Ácido hialurônico cápsulas: Veja como tomar e quais são os benefícios!

Growth 08/09/2023

O autocuidado diário é muito importante para manter-se saudável. Para isso, você pode contar com o ácido hialurônico cápsulas que auxilia na hidratação contínua da pele e das articulações, ao estimular a produção de colágeno e o efeito antienvelhecimento.

Conheça a seguir os principais benefícios do suplemento e saiba como combiná-lo com outras vitaminas para ter equilíbrio em sua rotina agitada, sem se preocupar com as linhas do tempo em sua pele.

Continue lendo até o final e saiba tudo sobre o ácido hialurônico: o que é, para que serve, benefícios e aplicações!

Sumário

Ácido hialurônico: o que é?

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Toho Centro Médico de Ohashi, no Japão, o ácido hialurônico é um componente que está presente em nosso corpo, nos tecidos conjuntivos, como na cartilagem, no cérebro, nos vasos sanguíneos, nas válvulas cardíacas, entre outros. Sendo que, a maior quantidade está concentrada em nossas camadas de pele: derme e epiderme.

A relação do ácido hialurônico com as microfibrilas de colágeno, fibras colágenas e elásticas na camada dérmica, se dá pelo fato da produção principal do componente ser realizada por fibroblastos e queratinócitos, que durante o processo de sintetização e transferência para a epiderme garante uma reserva adequada de água e uma ótima hidratação das camadas.

Por ser um polissacarídeo, tem como principal função a hidratação da pele com a capacidade única de ligar e reter moléculas de água, e pode ser encontrado como ácido hialurônico cápsulas, tópico ou injetável, como veremos mais à frente.

Ácido hialurônico: para que serve?

O ácido hialurônico é fundamental para manter a hidratação natural e o colágeno da pele com aspecto mais firme e brilhoso. Com o passar dos anos o corpo humano começa o processo de envelhecimento, e devido à redução na produção do componente aparecem os primeiros sinais de rugas e marcas de expressão na pele, principalmente em nosso rosto.

Existem dois fatores que são considerados relevantes durante o envelhecimento, o intrínseco que é o natural com influência da genética ou alterações hormonais que acontecem com a idade, até mesmo independente do estilo de vida da pessoa. E, o fator extrínseco causados por motivos externos, como a exposição à radiação ultravioleta (UV), conhecida como fotoenvelhecimento.

No caso do envelhecimento facial, segundo artigo publicado na revista científica EFDeportes.com, de Buenos Aires, ocorre a diminuição natural da síntese de ácido hialurônico, ocasionando na perda de elasticidade e flexibilidade, formando-se as rugas e a desidratação. A perda de elasticidade, por exemplo, está relacionada com a redução das fibras elásticas, e o espessamento e rigidez das fibras colágenas.

Ácido hialurônico: benefícios

Confira os principais benefícios do ácido hialurônico apresentados pelo artigo Ácido hialurônico: Uma molécula chave no envelhecimento da pele, publicado no jornal científico Dermato Endrocrinoloy:

  • Hidratação;
  • Lubrificação das articulações;
  • Preenchimento de espaço e da estrutura pela qual as células migram;
  • Contribuição para o aumento na capacidade de cicatrização de feridas e reparo tecidual;
  • Efeito antioxidante;
  • Aumento na proteção da pele e age como sequestrante de radicais livres;
  • Ação antienvelhecimento com a redução de rugas e linhas de expressão.

Ácido hialurônico: via cápsula, tópica ou injetável?

Devido à ausência de produção do ácido hialurônico, determinado pela idade, o consumo do suplemento com o componente tem aumentado principalmente para ações antienvelhecimento da pele, em especial do rosto, pois cada vez mais as pessoas se atentam aos cuidados pessoais para preservar e evitar futuros efeitos negativos no corpo e na autoestima.

Encontramos três maneiras de repor o componente em nosso organismo, com o ácido hialurônico cápsulas (via oral com comprimidos), tópica (diretamente na superfície da pele, com o uso de creme, gel, etc.) e injetável (aplicação com agulha na região da pele).

Conheça a seguir mais informações sobre a opção em cápsulas.

Ácido hialurônico em cápsulas

O envelhecimento da pele se torna um processo complexo por provocar alterações estéticas e funcionais significativas ao longo da vida. Por isso, repor os componentes com suplementos deles é imprescindível para manter os cuidados com a saúde.

Uma das opções para o uso no dia a dia é o ácido hialurônico cápsulas que é composto por hialuronato de sódio (Haplex Plus ®) e as suas cápsulas possuem fórmula vegana feita de hipromelose e água purificada, sem a utilização de glúten e livre de ingredientes de origem animal.

Ácido hialurônico cápsulas para que serve?

O ácido hialurônico cápsulas possui os mesmos efeitos do componente produzido naturalmente em nosso corpo, como estimular a produção de colágeno, beneficiar as articulações, reduzir as marcas de expressão, linhas finas e rugas, entre outros. Sendo assim, age também com hidratação e restauração, para atingir os efeitos de antienvelhecimento e obter uma pele mais radiante, saudável e jovem.

Ácido hialurônico cápsulas: como tomar?

O ácido hialurônico em cápsulas é seguro para consumo, pois possui o mesmo componente produzido pelo nosso corpo. Contudo, antes de consumi-lo recomendamos que seja realizada uma consulta com um profissional da área da saúde, para que possa orienta-lo sobre a dosagem correta diária para o seu biotipo, e se poderá ser administrar com outros suplementos, por exemplo.

Consultar um especialista na área da saúde não ajuda somente na indicação correta do uso do ácido hialurônico, mas também nos cuidados com os possíveis efeitos colaterais causados pelo excesso do uso indevido, entre outros.

Além do uso do suplemento é recomendado que se mantenha uma alimentação saudável, com uma dieta rica em alimentos antioxidantes, também supervisionada por um nutricionista, para auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce, na proteção contra de doenças, etc.

Ácido hialurônico em cápsulas funciona?

Um estudo realizado pela Universidade de Toho Centro Médico de Ohashi, no Japão, com dois grupos de pacientes saudáveis com rugas, homens e mulheres japoneses com idades entre 22 e 59 anos, apontou que o grupo que ingeriu via oral ácido hialurônico cápsulas dose diária durante 12 semanas apresentou rugas significativamente diminuídas em comparação ao grupo que ingeriu cápsulas de placebo (preparação neutra sem efeitos farmacológicos).

O resultado da pesquisa começou a aparecer após 8 semanas de uso diário de 120 mg do componente, e levou em consideração que o brilho, a elasticidade e a condição da pele melhoraram ao longo de todo o processo até o final do estudo; revelando a eficiência do uso via oral em cápsulas.

Com base em pesquisas e testes científicos observamos que se o ácido hialurônico cápsulas for consumido constantemente, o organismo começa a absorver e reverter em efeitos positivos para uma pele mais resistente e hidratada. Diferente do tratamento injetável, em procedimentos estéticos, no qual teremos um efeito mais rápido, porém ao longo do prazo será diminuído pouco a pouco.

Algumas das vantagens do uso das cápsulas em relação aos outros métodos via tópica e injetável, está também na facilidade para inserir o suplemento na sua rotina – sendo possível ingerir em casa, no seu local de trabalho, em uma viagem etc. Além do efeito que suprirá as necessidades de todos os tecidos do organismo que necessitam do componente, e não somente do local aplicado.

Vitamina C com ácido hialurônico: entenda a combinação

Para obter melhores resultados, recomendamos que na sua consulta com o especialista da área da saúde você apresente todas as dúvidas a respeito da associação do ácido hialurônico cápsulas com outros suplementos, como por exemplo a vitamina C.

De acordo com o artigo publicado pelo Departamento de Farmácia e Tecnologia Farmacêutica da Universidade de Granada, na Espanha, a combinação do ácido hialurônico e vitamina C cápsulas pode auxiliar ainda mais no processo de antienvelhecimento, uma vez que a vitamina C tem a capacidade antioxidante e antirradical, com efeito de proteção contra a radiação UV, o que facilita no melhoramento da sustentação, firmeza e elasticidade da pele.

Com tantas modificações corporais devido ao envelhecimento, o mercado dos cosméticos também oferece uma grande oferta de combinações de componentes, como o sérum vitamina C, que trata ou retarda os efeitos da idade na pele, garantindo autoestima para os consumidores que procuram por rejuvenescimento e uma vida saudável.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BROMMONSCHEKEL, Júlia; SEICK, Lorena; PESSOTTI, Vânia Maria Uliana; CAVALCANTI, Áurea Scardua Saade; CAVALCANTI, Luiz Carlos; JÚNIOR, Robison Pimentel Garcia. Os efeitos do ácido hialurônico na prevenção do envelhecimento cutâneo: revisão de literatura. EFDeportes.com: Revista Digital, Buenos Aires, ano 19, ed. 192, maio 2014. Disponível em <https://www.efdeportes.com/efd192/os-efeitos-do-acido-hialuronico.htm>. Acesso em: 28 jun. 2020.

MARIKO, Oe; SEIGO , Sakai; HIDETO, Yoshida; OKADO, Nao; KANEDA, Haruna; MASUDA, Yasunobu; OSAMU, Urushibata. Oral hyaluronan relieves wrinkles: a double-blinded, placebo-controlled study over a 12-week period. Clin Cosmet Investig Dermatol, [s. l.], ed. 10, p. 267-273, 2017. DOI https://doi.org/10.2147/CCID.S141845. Disponível em <https://www.dovepress.com/oral-hyaluronan-relieves-wrinkles-a-double-blinded-placebo-controlled–peer-reviewed-fulltext-article-CCID>. Acesso em: 28 jun. 2020.

MARTÍNEZ, Ruiz; ADOLFINA, Mª; ENCARNACIÓN, Morales Hernández Ma. Aproximación al tratamiento del envejecimiento cutáneo. Ars Pharm, Granada, v. 56, ed. 4, out/dez 2015. DOI http://dx.doi.org/10.4321/S2340-98942015000400001. Disponível em <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2340-98942015000400001>. Acesso em: 28 jun. 2020.

PAPAKONSTANTINOU, Eleni; ROTH, Michael; KARAKIULAKIS , George. Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging. Dermato Endrocrinology, [S. l.], v. 4, p. 253–258, 1 jul. 2012. DOI 10.4161/derm.21923. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3583886/>. Acesso em: 28 jun. 2020.

Visitado 117 vezes, 5 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).