento precoce;
  • retarda o aparecimento de rugas;
  • previne doenças, como câncer, aterosclerose, inflamações, diabetes, dermatite, melanoma, hipertensão arterial, artrite, Alzheimer, Parkinson e outras;
  • protege o coração;
  • ajuda na cicatrização
  • repara os danos causados pelo sol.

Quais são as substâncias antioxidantes?

Entre os diversos componentes encontrados nos alimentos estão os que são antioxidantes. Eles são vitaminas, minerais, pigmentos e outras substâncias que tanto ajudam o nosso organismo. Abaixo, conheça os mais poderosos.

  • vitamina C;
  • vitamina E;
  • betacaroteno;
  • flavonoides;
  • catequinas;
  • quercetinas;
  • licopeno;
  • ácido elágico;
  • curcumina;
  • polifenóis;
  • clorofilina;
  • taninos;
  • zinco;
  • selênio.

Quais são os principais alimentos antioxidantes?

Agora que já sabe o motivo pelo qual os alimentos antioxidantes são importantes na dieta, que tal conhecer quais são eles? Assim, você pode incluí-los no cardápio diário para ter todos os seus benefícios.

Tomate

Essa fruta tão presente nas mesas dos brasileiros contém uma substância chamada licopeno. É ela que dá a cor vermelha ao vegetal e é uma excelente antioxidante que previne alguns tipos de câncer, como o de próstata. Quanto mais vermelho for o tomate, mais poderes ele tem.

Suco de uva integral

O suco de uva integral é uma ótima fonte de flavonoides que, por sua vez, são antioxidantes que ajudam na limpeza das artérias. Além disso, eles aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o ruim (LDL) evitando, assim, as enfermidades do sistema cardiovascular.

Chocolate

Quem diria que o doce preferido de muita gente também contém antioxidantes? O cacau, matéria-prima do chocolate, é rico em flavonoides que são fotoprotetores e hidratantes e previnem o envelhecimento da pele.

Contudo, é preciso ter atenção! Para ter esses benefícios é necessário consumir o chocolate com, pelo menos, 70% de cacau. Assim, com 20 gramas por dia você tem a quantidade adequada da substância e não compromete a silhueta.

Morango

Quem diria que essa frutinha é tão poderosa? Ela tem fenóis, principalmente antocianina que, além de dar cor ao vegetal, protege as células do nosso corpo da ação dos radicais livres. Sendo assim, o morango é considerado anticâncer e anti-inflamatório.

Nozes

Essa oleaginosa é mesmo incrível! Ela contém ao menos 15 tipos de antioxidantes, como a vitamina E e o ácido elágico, que previnem o envelhecimento precoce. Fora isso, é fonte de ômega-3 — que cuida do coração e do cérebro.

Café

Muita gente não começa o dia sem antes tomar uma boa xícara de café. Além de nos deixar mais bem-dispostos, ele tem boas quantidades de antioxidantes, até mais que o chá-verde. Outra boa notícia é que essas propriedades não mudam mesmo quando a bebida é misturada ao leite.

Pipoca

Quem não gosta de assistir a um filme comendo pipoca? Saiba que enquanto você a degusta, ela protege o seu organismo, pois tem grande quantidade de polifenóis — um dos mais poderosos antioxidantes. Vale lembrar que, para não extrapolar as calorias, prefira as feitas sem gorduras.

Cereja

Mais uma pequena notável. Assim como os morangos, as cerejas também contêm antocianinas que combatem o envelhecimento precoce. Quanto mais madura e vermelha, mais antioxidantes ela tem.

Vinho tinto

O vinho tinto é cheio de antioxidantes, mas o mais poderoso é o resveratrol que é encontrado na casca da uva. Esse componente ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento, reduz as rugas da pele e previne doenças do sistema cardiovascular e câncer.

Como consumir os alimentos antioxidantes?

Para consumir uma boa quantidade de antioxidantes é necessário manter uma dieta balanceada com alimentos frescos e saudáveis. Frutas, verduras, legumes, carnes, peixes e ovos são boas fontes desses nutrientes.

No entanto, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível ingerir as quantidades adequadas somente com a alimentação. Por isso, é preciso investir na suplementação das substâncias antioxidantes para ter todos os seus benefícios.

Os suplementos alimentares são uma maneira prática de atingir as necessidades nutricionais do organismo. Com apresentação em cápsulas ou comprimidos, eles conseguem complementar a dieta e trazer benefícios.

Os alimentos antioxidantes são essenciais para quem quer prevenir doenças e o envelhecimento precoce. Por isso, é preciso consumi-los todos os dias. Para quem tem uma rotina corrida, pode contar com os suplementos para atingir as necessidades nutricionais e ter mais saúde e bem-estar.

Gostou do nosso post? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba as nossas novidades em primeira mão diretamente na sua caixa de e-mail.

Visitado 69 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067