gastrite e creatina

Pessoas com gastrite podem consumir creatina?

O que é a gastrite?

Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, a gastrite é uma condição na qual o revestimento do estômago – conhecido como mucosa – está inflamado. A mucosa do estômago contém células especiais que produzem o ácido e enzimas, que ajudam a quebrar o alimento para a digestão, e muco, que protege o revestimento do estômago de ácido. Quando o estômago está inflamado, produz menos ácido, enzimas e muco.

A gastrite pode ser aguda ou crônica. A inflamação repentina e acentuada do revestimento do estômago é chamada gastrite aguda. A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica. Se a gastrite crônica não for tratada, pode durar por anos ou até mesmo uma vida inteira.

Tomar creatina pode prejudicar a gastrite?

A creatina (ácido α-metil guanidino acético) é uma amina encontrada naturalmente em nosso organismo, é produzida endogenamente pelo fígado, rins e pâncreas, a partir dos aminoácidos glicina e arginina. A suplementação de creatina vem sendo utilizada amplamente na tentativa de aumentar força e massa muscular em sujeitos saudáveis e atletas Apesar de muito se comentar sobre este nutriente, a grande maioria das informações não são comprovadas, pois não possuem fundamentos. Este nutriente não afeta em nenhuma questão o trato gastrointestinal, quem possui gastrite tanto crônica quanto aguda pode tomar creatina sem nenhum problema.