Whey com Leite – Por Dudu Haluch

Muitos questionam a mistura de whey com leite, alegando que isso pode atrasar ou prejudicar a absorção do whey. Na verdade a mistura de whey com leite, além de não prejudicar a absorção do whey, pode até ser mais vantajosa, além de ser mais saborosa que tomar whey com água.

Para começar devemos lembrar que whey é nada mais, nada menos, que proteína do “soro do leite”. O leite é formado por 20% de proteína do soro do leite e 80% de caseína, uma proteína de digestão lenta. A caseína não tem o mesmo potencial para aumentar a síntese proteica do whey protein, mas em compensação é uma proteína que tem um efeito superior na inibição da degradação proteica. Devemos sempre lembrar que o “anabolismo” resulta de um balanço positivo entre síntese e degradação de proteínas. Por isso, aumentar mais a síntese proteica não garantirá necessariamente maior ganho de massa muscular se a degradação proteica também estiver elevada. Além disso, rápida absorção de aminoácidos do whey, apesar de estimular a síntese proteica, também incentiva a oxidação de aminoácidos e, consequentemente, pode oferecer um menor ganho líquido de proteína.

Outro ponto interessante é que estudos têm mostrado que o leite é uma ótima proteína após o treino de musculação, e foi superior a proteína de soja (de rápida absorção) em oferecer ganhos de massa muscular e perda de gordura. O leite é basicamente um blend de proteínas, já que mistura uma proteína de rápida absorção (soro do leite) com uma proteína de lenta absorção (caseína), que está em maior quantidade nesse caso. De qualquer forma, o leite também apresenta carboidratos e gorduras em sua composição e obter proteínas só pelo leite implica também um consumo obrigatório desses macronutrientes, ou pelo menos de carboidratos se o leite for desnatado. Adicionar whey ao leite é uma boa forma de adicionar mais proteína de excelente qualidade com o mínimo de gorduras e carboidratos.

Claro que ninguém precisa de whey ou leite para ganhar massa muscular, mas a proteína do soro do leite e a caseína são proteínas de alto valor biológico e completas em aminoácidos essenciais (principalmente BCAAs), excelentes para quem deseja ganho de massa muscular. Além disso, o leite é um alimento rico em cálcio e eletrólitos e pode ser uma ótima bebida após a atividade física. Whey também oferece praticidade e sabor a dieta, e eu particularmente gosto da mistura de whey com leite principalmente pelo sabor. Mas como você pode perceber, os benefícios vão além do sabor, já que whey com leite é um poderoso blend de proteínas que pode ser utilizado em qualquer horário do dia e não apenas no pós-treino.

Dudu Haluch

Referências:

Milk ingestion stimulates net muscle protein synthesis following resistance exercise.

Elliot, T. A. et al.

Milk: the new sports drink? A Review

Brian D Roy

Consumption of fat-free fluid milk after resistance exercise promotes

greater lean mass accretion than does consumption of soy or

carbohydrate in young, novice, male weightlifters

Joseph W Hartman

http://www.bodyrecomposition.com/nutrition/what-are-good-sources-of-protein-speed-of-digestion-part-3.html

Ingestion of casein and whey proteins result in muscle anabolism after resistance exercise.

Tipton K. D. et al.