Açaí é um alimento funcional?
Típico da região amazônica (Pará, Maranhão, Amapá, Acre e Rondônia), este fruto é famosos no mundo inteiro pela sua composição fotoquímica e consequentes benefícios à saúde.A forma mais comum de consumo é suco, tortas, geleias e licores. Hoje o produto de fabricação brasileira é exportado para Estados Unidos, Japão, China e alguns países da Europa.
Mesmo que a polpa seja a mais consumida, outras partes como óleo e raiz também são usadas por seus benefícios. Quando falamos da polpa, observamos que o grau de maturidade da mesma influencia sua atividade biológica, a polpa verde possui menor atividade antioxidante devido a falta da pigmentação fenólica em relação à polpa madura. Além destes compostos a polpa do açaí apresenta alta concentração de gorduras (ácidos graxos essenciais Omega 6 e Omega 9), carboidratos, fibras, vitamina E, proteínas e minerais como magnésio, ferro, zinco, cobre e cromo.
As propriedades funcionais desta fruta brasileira são conferidas pela presença de antioxidantes, como definição podemos dizer que estes elementos tem a capacidade de inibir ou diminuir os processos de oxidação gerada pelos radicais livres no organismo, quando o organismo não consegue combater todos os radicais livres produzidos pode acontecer efeito de estresse oxidativo, o mesmo pode contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças e envelhecimento do organismo. Um dos efeitos do estresse oxidativo influencia diretamente o metabolismo energético, isto ocorre devido a esta condição ser capaz de gerar danos a organelas como a mitocôndria celular. O combate aos radicais livres e estresse oxidativo é garantido pelas antocianinas, proantocianidina e outros flavonóides são os fitoquímicos predominantes além de compostos fenólicos com efeito antioxidante.
A lista de antioxidantes é grande, mas os mais importantes são as antocianinas, são estas substancias as responsáveis pela coloração vermelha da polpa da fruta. Segundo a citação de Portinho e colaboradores, 2012 em artigo publicado no International Journal of Nutrology até o momento foram identificadas diversas propriedades farmacológicas e medicinais das antocianinas, incluindo anticarcinogênica, antiinflamatória, antimicrobiana e antioxidante, prevenindo a oxidação do LDL, doenças cardiovasculares e neurológicas. As principais antocianinas encontradas na polpa do açaí são representadas pela cianidina-3-glucosídeo, cianidina-3- rutinosídeo perlagonidina-3-glucosídeo (20), cianidina-3-sambiosídeo, peonidina-3-glucosídeo, peonidina-3-rutinosídeo .
Não é sem motivos que o Açaí é unanimidade na dieta dos praticantes de atividade física, O açaí pode melhorar resposta antinflamatória e aumento das atividades do sistema imunológico. Estas implicações beneficiam diretamente o individuo praticante de atividade física amador e também o atleta profissional. Quanto maior a intensidade na execução dos exercícios, quanto mais longa for à duração das sessões, maiores poderão ser os efeitos inflamatórios gerados nas fibras musculares. O açaí e seus antioxidantes apresentam propriedades que atuam na redução da lesão tecidual. A polpa do açaí ainda apresenta gorduras que podem estar envolvida na redução da inflamação o processo inflamatório e do conjunto de sistemas envolvidos nas percepções da dor.
Como resumo da história, temos um alimento genuinamente funcional! Fornece calorias e energia para realização dos trabalhos físicos ainda beneficiando as respostas orgânicas do individuo frente aos estímulos proporcionados nos treinos.
Isto foi útil?
Diogo Círico
NutricionistaGraduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067