BCAA quanto devo tomar

Termogênicos – qual é o melhor: em cápsulas, pó ou em gel

Termogênico: Aumentando o calor corporal

Calor corporal é um subproduto da transformação da energia que consumimos através dos alimentos.

Termogênico(a) é toda substância que pode provocar aumento da temperatura corporal, como consequência destas reações  ocorre aumento do gasto calórico. Por este motivo os termogênicos acabam sendo usados por praticantes de atividade física com objetivo de promover aumento do gasto calórico e manter o metabolismo acelerado para que o indivíduo tenha maior queima de gorduras ao longo do dia, essa estratégia é aplicada quando o indivíduo possui intenção de reduzir o peso corporal e reduzir taxas de gorduras.  

Quando falamos em metabolismo devemos entender que se trata da quantidade de energia (calorias) que o nosso corpo gasta/necessita para se manter ativo e desenvolver suas atividades naturais. Chama-se taxa metabólica a velocidade com que o corpo queima calorias, esta taxa é que se encontra alterada/aumentada através da ação dos termogênicos. O termogênico é bem combinado com práticas esportivas, atividades físicas frequentes, treinos diários. Quando o indivíduo faz desta forma é muito fácil de obter resultados na redução das taxas de gorduras.

Efeitos do termogênico

Uma questão bastante importante a ser compreendida é que os suplementos termogênicos atuam aumentando o metabolismo, porém o indivíduo deve tomar cuidado com a dieta, sem uma dieta programada para oferecer menor quantidade de calorias do que o gasto não há como reduzir peso. Muitas vezes observamos indivíduos praticando dietas inadequadas, buscando nos suplementos termogênicos a solução para o problema do excesso de peso, porém não existe suplemento que seja eficiente sem uma dieta coerente. Nestas situações cria-se a questão: “Será que termogênicos funcionam?”

Funcionam! Mas os suplementos não fazem milagres, os termogênicos somente potencializam os efeitos da dieta. Consumidores de termogênicos que não fazem dietas e que não se exercitam ficam descontentes, não tem resultados expressivos.

Melhores termogênicos

A necessidade de ter uma dieta adequada ao objetivo é desconhecida por muitos indivíduos, em decorrência disto é muito frequente recebermos na Growth Supplements perguntas do tipo “qual o melhor termogênico?”, “o melhor produto é aquele em pó, em gel ou em cápsulas?”.

Na verdade é preciso compreender que os melhores termogênicos podem ser elaborados com diferentes substâncias, por isso podem produzir diferentes efeitos. Na indústria brasileira existem produtos com cafeína, pó de guaraná, gengibre, laranja amarga, alguns ativos da pimenta, chá verde, entre outros. De uma forma bem resumida podemos dizer que a ação dos termogênicos está relacionada ao metabolismo das gorduras, ativação de moléculas mensageiras celulares, estímulo do sistema nervoso central, ativação de UCP´s entre outras. Um dos efeitos dos termogênicos que mais influencia no aumento de calor é chamado de “ativação das UCP´s”, a proteína desacopladora (UCP uncoupling protein) também já foi chamada de termogenina, é encontrada no tecido adiposo marrom e já vem sendo estudada desde 1982. Ela atua consumindo os estoques de energia e produzindo calor.

A UCP é uma proteína localizada na membrana interna da mitocôndria e seu mecanismo de ação é desacoplar a fosforilação oxidativa da molécula de ADP. Segundo Dr Jair Rodrigues Doutor em fisiologia humana pela Unesp “Basicamente, no processo de síntese de ATP ocorrem os seguintes passos: os elétrons que passam pela cadeia de transporte de elétrons e atravessam a membrana interna da mitocôndria (devido à concentração maior na matriz) ficando no espaço intermembranas; em seguida esses elétrons retornam para a matriz mitocondrial passando por proteínas ATP-sintetases que utilizam a energia para síntese do ATP a partir do ADP e Pi. Como já mencionado, a UCP está localizada na membrana interna e, quando estimulada, serve como um canal alternativo para que os elétrons atravessem de volta para matrix”.

Termogênico em cápsula, termogênico em pó e termogênico em gel

Independente do formato do produto se estará em cápsulas, pó ou gel termogênico o que realmente importa é quais ingredientes foram utilizados na fabricação e as necessidades de cada indivíduo. Um dos melhores é o HOT, da Growth Supplements, que combina uma série de ingredientes. A cafeína é hoje o melhor termogênico e mais eficiente regulamentado pela legislação brasileira, porém existem aqueles que não podem consumi-la, como os portadores de hipertensão, ansiedade crônica, gastrite e/ou úlceras, cardiopatias, pessoas com distúrbios do sono e que treinam muito próximo do horário de dormir, nestes casos os indivíduos podem contar com os ativos de pimenta, com formulações à base de gengibre.

O chá verde também vem despertando cada vez mais atenção de pesquisadores, isso porque além de termogênico ele atua como antioxidante e diurético. Sua composição pode estimular o indivíduo a desempenhar uma sessão de treino mais intensa ao mesmo tempo em que promove combate aos radicais livres produzidos pelo organismo neste momento.