Saiba o que incluir na dieta do atleta endomorfo

Diogo Círico 21/04/2017
O que um endomorfo deve ingerir?
O que um endomorfo deve ingerir?

Perder gordura é uma das grandes dificuldades dos endomorfos. Esse tipo de metabolismo necessita de uma dieta específica, pensando justamente no controle de gorduras e aproveitando a facilidade para o ganho de massa muscular. É possível fazer tudo isso sem grandes sacrifícios e ainda aproveitar a oferta de nutrientes de suplementos alimentares que conseguem se encaixar muito bem no dia a dia do endomorfo.

Quem são os endomorfos?

Entre os tipos físicos é possível destacar três diferentes: endomorfos, mesomorfos e ectomorfos. O grande diferencial dos endomorfos é justamente a facilidade de ganhar massa muscular. Ao mesmo tempo, eles também têm uma tendência maior a acumular gordura corporal do que os outros tipos físicos. É justamente por esse fator que a dieta específica para esse metabolismo precisa ter uma atenção maior. Com uma alimentação equilibrada e treinos regulares, é possível explorar ao máximo as vantagens do seu tipo físico e atingir os objetivos que você deseja em pouco tempo.

Dieta para endomorfo: O que incluir na Alimentação?

Antes de pensar que a dieta para endomorfo precisa ser extremamente restritiva, é necessário lembrar que uma boa dieta é sempre um equilíbrio entre os nutrientes. Por isso, a principal indicação é de não “zerar” nenhum macronutriente. Ou seja, não apostar em programações com corte total de carboidratos ou proteínas, por exemplo.

Outro fator importante é lembrar que a paciência e o cuidado rotineiro são fatores importantíssimos para alcançar seus objetivos. Por isso, tenha em mente que é preciso focar em um dia a dia saudável mais do que em ações radicais para perder peso. Tudo isso sempre aliado a uma rotina de exercícios físicos que garantam o ganho de massa muscular e a queima de gorduras. O resultado é mais saúde e bem-estar nos seus dias.

Dicas para Endomorfo

Não esquecer

A hidratação é um dos fatores mais importantes para a manutenção de um dia a dia saudável. Por isso, invista sempre na ingestão de líquidos para garantir o funcionamento perfeito do seu metabolismo. Além disso, o foco deve ser sempre ter de seis a sete refeições por dia, incluindo o seu pós-treino. Tudo isso balanceando os ingredientes e as escolhas para otimizar os resultados.

Proporção

Na hora de escolher a proporção de alimentos, privilegie sempre as proteínas e diminua um pouco a quantidade de carboidratos. O papel do nutricionista é indispensável nesse momento, garantindo que você consiga ter uma ideia da quantidade e da proporção mais indicada para o seu estilo de vida em específico.

Quais os melhores suplementos para Endomorfo?

Com o foco na queima de gordura, um dos suplementos mais indicados para os endomorfos são os famosos termogênicos. Eles também são conhecidos como “queimadores de gordura” e servem para dar energia nos seus treinos. Eles conseguem garantir o estímulo de energia para executar as séries e também otimizar a diminuição de peso. São exemplos ótimos a cafeína, a canela em pó e o gengibre em pó. Misture também outros suplementos, montando uma programação com foco no ganho e na manutenção de massa magra. É o caso do whey protein e de BCAAs, por exemplo.

Visitado 50 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067