Principais fontes de proteínas

Quais as principais funções das proteínas

As proteínas são nutrientes presentes em uma vasta gama de alimentos, estes nutrientes são formados a partida união de dois ou mais aminoácidos. Podem existir centenas de combinações diferentes para uma estrutura proteica, por este motivo cada fonte de proteínas distinta poderá ter implicações metabólicas especificas.

De uma forma geral podemos dizer que a fincão das proteínas são:

– Estrutura: As proteínas constituem as fibras musculares, cabelos, ossos, pele, dentes. São as que aparecem em maior numero em nosso organismo. Alguns exemplos:
Queratina é a proteína estrutural mais conhecida, ela esta presente nos tecidos que recobrem os animais. O cabelo, pele e unhas em humanos e também de couro, lã, garras, cascos, chifres, escamas, bicos e penas de muitos animais.

Actina e Miosina com certeza já são conhecidas da pessoa que pratica atividade física. Elas estão presentes na fibra muscular. Colágeno é uma proteína que forma tendões, ligamentos e nervos.

– Enzimas catalisadoras: “Toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima”. Este é um macete ensinado nas aulas de bioquímica, as enzimas são proteínas capazes de acelerar os processos metabólicos e reações do organismo. As enzimas são sintetizadas através da pré-disposição genética e sem as mesmas as reações não aconteceriam em tempo hábil. A participação das enzimas nas reações bioquímicas acontece na verdade entre substrato-enzima, este relação é associada ao modelo chave-fechadura, onde para cada “fechadura” (enzima), uma única “chave” (substrato) seria capaz de se ligar. As enzimas existentes são subdivididas nos seguintes grupos: Oxidorredutases, Transferases, Hidrolases, Liases, Isomerases e Ligases.

– Reguladoras do metabolismo (hormônios): Alguns tipos de hormônios são proteínas e possuem função de regular metabolismo, podemos citar como exemplo a insulina que regula o processo de absorção e transporte de nutriente.As aminas como as catecolaminas que podem ser classificada como simples ou mistas.

– Sistema imunológico/produção de anticarpos. Gamaglobulinas é uma classe de proteínas presente em maior concentração no plasma sanguíneo. São uma estrutura complexa produzida por animais vertebrados com função de defesa do organismo por meio de combate a antígenos. São elementos participantes da imunidade humoral. Realizam assim defesa do organismo imunidade humoral.
Podemos notar que as proteínas estão presentes em todo nosso organismo, da cabeça aos pés. Começando pelos cabelos que é formado por proteínas, as fibras dos tecidos musculares do rosto, a enzima amilase salivar presente na boca, o hormônio insulina que é secretado pelo pâncreas, hemoglobina do sangue que é uma proteína, as unhas dos pés são proteínas…

Quando não consumimos a quantidade necessária de proteínas em relação as necessidades do corpo esta condição é chamada de desnutrição energético proteica e possui diferentes estágios indo da forma mais leve que apresente discreta redução no crescimento até as mais graves como o Kwashiorkor (desnutrição edematosa) e o marasmo.