Omelete

Omelete de albumina: alimento nutritivo para o dia a dia

O ovo é uma importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, e deve estar presente no cardápio de quem pratica atividades físicas. De alto valor biológico, esse alimento pode ser consumido todos os dias, levando em conta a dieta e o estilo de vida de cada indivíduo. Por ser muito versátil, o ovo pode ser preparado de várias maneiras e está presente em receitas tanto de doces quanto de salgados, facilitando a vida de quem gosta de preparar os próprios alimentos e segue uma dieta saudável. A gema do ovo – que por muito tempo foi associada de forma equivocada ao aumento da incidência de doenças cardiovasculares – é rica em colina, um nutriente que melhora a memória e a cognição, além de contribuir para o controle da frequência cardíaca. Já a clara é constituída basicamente de uma das proteínas fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo: a albumina.

 

Composta por todos os aminoácidos essenciais para o homem, a albumina auxilia na reposição proteica, atua na reparação muscular e ajuda no ganho de massa magra. Essa proteína é lentamente absorvida pelo organismo, o que contribui para o aumento do período de saciedade, podendo ser consumida em qualquer período do dia. Além disso, a albumina previne o catabolismo muscular, que consiste no desgaste dos músculos durante a prática dos exercícios, quando o corpo busca energia para continuar trabalhando. O suplemento de albumina tem baixo teor de gorduras e calorias, e é derivado da clara do ovo desidratada. Esse produto é muito consumido por atletas amadores e profissionais para melhorar o desempenho e os resultados nos treinos, e pode ser combinado com outros suplementos proteicos, como o whey protein.

 

Omelete de albumina

O omelete é uma opção muito prática para o dia a dia, pois é fácil de preparar e muito nutritivo. Esse alimento pode servir de acompanhamento para refeições mais completas, como o almoço e o jantar, ou ser um aliado para quem quer fazer lanches rápidos antes ou depois dos treinos. Você também pode variar os recheios e os temperos da receita de omelete de albumina de acordo com as suas preferências e o seu plano alimentar.

 

Ingredientes:

– 3 scoops de albumina

– 2 ovos inteiros

– 1 peito de frango cozido e desfiado

– 1 copo de água

– Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Tempere e cozinhe o frango em uma panela com água. Deixe esfriar por alguns minutos para desfiar e reserve. Bata a água, a albumina, os ovos, o sal e a pimenta em um liquidificador ou processador até que o pó esteja completamente diluído. Em uma frigideira antiaderente quente, espalhe uma camada da mistura em todo o fundo. Tampe por dois minutos e vire para dourar do outro lado. Adicione o frango cozido e desfiado e dobre ao meio para servir.
Para transformar a receita em um omelete de peito de peru, basta substituir o frango desfiado por 100g de frios picado. Outra opção é utilizar queijo cottage ou ricota como recheio.