Açaí engorda? Quais são os benefícios?

Growth 20/04/2020

Já se perguntou se o açaí engorda?

Este fruto é um dos alimentos mais procurados por quem busca uma alimentação saudável e garantir mais benefícios para a saúde.

O açaí, um fruto típico da Amazônia, é rico em diversos nutrientes, além de ter uma alta quantidade de antioxidantes.

Apesar de todos os benefícios do açaí – que você verá mais abaixo –, muitas pessoas deixam de consumir este fruto por conta do seu valor calórico.

Afinal, açaí realmente engorda? Além de responder a essa pergunta, nós vamos te dizer os benefícios desse fruto, seus principais nutrientes e as melhores receitas de açaí!

Tópicos do conteúdo

  1. O açaí é um alimento funcional?
  2. Afinal, açaí engorda? 
  3. E no emagrecimento, o açaí é um aliado?
  4. Principais nutrientes do açaí
  5. Benefícios do açaí
  6. Quantas calorias tem o açaí?
  7. Melhores receitas com açaí

O açaí é um alimento funcional?

Sim, o açaí é um alimento funcional! Mas o que isso significa? Um alimento funcional é aquele que afeta de maneira positiva um ou mais aspectos da saúde.

Isto é, o consumo do alimento contribui para o bem-estar e a saúde e ainda auxilia na redução do risco de alguma doença? Então, esse é um alimento funcional.

E o consumo do açaí pode melhorar sua saúde de diversas maneiras!

Veja abaixo quais são os principais nutrientes do açaí e, em seguida, os benefícios que eles podem proporcionar à sua saúde.

Afinal, açaí engorda?

Por si só, o açaí não engorda. Mas, se consumido em excesso ou combinado com outros alimentos calóricos (como leite condensado, leite em pó e xarope de guaraná), o açaí pode favorecer o ganho de peso.

Por isso, ao consumir o açaí, procure não exagerar na quantidade e nos acompanhamentos, que acabam acrescentando muito valor calórico.

Uma dica é consumir a polpa com frutas, como banana e frutas vermelhas. Se quiser adoçar, dê preferência ao mel, ao invés de utilizar o leite condensado ou o xarope de guaraná.

Por que fazer essa troca?

Porque o leite condensado e o xarope de guaraná, por exemplo, possuem um alto índice glicêmico.

O consumo desses alimentos pode provocar o aumento nos níveis de insulina no sangue e, consequentemente, provocar o aumento da gordura corporal.

E no emagrecimento, o açaí pode ser um aliado?

No emagrecimento, por outro lado, o açaí pode ser um aliado em sua dieta! Isso acontece porque o açaí é rico em fibras.

Alimentos ricos em fibras auxiliam na sensação de saciedade, diminuindo a sensação de fome. Isso ajuda o indivíduo a comer menos e ingerir menos calorias, auxiliando no emagrecimento.

Principais nutrientes do açaí

Como todo alimento funcional, o açaí é rico em diversos nutrientes. Os principais compostos nutricionais do açaí são:

  • Vitamina E.
  • Ácidos graxos (ômega 6 e ômega 9).
  • Carboidratos.
  • Fibras.
  • Proteínas.
  • Cálcio.
  • Fósforo.
  • Magnésio.

Veja 6 benefícios do açaí

Agora que você já sabe os principais compostos nutricionais do açaí, fica mais fácil entender os benefícios que o consumo desse fruto pode trazer.

Veja quais são os principais benefícios do açaí.

Auxilia no trânsito intestinal

Por ser um alimento rico em fibras, o açaí é capaz de auxiliar no bom funcionamento do intestino. Quando são ingeridas, as fibras absorvem gorduras e açúcares que estão em excesso no organismo, o que colabora para uma digestão mais rápida e eficaz.

Auxilia na redução do colesterol ruim

O consumo da polpa in natura do açaí também pode colaborar para a redução do colesterol ruim. Isso acontece também por conta da quantidade de fibras presentes no açaí.

As fibras auxiliam na absorção de gorduras em excesso, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL).

Outro componente do açaí que auxilia no controle do colesterol são os antioxidantes presentes na fruta, que são responsáveis pela oxidação e redução do colesterol ruim (LDL).

Efeito antioxidante e reduz os riscos de câncer

O açaí é rico em componentes antioxidantes que são capazes de inibir ou diminuir o processo de oxidação dos radicais livres no organismo.

Por que isso é importante? Porque a produção excessiva de radicais livres está diretamente relacionada ao desenvolvimento de doenças e ao envelhecimento precoce.

Além de prevenir o envelhecimento, a ação antioxidante do açaí também ajuda no sistema imunológico e na prevenção de alguns tipos de câncer.

Os componentes antioxidantes do açaí são as antocianinas e outros flavonoides. São compostos com efeito antioxidante e são responsáveis pela coloração roxo-avermelhada da polpa da fruta.

Além da função antioxidante, as antocianinas também têm ação anti-inflamatória. Por isso, o açaí é um alimento excelente para a sua saúde!

Excelente fonte de energia

Como muitas pessoas sabem, o açaí é uma fruta altamente calórica. A fruta é rica em carboidratos, que são transformados em energia quando ingeridos. Por isso, o açaí é capaz de fornecer uma grande quantidade de energia para o corpo.

Auxilia no desenvolvimento da massa muscular

O açaí é uma ótima opção de lanche pré-treino e pós-treino! Quem faz musculação ou tem uma rotina de exercícios físicos pode se beneficiar muito do consumo dessa fruta.

O açaí é rico em valor energético, carboidratos e antioxidantes, fundamentais para o bom desempenho durante os treinos. Por ser altamente energético, o açaí fornece a energia necessária para que você faça os exercícios de forma eficiente.

Para o pós-treino, o açaí também é recomendado. A fruta é rica em antioxidantes que auxiliam na recuperação do tecido muscular e na redução da inflamação. Por isso, o açaí é ideal para quem malha e precisa de energia para recuperar o músculo rapidamente.

Quantas calorias tem o açaí?

Uma porção de 100 g de polpa de açaí in natura, sem adição de outros ingredientes, apresenta um valor calórico de 60 kcal. Porém esse valor pode variar – isso depende de como você vai preparar o açaí.

Adicionar frutas, leite em pó, leite condensado, xarope de guaraná  ou granola no açaí fará com que essa sobremesa tenha um alto valor calórico, podendo chegar a 600 kcal.

Melhores receitas com açaí

O açaí pode ser preparado de diversas maneiras, o que rende receitas saudáveis e deliciosas. As formas mais tradicionais de consumo são suco, geleias, licores e sorvetes.

A polpa de açaí pode ser preparada com granola, xarope de guaraná e banana. Essa receita é muito versátil, o que permite que você coloque as sementes e frutas de sua preferência!

Pode ser adicionado aveia, uva passa, nozes, linhaça e as frutas que agradem o seu gosto.

Para além da típica receita de açaí na tigela, aqui você encontra uma receita de shake de açaí com cacau em pó feita exclusivamente para você:

Shake de açaí com cacau em pó

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de leite desnatado.
  • 2 bolas de creme de açaí.
  • Cacau em pó a gosto.
  • 1 xícara de chá de morango picado.

Bata no liquidificador o leite, sorvete de açaí e cacau em pó.

Bata até ficar homogêneo. Em seguida, adicione o morango, deixando pequenos pedaços.

Apesar de todos os benefícios do açaí, é importante lembrar que este fruto é apenas uma pequena parte da sua dieta.

Se você quer potencializar os benefícios do açaí, o recomendado é fazer uso de suplementos adequados para a sua necessidade.

No site da Growth Supplements, você encontra diversos suplementos vitamínicos e minerais que irão trazer excelentes resultados para sua dieta e seu treino, como o whey protein.

Entre no nosso site e confira os nossos suplementos. Com certeza, existe um perfeito para você!

Gosta de conteúdos como este? Então, não deixe de acompanhar o blog da Growth! Aqui, você encontra dicas exclusivas de treino, dieta e nutrição. Assine a nossa newsletter para recebê-la diretamente no seu e-mail.

Referências

PORTINHO, José Alexandre et al.. Efeitos benéficos do açaí. International Journal of Nutrology, v.5, n.1, p. 15-20, jan./abr. 2012.

VELASQUE, Leandra Fiori Lopes; LOBO, Ana Carolina Martini. Revisão de literatura sobre os efeitos terapêuticos do açaí e sua importância na alimentação. Biosaúde, Londrina, v. 18, n. 2, 2016.

Visitado 13 vezes, 4 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).