Batata Doce

Por que a batata doce é queridinha dos atletas?

Ela está na marmita de qualquer atleta e com certeza compõe as dietas com foco no ganho de massa muscular. A batata doce tornou-se uma verdadeira febre nas academias e uma aposta segura. Entretanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre como ela funciona e qual a razão de tanta fama.

Para aproveitar melhor esse ingrediente, selecionamos aqui um manual completo para entender seus benefícios e ação no corpo. E, de quebra, você ainda confere a maneira certa de preparar a batata doce para conservar seus nutrientes e aproveitar o máximo dela na rotina diária.

Por que consumir a batata doce?

Só de falar em carboidrato muita gente já fica alarmada. Entretanto, eles são ingredientes indispensáveis na dieta. A fama negativa fica por conta de alguns tipos de carboidratos que, quando consumidos em excesso, podem ocasionar o ganho de gordura. A batata doce é um excelente carboidrato, que pode ser inserido em diferentes horários do dia, especialmente nas refeições pré e pós-treino. É justamente nesse momento que o corpo mais precisa dos nutrientes que ela traz.

Diferença dos carboidratos

É possível encontrar dois tipos de carboidratos nos alimentos: os simples e os complexos. A diferenciação diz respeito à velocidade com que eles são absorvidos por nosso organismo: os carboidratos simples se transformam rapidamente em energia; enquanto os carboidratos complexos apresentam uma digestão especial, pois sua absorção pelo corpo é mais lenta, o que garante um fornecimento gradativo de energia e mais tempo de saciedade.

Benefícios da batata doce

  • Energia de forma gradativa
  • Mais resistência para atividades mais longas
  • Baixo impacto na produção de insulina
  • Rica em fibras e ajuda no bom trânsito intestinal
  • Possui vitamina C e betacaroteno, que atuam como antioxidantes

Ainda faltam motivos?

Outro nutriente presente na batata doce e que não é muito comentado chama-se beta-criptoxantina. O nome complicado pode até assustar, mas seus benefícios ficam claros principalmente para quem frequenta a academia: ele possui ação anti-inflamatória e previne doenças como artrite. O nutriente também beneficia o tecido muscular, ajudando na recuperação depois dos exercícios.

E os suplementos?

A grande facilidade atualmente é poder consumir a melhor quantidade de batata doce em um único suplemento. No caso da batata doce em pó, você garante os principais benefícios desse ingrediente em porções menores e mais fáceis de encaixar na rotina. Assim, fica mais fácil criar uma rotina regrada de ingestão sem ter que ingerir quantidades muito grandes de batata doce nas refeições ou ao longo do dia.

Batata doce com todos os nutrientes

Até mesmo no preparo da batata doce é preciso ter um cuidado extra. Uma das armadilhas é o chamado ácido oxálico. É muito comum perceber uma cor acinzentada que aparece logo depois de cozinhar – são os oxalatos, que atuam como “antinutrientes”, ou seja, acabam dificultando a absorção de elementos benéficos por nosso organismo.

O segredo para eliminar os oxalatos é nunca manter as batatas na geladeira antes de cozinhar. Para garantir a retirada total do ácido, mergulhe na água as batatas com casca e cortadas ao meio. Essa mistura deve conter também um pouco de acidez, que é conseguida com uma colher de sopa de limão ou de vinagre por litro litro de água (em que as batatas estejam mergulhadas).

Na hora de preparar, há também um pequeno segredo. Ao invés de descascá-las, mantenha a casca para garantir que os nutrientes sejam conservados. Lembrando sempre que é preciso seguir as orientações de um nutricionista ao montar sua dieta, encontrando os momentos estratégicos para incluir a batata doce.