Glutamina, ganhe auxílio nos treinos mais intensos

Diogo Círico 31/01/2017

Você já deve ter reparado que além do treino e da alimentação, outro fator pode ser decisivo para o seu ganho de massa muscular: a recuperação é essencial para que o seu dia a dia de exercícios gere bons resultados, sempre contando com um bom descanso e uma rotina regrada. É justamente pensando na recuperação que a Glutamina tem crescido cada vez mais em popularidade entre os atletas. Esse aminoácido vem sendo estudado há anos e os impactos positivos no organismo dos atletas só fazem sua fama crescer. Uma boa recuperação, juntamente com as proteínas, ajuda na construção dos músculos e também beneficia os resultados de treinos cada vez mais intensos. Ficou curioso para saber mais? Vale a pena conferir as informações da Growth.

Usada em tratamentos médicos

O pós-operatório é uma fase muito delicada, e os medicamentos certos fazem toda a diferença na recuperação. A glutamina é um deles, utilizada nos processos de recuperação em casos de cirurgia. Ela já era usada pelo ramo da medicina há anos no tratamento de pessoas que passam por cirurgias e outros procedimentos. Seu impacto pode ser sentido tanto no sistema imune quanto na recuperação dos tecidos. O universo esportivo só se beneficiou dessas informações, já que nosso organismo também aproveita suas propriedades depois dos danos musculares nos treinos.

Importância da recuperação

Se você ainda não entendeu a importância do processo de recuperação no dia a dia da academia, vale a pena ficar atento a esse detalhe. Não adianta treinar exaustivamente e acabar fatigando os músculos. O processo de recuperação é também o momento em que os nutrientes ajudam a reconstruir os músculos depois dos estímulos do exercício. É justamente nessa hora que é necessário garantir as melhores condições para assegurar o aumento da massa magra.

Mas só quem pratica exercício pode tomar?

A glutamina apresenta funções benéficas tanto para quem está focado na atividade física quanto para quem está buscando novos ingredientes para uma vida mais saudável. A ciência já vem estudando essa substância há mais de 50 anos, ou seja, são anos de pesquisa para comprovar a lista de benefícios da glutamina na musculação e assegurar o impacto positivo em nosso organismo. O fator diferencial para garantir melhores efeitos no uso da glutamina é sempre ingeri-la com uma fonte de proteína de alto valor biológico, como o Whey Protein. Com isso, ela consegue desempenhar seu melhor papel na hipertrofia. Caso ela seja ingerida isoladamente, a glutamina acaba sendo usada como uma simples fonte de energia.

Quanto consumir

Agora você já deve estar se perguntando quando é o melhor momento para comprar seu pote de glutamina e aproveitar logo o impacto positivo nos seus treinos. Ela pode ser incluída na rotina de quem já pratica atividade física há algum tempo ou por quem está começando na academia. A quantidade que você deve ingerir varia de acordo com a indicação do seu nutricionista – só ele saberá avaliar os aspectos do seu dia a dia, rotina de treinos, alimentação e composição corporal. A indicação geral do produto é consumir de 0,1g a 0,3g de glutamina para cada kg de peso livre de gordura. Esse cálculo é feito excluindo a quantidade de gordura corporal e geralmente é feito pelo nutricionista. Para calcular, basta multiplicar esse valor diário indicado pelo peso e garantir uma boa dose no seu dia a dia.

Visitado 9 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067