Como tomar açafrão para emagrecer? Descubra!

Diogo Círico 07/03/2024

Conhecido por suas propriedades benéficas à saúde, o açafrão (ou cúrcuma) não apenas adiciona sabor às suas refeições, mas também pode ser um aliado na busca pelo peso ideal.

Neste guia completo, exploraremos as diversas maneiras de incorporar o açafrão em sua dieta para impulsionar a perda de peso de forma saudável. Desde receitas práticas até dicas valiosas, aprenda como aproveitar ao máximo os benefícios do açafrão para alcançar seus objetivos fitness. 

Continue conosco e descubra como aproveitar os benefícios e seus efeitos para ajudar no emagrecimento.

Sumário

O que é o açafrão? (ou cúrcuma)

A cúrcuma, também popularmente conhecida como açafrão-da-terra, é uma raiz de tonalidade alaranjada pertencente à família do gengibre. Rica em vitaminas C e B6, potássio, ferro, cálcio e minerais, essa planta originária da Índia e sudeste da Ásia possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antibacterianas. 

Muito utilizada na medicina e culinária, a cúrcuma desempenha um papel crucial no tratamento e prevenção de diversas doenças. 

Encontrá-la para comprar também é simples, já que está disponível em lojas de produtos naturais, farmácias e supermercados, pois a especiaria é utilizada tanto na gastronomia quanto na preparação de chás. Além disso, a cúrcuma é comercializada em cápsulas orais e cremes, oferecendo uma variedade de formas de incorporar seus benefícios à rotina diária. 

Como o açafrão age no corpo?

São diversos os benefícios e as maneiras como o açafrão atua no corpo. Confira abaixo algumas das principais ações.

Anti-inflamatória

Em diversos estudos, observou-se que seus efeitos anti-inflamatórios são comparáveis aos de substâncias como hidrocortisona, diclofenaco e fenilbutazona, reconhecidas como drogas anti-inflamatórias potentes. Essa constatação ressalta o potencial terapêutico da curcumina, destacando-a como um componente relevante nos benefícios à saúde associados ao consumo de açafrão.

Antioxidante

Ela é capaz de neutralizar os radicais livres, que são substâncias químicas causadoras de danos às células. Esse atributo antioxidante da curcumina contribui para a proteção celular e pode desempenhar um papel significativo na prevenção de danos oxidativos associados a diversas condições de saúde.

Contra a artrite

A ação antioxidante do açafrão-da-terra é benéfica no alívio da artrite, pois os radicais livres desempenham um papel na degeneração e inflamação das articulações nessa doença. Assim, a combinação do efeito antioxidante e anti-inflamatório do açafrão contribui para a redução de sintomas como rigidez matinal, inchaço e dor associados à artrite. 

Esse potencial terapêutico do açafrão faz com que seja uma opção interessante para pessoas que lidam com essa condição.

Prevenção do câncer

A curcumina presente no açafrão-da-terra que exerce uma ação antioxidante também protege as células contra os radicais livres que podem causar danos ao DNA celular. Essa proteção é importante, pois alterações no DNA podem levar ao crescimento de células cancerígenas.

Esse componente auxilia também na prevenção de metástases, inibindo a síntese de proteínas envolvidas na formação do tumor e impedindo a angiogênese, que é a formação de novos vasos sanguíneos para alimentar o crescimento de tais células.

Como usar o açafrão para emagrecer

A cúrcuma (açafrão) pode ser uma aliada eficaz no processo de emagrecimento devido à sua ação termogênica, que não apenas estimula o gasto energético como também contribui para a queima de gordura corporal. 

Seus efeitos na redução de marcadores inflamatórios associados ao excesso de peso a tornam uma escolha benéfica para incorporar em estratégias de emagrecimento saudáveis. 

No entanto, vale dizer que o açafrão de forma isolada não causa o emagrecimento. Para alcançar os resultados desejados para a perda de peso é necessário aliar uma boa alimentação com a prática regular de atividades físicas.

Posso tomar açafrão todos os dias?

Ao integrar a cúrcuma à sua alimentação regular, pessoas saudáveis podem desfrutar dos seus benefícios. Se optar pela raiz, o consumo diário de uma ou duas rodelas é suficiente. 

Para o pó de açafrão, a recomendação é uma colher de chá, aproximadamente 5 gramas, diariamente. Aprimorar a absorção dos antioxidantes presentes na cúrcuma pode ser alcançado ao combiná-la com óleos, como azeite, óleo de coco ou de abacate, e pimenta-do-reino preta. 

Essas práticas simples podem maximizar os efeitos positivos dessa especiaria na saúde. É recomendado, no entanto, consultar um profissional de sua confiança para orientá-lo no consumo mais adequado para o seu perfil.

Já sabe como o açafrão pode ser um aliado para o emagrecimento? Saiba mais o que comer para emagrecer e conquistar o resultado desejado com a prática de exercícios.

Referências:

VALE SAÚDE. Quais são os benefícios e malefícios da cúrcuma?. Acesso em 28/01/24

OCEAN DROP. Cúrcuma em cápsulas: sem lactose, sem glúten e sem corantes. Acesso em 28/01/24LIV

UP. Shot de açafrão: nutri explica mitos e verdades. Acesso em 28/01/24

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 100 vezes, 11 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067