Whey Protein

Você sabe quando tomar?

WHEY PROTEIN CONCENTRADO

O que é whey protein

Este produto que vem sendo consumido em maior quantidade e frequência a cada dia, é o resultado de uma série de processos industriais que são aplicados ao leite, este produto vem sendo procurado por frequentadores de academias e também praticantes de atividade física em geral, por definição técnica apenas as proteínas do soro do leite podem ser chamadas de Whey Protein. Este produto tem como principal objetivo fornecer proteínas de alto valor biológico que poderão ser usadas no trabalho de anabolismo muscular, manutenção do tecido muscular ou recuperação das fibras de praticantes de atividade física em geral.

Sobre a origem do whey protein

Ele é proveniente do leite, apenas as proteínas do soro do leite recebem a identificação especifica de WHEY PROTEIN.
A indústria alimentícia retira esta matéria prima da fabricação de queijos a partir do leite fluido, durante um moderno processo tecnológico ocorre à separação da matéria mais liquida o soro do restante da matéria orgânica do leite. Para exemplificar este processo que acontece na industria com uma situação que ocorre em nossas residências podemos citar aquela situação aonde um recipiente com leite é deixado por muito tempo na geladeira (ou fora dela) aonde acontece a segmentação de uma parte mais liquida (ficando em cima) e uma parte mais grossa (mais abaixo). Pois bem, as proteínas do leite estão contidas em ambas as partes, porém o Whey Protein é extraído da parte mais liquida A diferença é que na indústria não há possibilidade de deixar este processo acontecer de maneira natural devido aos riscos de contaminação microbiológica. Para extração das proteínas do soro do leite usa-se o material residual gerado na indústria de queijos.

Os tipos de whey protein que podem ser encontrados no mercado

 

Whey Protein Concentrada ? WPC


Este produto pode variar e ter na sua composição entre 25 a 89% de proteínas, pode ainda ter gorduras e carboidratos além de micronutrientes como vitaminas e minerais.

Whey Protein Isolada ? WPI


Somente os produtos que possuem uma conncentração maior do que 90% de proteínas podem ser chamados de isolados, quantidades mínimas de carboidratos e gorduras podem estar presentes neste produto. Além das vitaminas e minerais presentes naturalmente no leite.

Whey Protein Hidrolisado ? WPH


Este produto é feito com as proteínas do soro do leite (WPC ou WPI), mas recebe ainda a aplicação de um ouro processo tecnológico chamado de hidrólise. O resultado deste processo é a exposição de partículas menores chamados de aminoácidos. O resultado é um produto que terá uma velocidade maior de absorção.

Como acontecem os processos de obtenção de whey protein na indústria

Os Whey Protein podem ser obtidos do soro do leite de 3 formas:
– Troca iônica: aonde se usa ácidos e consequentemente reduz o valor biológico do produto
– Filtragem em peneiras: Microfiltração ou Ultrafiltração.
Tanto por filtragem quanto por troca iônica o produto ainda precisa ser “secado” aonde transforma-se em pó através de um equipamento chamado Spray Dryer.

O sabor dos tipos de whey protein

Os produtos WPC e WPI possuem sabor característico do leite, pois trata-se da matéria prima usada na sua fabricação, possuem afinidade com água e consequentemente difícil diluição em água, porém na industria é adicionado um aditivo alimentar capaz de melhorar esta característica (emulsificante).
Já o produto WPH possui sabor amargo e ainda apresenta-se mais difícil diluição. Esta característica é derivada do ultimo processo pelo qual a matéria prima é submetida, a hidrolise que deixa os aminoácidos em sua forma livre evidenciando esta característica dos mesmos.

Grupo alimentar dietético, as proteínas

Os 3 produtos são pertencentes ao grupo alimentar das proteínas e são usados na construção, recuperação das proteínas musculares, tecidos, formação de enzimas, anticorpos, entre ouras funções no organismo humano.
Cada individuo possui uma necessidade especifica deste nutriente, 1,6gr a 2,2 gr de proteína tem sido usada em dietas de indivíduos praticantes de atividade física. A recomendação que vimos na embalagem dos produtos de 30gr é de acordo com uma média de ingestão calórica diária feita em estudos populacionais com brasileiros.

Contra indicações, quem não deve consumir whey protein

Qualquer pessoa pode consumir Whey Protein, salvo os casos aonde existe alergia as proteínas do leite. Os indivíduos que possuem intolerância a parte glicídica do leite devem optar pela opção WPI ou WPH elaborado com matéria prima isolada.

Horários indicados para consumir


Os horários mais indicados para ingerir estes produtos são: após um longo período em jejum como no caso do café da manhã proporcionando assim oferta de aminoácidos de altíssima qualidade em pouco tempo. Após o treinamento físico quando existe uma demanda aumentada gerada pela contração e relaxamento dos músculos. Na situação pós-treino, independente do objetivo de cada um, quanto menor for o tempo entre o término da atividade e a ingestão do produto melhor será o suporte nutricional.

Maneira de diluir, correta diluição do produto


A diluição correta do Whey Protein se faz necessária para que o produto não tenha suas características alteradas e seus efeitos aproveitados em sua totalidade. Sucos de frutas, leite, bebidas contendo carboidratos complexos ou uma mistura de muitos ingredientes pode fazer com que a velocidade de absorção do Whey Protein seja reduzida, desta forma na situação pós-treino recomenda-se diluir apenas com água ou com carboidratos de rápida digestão como a dextrose por exemplo.
Já nas refeições aleatórias pode-se diluir com aquilo que o individuo desejar, dependendo da estratégia será muito bem vindo que seja utilizados leite para que seja retardado o tempo de absorção.

Whey protein concentrado OU Concentrado proteico do soro do leite

 

A sua composição

O soro do leite possui proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e carboidratos. Quando submetido a um processo de secagem e retirado dos componentes não proteicos temos o produto que é chamado de WPC ? Whey Protein Concentrado. Tecnicamente este produto pode ter uma variação de 25% a 80% de proteínas. Existem 4 tipos de proteinas que são responsáveis pela especificidade deste produto: b-lactoglobulina, a-lactalbumina, imunoglobulinas e a albumina. É necessário ter cuidado com a manipulação do suplemento, pois as proteínas podem perder seu valor biológico parcialmente ou totalmente se aplicado enzimas, ácidos, calor excessivo ou sais.

Aplicação de Whey Protein Concentrado no desenvolvimento de novos produtos


O concentrado proteico do soro do leite tem sido aplicado na indústria alimentícia á elaboração de diversos produtos como: requeijão, coalhada, barras de proteínas, gelatinas, refrescos, salgadinhos, shakes, pães, entre outros.

Aplicação de Whey Protein Concentrado em receitas culinárias, os benefícios nas características organolépticas e na saúde populacional

Ao adicionar concentrado proteico do soro do leite nos alimentos são aumentados à quantidade de proteínas, melhora o perfil de aminoácidos principalmente os de aminoácidos de cadeia ramificada, aumento na quantidade de minerais caracterizando melhora no valor nutricional. A melhoria das características organolépticas de cor, brilho, sabor, odor e textura dos produtos também têm sido evidenciados. A utilização dos concentrados proteicos do soro do leite são excelentes substitutos para a gordura, agem transformando o produto em uma versão “light”, ou seja, reduzidos em quantidade de calorias em relação ao produto original. Essa estratégia vem sendo estudada por inúmeras empresas fabricantes de alimentos para assim criar produtos que atendam as necessidades de mercado e dos consumidores, que estão buscando cada vez mais os produtos relacionados à área “fitness” (trabalho físico) e “health” (trabalho relacionado a saúde). A criação de novos produtos também tem sido estudada por instituições de epidemiologia devido aos benefícios a saúde populacional no combate e prevenção a hipertensão, diabetes melito, cardiopatias entre outras docenças.
Existe ainda um beneficio no uso do soro do leite que não é muito conhecido pela população em geral, ao utilizar este material evitam-se problemas ambientais.

Benefícios no desempenho esportivo com uso de whey protein concentrado


é fato comprovado através de inúmeros estudos que os indivíduos que praticam atividade física possuem necessidade de ingerir mais proteínas do que as pessoas sedentárias. Estas proteínas não devem ser provenientes de qualquer fonte, as necessidades nutricionais, ou seja, a demanda proteica é especifica por proteínas de alta qualidade. O concentrado proteico do soro do leite ? Whey Protein Concentrado possui em sua composição estruturas menores chamadas de aminoácidos que estimulam o trabalho de recuperação das fibras musculares que foram recrutadas durante o treino, preservam a massa magra e também tem capacidade de construir novas proteínas.
Estes benefícios se devem a uma serie de fatores como: rapidez na absorção das proteínas e aminoácidos que compõe o produto. Característica especifica como quantidade e padrão destas proteínas de tais aminoácidos. Estes efeitos estão relacionados de maneira direta ao consumo do whey protein. Existem ainda alguns benefícios que são obtidos de forma indireta, ou seja, conseguimos nos beneficiar através de reações químicas que são produzidas por intermédio de outras reações. Complicado? Eu explico.
A redução de peso por exemplo esta relacionada a ingestão de cálcio em quantidade especifica, ou seja, este mineral que será consumido no whey está ligado a produção de hormônios que por sua vez fazem com que a seja reduzida a velocidade de deposição de gorduras no tecido adiposo. A melhora no sistema imunológico também é privilegiada indiretamente, uma vez que ao consumir aminoácidos específicos presentes no whey protein concentrado ocorre a produção de hormônios que estimulam a fabricação de hormônios, enzimas, compostos que estão ligados a defesa de nosso organismo como um todo.