pasta de amendoim emagrece?

Pasta de amendoim integral é aliada do emagrecimento?

Apesar da fama de inimigo da balança, o amendoim auxilia sim no emagrecimento quando consumido em quantidades adequadas, junto a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios. Isso também vale para seus derivados naturais, como a pasta de amendoim integral, que não possui adição de açúcar nem de óleos vegetais. Originário da América do Sul, o amendoim é considerado um alimento funcional, pois é rico em proteínas, minerais, vitaminas, fibras, gorduras boas, fitoesteróis e nutrientes antioxidantes.

 

De uns tempos para cá, a pasta de amendoim começou a ser conhecida no mundo todo e passou a ser considerada um item essencial na alimentação de quem quer ficar em forma e pratica atividades físicas, por fornecer energia, aumentar o tempo de saciedade, queimar gorduras e ajudar na recuperação e no desenvolvimento do tecido muscular. Se você ainda tem dúvidas sobre incluir a pasta de amendoim integral na sua dieta, conheça abaixo as principais propriedades desse alimento nutritivo:

 

Pasta de amendoim: benefícios

A pasta de amendoim integral traz todos os benefícios do amendoim in natura, sem contar que pode ser facilmente consumida pura, ou incluída em receitas. A semente de amendoim possui uma grande quantidade de proteínas vegetais, fibras e gorduras monoinsaturadas, que dão saciedade e aceleram o metabolismo, promovendo a queima de gorduras, além de contribuírem para um melhor desempenho dos treinos.

 

Esse alimento também possui minerais importantes – como o magnésio, que ajuda no fortalecimento dos músculos e na cicatrização; cálcio, que atua na manutenção dos ossos e previne a osteoporose; fósforo, que previne a fadiga e o cansaço; ferro, que reduz os riscos de anemia; e potássio, que controla a pressão arterial e melhora a contração muscular.

 

Além disso, o amendoim possui ácidos graxos monoinsaturados, responsáveis por aumentar a captação do colesterol ruim (LDL) e elevar os níveis do colesterol bom (HDL), prevenindo doenças cardiovasculares; conta também com nutrientes antioxidantes – que combatem o excesso de radicais livres no organismo, atuam na prevenção de tumores e estimulam o sistema imunológico; e vitaminas do complexo B, essenciais para manter a saúde do sistema neurológico.

 

Melhor maneira de consumir

Mesmo oferecendo diversos benefícios à saúde, a pasta de amendoim integral é calórica e deve ser usada com moderação. Ela pode tanto servir de recheio para pães, bolos e panquecas quanto acompanhar frutas e vitaminas no café da manhã ou lanche da tarde. Quem busca emagrecimento deve incluir a pasta de amendoim integral no plano alimentar com a orientação de um nutricionista, pois somente assim será possível saber a quantidade ideal de consumo para ter os melhores resultados.
De maneira geral, é recomendada a ingestão diária de uma colher de sopa cheia (15g) de pasta de amendoim, que fornece aproximadamente 90 calorias. Já quem pratica atividades físicas pode comer duas colheres de sopa por dia, para ter mais energia durante o treino. Essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de suas necessidades nutricionais. Por isso, é importante consultar um nutricionista antes de consumir qualquer alimento ou suplemento.