Suplementos para ganhar massa magra

Suplementos para ganhar massa magra

Basta reparar um pouco mais atentamente nos praticantes de musculação que têm um corpo forte e bem definido para perceber que, além dos treinos intensos, eles costumam ter mais uma coisa em comum: uma garrafa com suplemento para ganhar massa magra que os acompanha por toda a academia.

Isso, claro, não é por acaso. Os suplementos para ganho de massa muscular são um componente fundamental na estratégia de quem tem como objetivo um shape musculoso e com baixo índice de gordura corporal.

As opções são muitas e, possivelmente, você já ficou confuso com tanta variedade, sem saber ao certo qual o suplemento mais indicado para o seu caso. Quer entender melhor como funcionam essas substâncias e de que maneira elas podem te ajudar a potencializar os resultados do seu treino? Então acompanhe nosso post!

Afinal, por que usar suplementos para ganhar massa magra?

Como você já deve ter observado, a maior parte dos praticantes regulares de treinos de musculação utiliza em sua estratégia suplementos para ganhar massa magra. Mas você já parou para se perguntar por que isso acontece?

Na verdade, a resposta é bem simples. Não há como obter um corpo mais definido e musculoso sem se exercitar constantemente, não é mesmo? E os praticantes de atividades físicas regulares têm necessidades nutricionais diferentes das pessoas sedentárias, já que, entre outras variáveis, os exercícios demandam um alto gasto energético.

Para garantir que o corpo receba todos os nutrientes essenciais para suprir suas necessidades — o que, muitas vezes, não é possível só com uma alimentação equilibrada —, é muito importante incluir na sua dieta esses suplementos.

Além disso, os suplementos para ganho de massa magra atuam como potencializadores dos resultados obtidos durante o treinamento, já que ajudam, por exemplo, a diminuir o tempo de recuperação entre uma sessão de musculação e outra. Outra grande vantagem é que eles previnem o catabolismo, um dos principais “vilões” de quem está em busca de um corpo mais forte.

Já ouviu o termo, mas não sabe bem o que significa? É bem simples. Quando você se exercita, seu corpo vai em busca de nutrientes para manter-se em pleno funcionamento. Se ele não encontra, usa os aminoácidos presentes nos músculos para essa função. É o que chamamos de estado catabólico.

Quando está catabolizando, seu corpo não usa gordura, mas sim seus músculos como combustível. O resultado é que, em vez de queimar as gordurinhas extras das quais você quer tanto se livrar, o organismo consome a massa magra que você tanto treina para conquistar.

Suplementos para ganhar massa magra: 4 dicas fundamentais

É por isso que muita gente se queixa de que, apesar de malhar com frequência e intensidade, não vê um aumento significativo no crescimento muscular e acaba desistindo dos treinamentos. É aí que entram os suplementos. Se o seu corpo tem um nível de aminoácidos suficiente para suprir essas necessidades, não precisa gastar os estoques presentes nos seus músculos.

Dessa maneira, a massa magra obtida é preservada, e os resultados do seu esforço se tornam mais evidentes. E quanto mais você vê os resultados, mais motivado fica para prosseguir com as sessões de treinamento.

Uma excelente ajuda, não é mesmo? Mas não para por aí. Além de tudo isso, alguns suplementos ajudam também a turbinar o metabolismo — o que auxilia significativamente na redução de peso —, atuam na prevenção da fadiga e aumentam a disposição para os treinos.

O resultado é que você treina melhor e com mais intensidade e se recupera mais rápido. Tudo isso, é claro, reflete de maneira decisiva na obtenção de resultados.

Suplementos para ganhar massa magra: Quais são os melhores?

Agora que você entendeu melhor a importância do uso de suplementos para ganhar massa magra, vamos conhecer alguns dos mais indicados para quem está buscando aumentar e definir os músculos?

Whey Protein

É, sem dúvida, o suplemento alimentar mais famoso do mundo fitness. O whey, como é popularmente chamado, é uma proteína de alto valor biológico e rápida absorção, obtida por meio do soro de leite de vaca.

O suplemento é considerado um dos maiores aliados de quem busca aumentar a massa magra, já que oferece um grande aporte de proteínas e de aminoácidos com grande potencial anabolizante.

Além de estimular a hipertrofia e a reconstrução muscular, o whey protein também combate o catabolismo, melhora a imunidade e acelera a recuperação entre um treino e outro, o que permite que você faça um número maior de sessões de musculação sem sucumbir à fadiga.

Outra vantagem do whey protein é a sua versatilidade. Vendido em diversos sabores, o suplemento pode ser consumido não só no pós-treino, mas em substituição a outros produtos mais calóricos e pouco nutritivos na preparação de receitas da sua dieta, como o chocolate em pó, por exemplo.

Creatina

A creatina é um suplemento composto a partir de três aminoácidos: a glicina, a arginina e a metionina. Seu principal objetivo é potencializar o desempenho dos praticantes de atividade física durante as sessões de treinamento e, com isso, favorecer o aumento da massa magra.

Além de aumentar o desempenho nos treinos, a creatina também acelera a recuperação muscular, aumenta o volume e a definição dos músculos e ajuda a turbinar o metabolismo, o que faz dela um suplemento perfeito para quem quer aliar o ganho de massa magra à diminuição do percentual de gordura.

A creatina é indicada para quem pratica atividade física de alta intensidade, especialmente quando esse tipo de exercício envolve o uso da força, como MMA, jiu-jitsu e, claro, a musculação.

O suplemento também apresenta boa eficiência quando incluído na dieta de praticantes de esporte de curta duração, como as corridas de 100 e 200 metros, e os adeptos dos treinos intervalados de alta intensidade, o popular HIIT, que se tornou uma verdadeira febre nas academias.

BCAA

O suplemento — cujo nome é uma sigla em inglês para Branched-Chain Amino Acids, ou em português, Aminoácidos de Cadeia Ramificada —, é composto por três aminoácidos: a leucina, a valina e a isoleucina. Juntos, elas compõem mais de 30% das proteínas musculares e exercem um papel vital na formação e no desenvolvimento dos músculos.

A função principal do BCAA é fazer o transporte do nitrogênio para que haja a produção de novas fibras musculares, em um processo popularmente conhecido como anabolismo. Além disso, o suplemento também auxilia na recuperação muscular, na prevenção da fadiga e estimula a produção da insulina, uma das matérias-primas da construção dos músculos.

Outra grande vantagem do BCAA é que, por se tratar de um conjunto de aminoácidos utilizados para a formação natural de uma proteína, ele é um suplemento que não precisa ser ciclado, ou seja, não é preciso fazer pausas regulares entre uma temporada e outra de consumo, como acontece com alguns suplementos alimentares.

Glutamina

Um dos suplementos mais conhecidos entre os praticantes de musculação, a glutamina é o aminoácido livre produzido naturalmente pelo corpo encontrado em maior quantidade em todo o organismo.

A substância, aliás, é fundamental para o bom funcionamento do corpo e muito eficaz na promoção do crescimento muscular, ou seja, no ganho de massa magra.

Além de te ajudar a ganhar músculos, o suplemento também combate os sintomas da fadiga crônica, ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, fortalece o sistema imunológico e até mesmo ajuda a proteger o seu organismo contra doenças degenerativas, como diabetes e hipertensão.

Se, apesar de todos esses benefícios, você considera não incluir a glutamina na sua estratégia de suplementação por já ter ouvido falar que ela engorda, saiba que essa informação não passa de um mito.

Na realidade, com níveis adequados de glutamina no organismo, além de aumentar a massa magra, você pode também perder gordura. Isso porque a glutamina pode auxiliar na redução da vontade de comer carboidratos e, consequentemente, favorecer a perda de peso.

Além disso, como também atua no controle do nível de açúcar no sangue, a glutamina pode ajudar a reduzir a vontade de comer doces, o que obviamente contribui para o emagrecimento e a manutenção do peso.

Ômega 3

Ficou surpreso? Certamente você já ouviu falar sobre o ômega 3, ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo. Mas muita gente ainda desconhece os benefícios da substância para praticantes de atividade física.

A ingestão do ômega 3 como suplemento alimentar para praticantes de musculação ajuda a diminuir os níveis de inflamação característicos do pós-treino e atua na redução da fadiga muscular, tanto durante quanto depois da sessão de treinamento, o que permite que você se exercite com maior intensidade.

Além disso, o ômega 3 aumenta a capacidade de contração muscular e a síntese proteica e melhora a recuperação muscular, a concentração e a sensibilidade à insulina, hormônio fundamental para o anabolismo muscular.

Outra vantagem do suplemento é que ele também ajuda a evitar a perda do tecido muscular, tem ação preventiva nos processos inflamatórios e até sobre doenças mais complexas, como o mal de Alzheimer.

Quando tomar suplemento para ganhar massa e qual a quantidade?

O suplemento para ganho de massa magra deve ser tomado por todos aqueles que buscam potencializar os resultados de seus treinos e complementar os nutrientes obtidos por meio de uma dieta equilibrada, ou seja, pobre em açúcares, carboidratos simples e gorduras.

Quando observadas essas condições, os suplementos são excelentes aliados na sua busca por um corpo definido, com muitos músculos e baixo percentual de gordura. Fora delas, o uso do suplemento não faz muito sentido.

O que isso quer dizer? Na prática, que não existe mágica. Se você não abre mão da junk food, não passa nem um dia sequer sem consumir açúcar branco e aparece na academia uma vez a cada 15 dias — ou, pior ainda, não faz exercícios regulares —, não faz sentido esperar resultados e menos ainda consumir suplementos.

Como dissemos, a maior parte dos praticantes de musculação faz uso dos suplementos para ganhar massa magra em busca dos bons resultados. Mas para conseguir um shape definido e musculoso, eles certamente lançaram mão também de altas doses de persistência nos treinos e foco na dieta. Não perca isso de vista!

No que diz respeito às quantidades, elas variam muito de uma pessoa para outra e também de acordo com o suplemento alimentar escolhido. Alguns deles, como o whey protein, são consumidos especialmente no pós-treino, normalmente à razão de 0,4 grama por quilo de peso.

Já quando o assunto é creatina, os especialistas costumam indicar um consumo diário ideal de 3 a 5 gramas para praticantes de atividade física de alta intensidade. Quanto ao BCAA, a quantidade normalmente indicada é de 0,20 grama por quilo, mas esse valor pode ser aumentado ou diminuído de acordo com o seu perfil nutricional.

No caso da glutamina, os nutricionistas normalmente recomendam o consumo de 10 a 15 gramas diárias. Essa quantidade pode ser tomada em uma única porção individual, diluída em 330 ml de água, ou fracionada em duas ou três porções, com limite máximo de 20 gramas diárias.

Já para o ômega 3, o consumo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1000 e 3000 mg diários, que podem ser ingeridos em diferentes horários do dia, como antes do almoço ou do jantar.

No entanto, antes de iniciar o consumo de qualquer suplemento alimentar, é fundamental que você procure um nutricionista, para que ele possa avaliar o seu biótipo, perfil alimentar e plano de treinamento e, dessa maneira, ajustar as doses de maneira personalizada, o que aumentará a eficácia do produto.

6 mitos sobre suplementos para ganho de massa magra

Apesar de todos os benefícios, o uso de suplementos para ganhar massa magra também é cercado de mitos, muitas vezes disseminados por pessoas sem qualquer conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.

Há quem acredite que tomar suplementos engorda, quem os encare como uma “poção mágica” para ficar forte e até mesmo quem os confunda com esteroides anabolizantes, popularmente conhecidos como “bomba”.

Esse tipo de informação acaba confundindo os iniciantes no mundo fitness, que muitas vezes deixam de fazer uso dos suplementos por medo de supostos efeitos colaterais. Pronto para desvendar alguns dos maiores mitos sobre os suplementos para ganhar massa magra?

Quem toma suplementos “fica grande” mesmo sem malhar

Como próprio nome diz, a função dos suplementos é complementar os nutrientes que você recebe por meio da alimentação, potencializando os resultados do seu treinamento.

No entanto, os suplementos para ganhar massa magra não fazem milagres. Sem uma dieta balanceada e sessões de treinamento de musculação intensas e constantes, é impossível conseguir resultados duradouros.

O objetivo dos suplementos é auxiliar no ganho de massa magra e permitir que você obtenha resultados mais rápidos e melhores, mas conseguir um corpo definido e musculoso é uma tarefa que exige muita dedicação e esforço.

Suplemento engorda

Os suplementos para ganhar massa magra, se tomados de maneira correta, não engordam. É importante, no entanto, que você saiba que, embora alguns façam os ponteiros da balança subir, aumentar a massa magra é muito diferente de engordar.

Ficou confuso? É bem simples. Quando você treina com intensidade, se alimenta corretamente e suplementa de maneira adequada, ganha massa magra, e isso pode acabar fazendo com que os ponteiros da balança subam, já que seu corpo está ganhando mais músculos.

Ganhar massa magra, no entanto, nada tem a ver com engordar, ou seja, com acumular gordura no corpo. Por isso, quando você consome um suplemento nas doses prescritas por seu nutricionista, pode até ver um aumento do peso na balança, mas isso não significa que você está engordando.

Quem se alimenta mal deve tomar suplementos para ter uma dieta melhor

Como dissemos, os suplementos atuam como potencializadores de resultados para praticantes de atividade física. Mas, se você quer mesmo obter mais massa magra e ficar com a musculatura mais forte e definida, precisa investir em sessões constantes de treinamento de musculação e em repouso adequado, que é fundamental para o aumento dos músculos.

Suplementos não são poções mágicas, que “corrigem” os efeitos que uma alimentação desregrada, rica em carboidratos simples, açúcar e gordura, provocam no seu corpo. Da mesma maneira, caprichar na dieta e não levar o treinamento com a seriedade necessária também não ajudará a alcançar os resultados desejados.

Se você treina constantemente, se alimenta bem e respeita os intervalos de descanso entre uma sessão de musculação e outra, os suplementos certamente ajudarão na busca por um corpo forte e definido. Sem a sua dedicação a esses tópicos, no entanto, o suplemento faz muito pouco ou quase nada pelo seu shape. Portanto, foco e dedicação são essenciais!

Os suplementos são todos iguais

Na verdade, se o seu objetivo é ganhar massa magra, é fundamental que você busque um nutricionista para que ele indique o suplemento mais adequado para o seu perfil alimentar e volume de treino.

Além de não serem todos iguais, nem todos os suplementos são voltados para o aumento da massa magra. Alguns deles, por exemplo, são voltados para a diminuição do percentual de gordura, e outros ainda tem como objetivo fornecer mais energia.

Por isso, é muito importante que você não consuma qualquer suplemento sem orientação, sob pena de gastar dinheiro desnecessariamente, sem obter qualquer resultado significativo. Planeje-se e conte com a ajuda de profissionais para conseguir extrair o melhor dessa “ajuda extra”!

Quanto maior a dosagem do suplemento, mais rápido serão os resultados

Mais uma vez, é importante lembrar: se você quer resultados efetivos e duradouros, é importante ter paciência! Para conquistar um corpo definido e musculoso, é essencial que você dê tempo para que o organismo possa reagir ao estímulo da musculação e de uma dieta balanceada.

Da mesma maneira que de nada adianta você ir para a academia e treinar com carga máxima uma ou duas vezes e depois passar meses sem aparecer, aumentar por conta própria a dosagem do suplemento recomendado pelo seu nutricionista também não tornará os resultados mais rápidos ou mais efetivos.

Mais do que isso: além de não ser eficaz, o uso de suplementos além da dosagem recomendada pode causar sérios problemas ao organismo. Doente, você precisará ficar afastado da academia, ainda que temporariamente, o que atrasará ainda mais a obtenção dos resultados.

Por isso, se você quer um corpo saudável e definido, é importante que você aprenda de uma vez por todas que a constância é muito mais valiosa do que a velocidade. Não falte ao treinamento sem necessidade, não “fure a dieta” com frequência e consuma o seu suplemento da maneira recomendada: os resultados certamente aparecerão!

Suplemento é outro nome para “bomba” e faz mal ao organismo?

Esta é uma dúvida que aparece com mais frequência entre os iniciantes na prática de musculação. Muitas vezes, quem está começado no mundo fitness não sabe diferenciar corretamente os suplementos alimentares dos esteroides anabolizantes.

Os suplementos para ganhar massa magra são compostos extraídos de outros alimentos ou de substâncias presentes na natureza e funcionam como um excelente aliado na busca por um corpo mais definido, já que complementam os nutrientes de uma dieta equilibrada. Além disso, seu consumo é regulamentado e liberado pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Já os esteroides anabolizantes, popularmente chamados de “bomba”, são substâncias ilegais, normalmente vendidas no “mercado negro”, e fabricados a partir de hormônios. Seu uso para o aumento de massa magra pode causar graves danos ao organismo, como infertilidade, aumento da agressividade e da pressão arterial, impotência sexual, calvície e até mesmo câncer de fígado.

Como você acabou de ver, são substâncias completamente diferentes, que não guardam nenhuma relação entre si. Por isso, qualquer preconceito em relação ao uso de suplementos alimentares é realmente infundado!

Quando consumidos dentro da dose recomendada e de forma complementar a uma dieta equilibrada e exercícios físicos constantes, os suplementos para ganhar massa magra são excelentes aliados na sua busca por um corpo definido e podem fazer com que você obtenha resultados muito melhores e mais rápidos!

Gostou de entender melhor o que são e como funcionam os suplementos para ganhar massa magra? Então aproveite para se informar também sobre a dieta mais adequada para quem quer ganhar mais músculos!