Melhor horário para tomar whey

Qual o melhor horário para tomar whey protein

Whey protein (proteínas do soro do leite) é um alimento funcional que possui benefício ao sistema músculo esquelético, sistema imunológico, sistema nervoso central entre outros sistemas, além disso, beneficia diversos mecanismos orgânicos como ação antibacteriana, anticancerígena, antiviral. Tais efeitos e benefícios são conferidos pela composição nutricional do produto, em especifico a presença de peptídeos ativos (estruturas proteicas muito especificas presentes no soro do leite) e também grandes concentrações de aminoácidos essenciais em especial os de cadeia ramificada.

O trabalho muscular que ocorre durante a atividade física causa danos às estruturas musculares, estes danos precisam ser reparados pelos nutrientes e pelo período de descanso proporcionado a este tecido. O exercício físico por si é responsável por reduzir a concentração intracelular e intramuscular de aminoácidos, ao final dos exercícios as concentrações estarão abaixo do nível de inicio da atividade física. Quando se trata de nutrição os aminoácidos e proteínas são os principais responsáveis por tal fenômeno de regeneração.

Por este motivo a ingestão de proteínas e aminoácidos logo após o exercício, pode promover a síntese de proteínas musculares, além disto, quanto mais rápida for realizada a oferta de nutrientes ao tecido muscular melhor será a resposta anabólica do tecido. Desta forma, a whey protein representa uma excelente estratégia na recuperação muscular pela sua rápida absorção e boa digestibilidade. Pesquisas mostram que o período pós treino é caracterizado por ser um período catabólico onde a demanda por nutrientes é maior do que a oferta, este período catabolico pode durar 1 a 2 horas após a atividade física, este é o mesmo período de tempo que dura o suporte nutricional proporcionado pelo Whey Protein (pico de síntese e catabolismo proteico muscular nas condições de repouso).

Estudos comparativos analisaram o ganho de força e ganho de volume muscular com a ingestão de proteínas imediatamente após a atividade física com pesos comparada a ingestão 2 horas após o término. Os grupos que consumiram proteínas imediatamente após o treino mostraram melhores resultados (significativos) para aumento de força e volume muscular em comparação aos grupos que não consumiram proteínas.

Por este motivo a suplementação de whey protein é bem vinda ao final da sessão de treino, exceto quando o individuo possuir na sua rotina exercícios físicos nas primeiras horas do dia, nestes casos quando não há tempo hábil para realizar e digerir refeição solida antes do treino, o whey protein pode ser usado como fonte de proteínas em combinação a uma fonte de carboidratos de rápida digestão, exemplo maltodextrina e dextrose.

São creditados aspectos funcionais às proteínas do soro do leite (whey protein) devido a composição de nutrientes que somente pode ser encontrada neste alimento/suplemento. Por este motivo o whey protein também é bem indicado para públicos especiais como idosos, gestantes, pacientes acamados, entre outros. Quando for esta a indicação para suplementação, a melhor forma para consumir o suplemento dependerá de cada individuo e de cada caso em especifico.