Como Tomar Tribulus terrestris?

Diogo Círico 01/12/2016

Já sabe o que é e como tomar tribulus terrestris?

Há muito tempo diversos atletas já usam os fitoterápicos como ingredientes na dieta.

Seus benefícios são sentidos diretamente na rotina, garantindo melhores resultados e até mesmo auxiliando no processo de ganho de massa muscular ou emagrecimento. Entre eles, um dos principais destaques é a Tribulus.

A planta é considerada uma erva daninha e, apesar de receber esse título, seus benefícios são amplos e vão fazer você querer investir e conhecer mais sobre ela.

Para isso, saiba mais sobre o que é Tribulus terrestris, como tomar e seu impacto positivo na rotina.

Sumário

O que é Tribulus terrestris

O produto é um extrato obtido através dessa planta originada na Índia e encontrada em diversas partes do mundo atualmente. Para entender o que é Tribulus, é preciso entender sua utilização. Seu uso vem sendo explorado aos poucos, com aplicação especial nas dietas de quem deseja ganhar massa magra. Sua composição inclui substâncias como saponinas, alcaloides e flavonoides. Entenda como isso funciona:

Benefícios do Tribulus terrestris e como afeta a testosterona

No caso dos homens, a Tribulus pode ser excelente justamente pela influência na produção de testosterona. Ela estimula o hormônio LH, impactando na produção de testosterona no organismo. Essa substância tem papel altamente anabólico, garantindo o aumento da massa magra, aumentando os músculos e a própria força. Não precisa dizer mais nada, especialmente para quem tem foco na hipertrofia, não é?

Para que serve Tribulus terrestris: outros benefícios

  • Redução na pressão arterial: alguns estudos realizados com animais associam a Tribulus terrestris com a redução da pressão arterial. Alguns fatores podem impactar nessa questão, entre eles a presença da protodioscina que estimula o ácido nítrico e garante a ação vasodilatadora no corpo. Além disso, ela também pode estar atrelada à inibição da conversão de angiotensina. Essa substância, quando encontrada em grandes quantidades, eleva a pressão arterial.
  • Controle de triglicerídeos: As pesquisas realizadas em animais associaram também a redução de triglicerídeos à ingestão do extrato da Tribulus terreris. Isso foi evidenciado em mais de 20% dos ratos examinados. Além disso, foi possível perceber também uma redução da glicemia em ratos diabéticos ou saudáveis. Entretanto, ainda não é possível assinalar os mecanismos responsáveis por essa ação.
Benefícios do Tribulus terrestris

Quantidade indicada de Tribulus terrestris

Em geral, os fabricantes indicam a ingestão de três doses de Tribulus terrestris ao dia. Ela pode ser encontrada tanto na forma de comprimidos quanto na de extrato, e ambos podem ser incluídos facilmente no dia a dia. Lembrando sempre que é necessário consultar um especialista antes de iniciar a ingestão, com orientação pensada nas suas necessidades específicas.

Como tomar Tribulus terrestris

Uma das principais dúvidas é justamente se é possível consumir diretamente a Tribulus na forma de chá. Essa prática não é recomendada pelos especialistas. Uma boa ideia é inserir as doses nas principais refeições ao longo do dia.

O aumento de fertilidade é outra característica importante, fazendo com que essa substância esteja presente em alguns tratamentos para essa questão. Um dos benefícios que ainda não foram totalmente comprovados é a melhora em dores de cabeça, especialmente no caso de mulheres na menopausa. A outra opção é optar pelo suplemento ZMA, que também estimula a produção da testosterona no corpo.

Visitado 312 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067