Sustentabilidade x Dieta – Por: Leandro Twin

Diogo Círico 24/07/2017

Se alguém consegue fazer uma dieta bem com frango, batata e ovos, ótimo! É saudável e nas quantidades certas dará um excelente resultado. Mas é bobeira achar que isso é o certo e o resto é o errado. Dietas são feitas pra pessoas e pessoas tem histórias, hábitos e vidas únicas.

Uma dieta com arroz e salmão para um japonês é diferente para um brasileiro. Uma dieta com mandioca e carne de bode para um nordestino é diferente do que para um paulista. Ovos cozidos e batata-doce em um café da manhã para um rapaz obcecado em academia é diferente de uma mulher com 50 anos que quer apenas conseguir limpar a casa sem sentir dores ao agachar.

Não tem problema ser fiel aos seus valores quando aplicados para você mesmo. Porém, nem todos objetivam o mesmo que você. É verdade que 30g de albumina pura ou 8 claras de ovos é a mesma coisa para estética. Mas dizer que é coisa de gente sem determinação consumir 60g de albumina por dia sendo que ela pode conseguir isso comendo 16 claras de ovos, não faz sentido. E se a pessoa não gosta de comer ovos? E se estivermos falando de um taxista que simplesmente não pode abrir uma marmita no meio da tarde?

Uma mulher obesa consumia 2 pães franceses com geleia açucarada e 300ml de leite integral com achocolatado comum e açúcar em seu café da manhã por mais de 30 anos. Perceba que essa pessoa não come carboidratos, ela come pão. Ela se nutre com carboidratos, e isso é totalmente diferente.

Se, inicialmente, ela consumir 1 pão francês com geleia zero e 200ml de leite desnatado com 30g de whey de chocolate, já é um grande avanço! Aplicando a mesma regra em toda dieta já irá perder peso e melhorar sua vida, mesmo consumindo ainda alguns alimentos “condenados”. Na prática, isso seria muito mais vantagem do que passar ovos e tapioca a fazendo desistir com 1 semana. A dieta errada é a que não leva em consideração a alimentação, só a nutrição.

Você só pode julgar uma dieta ou um treino como bom ou ruim se incluir a pessoa e toda história dela na análise. A vida é uma maratona, não uma prova de 10 metros. É melhor fazer o segundo melhor método do mundo o ano inteiro, do que o melhor método por 1 mês.

Leandro Twin.

Visitado 22 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067