Por que não pode faltar o ovo na dieta de quem malha?

Diogo Círico 05/01/2017

Basta olhar a marmita de qualquer pessoa com foco na hipertrofia para confirmar: o ovo não falta na programação semanal. Esse alimento garante uma boa quantidade de proteínas, além de ser um lanche delicioso para vários momentos ao longo do dia. Além do clássico ovo cozido, é possível também incluir todas as propriedades desse ingrediente através dos suplementos alimentares. A solução está na Albumina, a proteína retirada da clara do ovo. Assim, ao invés de consumir uma grande quantidade de ovos, basta um scoop desse suplemento.

Quais os benefícios do ovo na dieta?

Quem está com o foco no aumento de massa muscular sabe que a proteína é um macronutriente indispensável nesse processo. O ovo, por sua vez, é uma excelente fonte desse nutriente. E, além disso, ele contém os aminoácidos, que têm impacto direto no reparo e construção do tecido muscular. Esse ingrediente por si só já possui um altíssimo valor biológico e se tornou um excelente aliado nas dietas para hipertrofia.

E qual a vantagem do suplemento?

Além da facilidade de consumir menor volume de alimentos ao longo do dia e garantir tudo concentrado, a Albumina também tem um bom preço. Esse aspecto pode não aparecer nos primeiros dias, mas após um mês de uso o seu bolso nota a diferença. Afinal, você não gasta tanto comprando várias caixas de ovo e garante todos os benefícios com um saco de suplementos que dura mais que um mês. Sem contar no tempo que você economiza, sem precisar cozinhar os ovos e levar na marmita. Uma colher de sopa de albumina possui 9g de proteínas: isso corresponde a 3 claras de ovos grandes, ou seja, fica clara a vantagem.

Por que optar pelo suplemento Albumina?

Diferente de outras fontes, como o Whey Protein, esse produto tem um tempo de absorção um pouco mais lento. Isso quer dizer que ele pode ser usado de maneira estratégica em nossa dieta. Ao invés de ingeri-lo no pós-treino, ele pode ser incluído em diversos momentos ao longo do dia, garantindo assim a elevação dos aminoácidos plasmáticos que levam ao famoso anabolismo – além de ser uma fonte de energia que evita o catabolismo. É sempre bom lembrar que esse consumo deve vir acompanhado de uma rotina de exercícios físicos e uma dieta balanceada.

Quanto de albumina devo tomar?

Como sempre, o mais indicado antes de iniciar qualquer dieta é sempre consultar um nutricionista para dar orientações específicas. A dieta deve ser montada de forma individual, pensando na sua rotina especificamente. Entretanto, o consumo da albumina – assim como outras proteínas – segue a indicação da American College of Sports Medicine que indica de 1,2g a 2,0g de proteína por kg de peso ao dia. Uma pessoa de 70kg precisará, em média, de 84g a 140g por dia. Lembrando também que esse valor inclui também as outras proteínas da dieta e suplementos proteicos.

Receita de omelete

O omelete é uma das melhores opções para consumir o ovo na sua dieta. As receitas são inúmeras e a grande vantagem é poder incluir os ingredientes de sua preferência, fazendo esse prato ainda mais rico e saboroso. A ideia é optar pelo omelete como um lanche durante a tarde, antes do período de treinos. Confira aqui uma ideia de omelete para aproveitar os ovos.

Ingredientes

  • 2 ovos inteiros
  • 2 claras
  • Pitada de sal
  • Pimenta à gosto
  • Um dente de alho picado
  • Uma colher de queijo ralado light
  • Orégano
  • Meia cebola picada

Como fazer

Bata todos os ingredientes em um recipiente. Tenha o cuidado de quebrar os ovos separadamente antes de colocar na mistura, para ter a certeza de que nenhum deles está estragado. Aqueça a frigideira com uma gota de óleo e derrame a mistura. Diminua o fogo e garanta que a parte de cima cozinhe sem queimar a parte de baixo. A dica é não virar o omelete, mas dobrá-lo. Quanto maior for a receita, mais fácil fica de dobrar e cozinhar por dentro dessa forma.

Visitado 22 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067