4 bons motivos para começar na academia em 2019!

Diogo Círico 24/03/2019

Começar na academia nem sempre é fácil. Com a virada do ano, é muito comum que façamos planos para ter um estilo de vida mais saudável e ampliar os cuidados com o nosso corpo, mas, ao longo dos meses, é também recorrente observar uma diminuição dessa empolgação.

Felizmente, persistir e alcançar os objetivos é completamente possível! Então, que tal se programar para começar a academia em 2019 e manter o hábito por muitos e muitos anos? Afinal, a prática regular de exercícios físicos é fundamental para a prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida como um todo.

Está interessado em mudar os hábitos neste ano? Então, continue a leitura e confira algumas razões especiais pelas quais praticar exercícios na academia é a opção certa para que você se torne uma pessoa muito mais saudável em 2019!

Qual é a importância dos exercícios físicos para melhorar a saúde e a qualidade de vida?

Muito se fala sobre a importância dos exercícios físicos para a melhora da saúde, não é mesmo? Por toda a parte, observamos recomendações de profissionais da área e também de pesquisadores, que a cada dia descobrem mais e mais benefícios da regularidade dessa prática.

No entanto, nem sempre são claras as razões que fazem das atividades físicas um bom negócio para o nosso organismo. De certo modo, é algo de que todos nós temos consciência, mas não questionamos o porquê.

Então, afinal: quais são os benefícios trazidos pela prática regular de atividades físicas? A seguir, veremos algumas vantagens para a qualidade de vida da população em geral:

  • deixa as pessoas mais felizes;
  • melhora a autoestima;
  • traz mais segurança para o dia a dia;
  • ajuda no emagrecimento;
  • fortalece músculos, ossos e articulações;
  • promove a saúde do sistema cardiovascular;
  • aumenta os níveis de energia;
  • previne uma série de doenças;
  • ajuda a reduzir os sintomas de doenças crônicas, como a diabetes;
  • deixa a pele mais bonita e saudável;
  • auxilia na regulação dos hormônios;
  • melhora a qualidade do sono;
  • ajuda no trânsito intestinal.

Já deu para perceber que praticar exercícios é um excelente investimento para a saúde, não é? Por meio dessa atividade, você evita o cansaço e alcança diversos outros benefícios!

Por que a academia é o lugar ideal para realizar exercícios físicos?

Agora que já conhecemos alguns dos principais benefícios da prática de exercícios, fica a pergunta: por que, exatamente, começar a realizá-los em uma academia? Afinal, há diversas opções que podem ser feitas sem a necessidade de fazer a matrícula em um estabelecimento do gênero.

O primeiro benefício de escolher uma academia é, sem dúvidas, a diversidade de opções. Na academia há ferramentas especiais para que você realize os seus exercícios da maneira correta e com o aparato necessário para obter resultados realmente satisfatórios.

Além disso, os alunos de uma academia contam com os conselhos e o acompanhamento de profissionais da área, algo fundamental para evitar lesões e machucados que podem, muitas vezes, trazer sérios prejuízos para a saúde. Alguns deles são, inclusive, incapacitantes e limitadores de movimentos.

Por fim, uma vantagem muito interessante das academias é a possibilidade de interagir com pessoas que têm o mesmo objetivo que você: ter uma vida mais saudável e um corpo muito mais legal. Assim, você pode contar com o incentivo de seus colegas e fazer novas amizades!

Quais são os principais benefícios de começar na academia em 2019?

Chegou o momento de conferirmos algumas das vantagens de se inscrever em uma academia em 2019 e tornar esse hábito algo frequente em sua vida por muitos anos. Dê uma olhada:

1. Realizar exercícios físicos regularmente

Como vimos anteriormente, a prática regular de atividades físicas é algo vantajoso para o organismo como um todo. E, sem sombra de dúvidas, fazer parte de uma academia é o melhor modo de conseguir essa frequência sem maiores problemas.

Embora existam exercícios que possam ser praticados fora desse ambiente, é inegável que ter um local para realizá-los é muito melhor. Além do incentivo de colegas e professores, realizar as atividades na academia evita imprevistos como o calor excessivo, a presença de chuvas e outros fenômenos que podem prejudicar o rendimento.

2. Ter o acompanhamento de profissionais especializados

A realização de exercícios deve ser feita com muita cautela, especialmente quando falamos sobre modalidades específicas como a musculação. Para iniciantes, então, esse cuidado é ainda mais importante.

A prevenção de lesões é o principal motivo para que profissionais especializados conduzam a prática de atividade física, corrigindo posturas inadequadas e dando dicas sobre a execução correta dos exercícios. Além disso, a ajuda profissional faz com que os resultados obtidos venham muito mais rápido e sejam realmente duradouros.

3. Contar com toda a infraestrutura necessária para obter bons resultados

Outro ponto positivo das academias é a existência de ferramentas específicas para cada grupo muscular. Por isso, se você busca o corpo perfeito, matricular-se em uma academia e contar com a sua infraestrutura é o caminho certo.

Nesse ambiente, você poderá trabalhar todos os grupos musculares e obter seus resultados da maneira correta, sem sobrecarregar o seu corpo e atingindo os pontos certos para garantir que você alcance os seus objetivos.

4. Aumentar a disposição para as atividades do dia a dia

Além de ter um corpo bonito e ficar com a autoestima nas alturas, a prática de exercícios físicos ajuda qualquer pessoa a ter uma saúde de ferro. Afinal, desde que feitos com o devido cuidado e com muita responsabilidade, é possível obter inúmeros benefícios com a academia.

A longo prazo, isso melhora a qualidade de vida e traz muitas vantagens, como o aumento da energia e da disposição para enfrentar os dias de peito aberto. Assim, sua vida profissional, acadêmica e até pessoal também serão beneficiadas!

Como começar a treinar com o pé direito?

Para fechar esse post, que tal batermos um papo sobre dicas importantes para começar os treinos da maneira correta e ter um aproveitamento muito melhor logo no início? Vamos lá!

Alie os seus treinos a uma boa dieta

Para obter os melhores resultados possíveis, é indispensável caprichar na alimentação. Invista em uma dieta diversificada, com pratos coloridos, muita proteína e bons carboidratos. Isso garantirá que seus músculos cresçam fortes e saudáveis e potencializará a perda de gordura sem a perda de energia.

Capriche na ingestão hídrica

A desidratação é um dos maiores perigos para o nosso corpo. Durante as atividades físicas, há uma grande perda hídrica em forma de suor e, por isso, é fundamental que essa água seja reposta. Beba sempre pequenas quantidades de líquido várias vezes ao dia, a fim de potencializar a absorção deste mineral.

Cuide de seu relógio biológico

O nosso corpo funciona muito melhor com uma boa rotina e horários bem definidos. Por isso, organize o seu relógio biológico e defina horas certas para dormir, acordar e fazer as suas refeições. Isso fará com seus treinos sejam muito mais proveitosos e com que você tenha muita energia para realizá-los!

Faça um check-up completo

Toda e qualquer atividade física deve ser liberada por um profissional da área da saúde. Portanto, consulte um médico e realize os exames necessários para que você esteja seguro de que pode praticar as atividades da academia com a devida segurança.

Busque a orientação de profissionais qualificados

A orientação de pessoas que estudaram sobre o corpo humano é muito importante para que você tenha sucesso nessa nova empreitada. Por isso, escute os conselhos de seu personal trainer e também de seus médicos, levando em consideração as suas observações sobre a alimentação e o uso de suplementos, por exemplo.

Defina pequenas metas e objetivos

Começar com muita sede ao pote e definir metas inalcançáveis pode ser um balde de água fria para a sua animação. Por isso, vá por partes e dê pequenos passos de cada vez, definindo metas palpáveis que possam ser atualizadas conforme os objetivos forem alcançados.

Como podemos observar, começar na academia em 2019 não é assim tão difícil e pode ser a mudança necessária para que seu ano seja muito mais produtivo e feliz! Afinal, cuidar do bem-estar traz benefícios para a qualidade de vida e faz com que seus dias sejam muito melhor aproveitados. Providencie a sua matrícula o quanto antes e melhore a sua saúde!

Está pronto para começar na academia? Então, não deixe de ler o nosso artigo com ótimas dicas de suplementação para iniciantes e esteja realmente preparado para mandar bem!

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067