Frutas em pó: conheça os benefícios do alimento do momento

Diogo Círico 27/01/2019

O que são frutas em pó?

As frutas são alimentos fundamentais para a alimentação, visto que garantem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entre eles é possível citar inúmeras vitaminas, compostos bioativos (como os flavonoides e carotenoides) e minerais.

Esse grupo de alimentos pode ser transformado em pó, o que facilita o seu armazenamento e o consumo. O interessante é que grande parte das propriedades das frutas in natura são preservadas pelo processo que as transforma em pó, garantindo os benefícios para o corpo.

Como elas são feitas?

O primeiro passo é um processo de seleção criterioso, em que apenas as frutas saudáveis e da melhor qualidade são escolhidas. Após, os alimentos selecionados passam por uma câmara de ar quente em que a temperatura fica em torno de 200 ºC. O objetivo é promover a desidratação, ou seja, retirar as moléculas de água dos vegetais, transformando-os em um material pastoso.

Após isso, a pasta é pulverizada em alta pressão dentro da câmara de secagem, o que gera um spray de minúsculas gotículas, propiciando a dispersão do restante da parte líquida.

Isso é feito porque quando o restante do líquido se evapora, restam apenas os componentes que tornam a fruta um alimento rico. Esse processo é fundamental para reduzi-la a pó, visto que grande porcentagem do volume desse grupo de alimentos é equivalente a água.

Para que um pó fino seja formado, a câmara é continuamente agitada e, ao fim, todo o conteúdo é resfriado e pode ser transportado.

Por que elas são o alimento do momento?

Atualmente, as pessoas têm se preocupado muito em proporcionar para a sua família uma vida mais saudável. No entanto, um dos desafios do século 21 é a falta de tempo. Afinal, hoje a maioria dos indivíduos têm longas jornadas de trabalho e ainda têm que enfrentar outros desafios, como o trânsito e as grandes distâncias.

Essa realidade afeta a alimentação saudável, visto que para comer frutas e verduras em casa é necessário comprá-las, higienizá-las e armazená-las de forma correta. Além disso, esse tipo de alimento não tem grande resistência ao ambiente. Assim, é preciso comprar quantidades menores e com maior frequência.

As frutas em pó têm um propósito muito interessante, que é a praticidade. Isso porque transportá-las in natura ao longo do dia pode ser trabalhoso. Além disso, quando algumas delas ficam longe do resfriamento por um período mais extenso seu sabor se altera, podendo até se tornarem impróprias para o consumo. Nesses casos, as versões em pó são úteis, visto que o transporte demanda um espaço muito menor e não há perigo de perderem suas propriedades.

O interessante é que o processo utilizado para desidratar as frutas e transformá-las em pó preserva grande parte de suas propriedades. Assim, o alimento continua rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Outro benefício que torna as frutas em pó o alimento do momento é a sua versatilidade. Isso porque o pó é concentrado, ou seja, uma unidade de fruta in natura equivale a uma pequena quantidade de pó. Essa característica é interessante para pessoas que não gostam do sabor das frutas. Afinal, é fácil “esconder” o pó nos mais variados alimentos, como shakes, sopas, bolos e diversas outras preparações.

Quais as opções disponíveis no mercado?

Morango em pó

O morango é uma fruta de sabor adocicado e ácido, contendo apenas 5 calorias por unidade. Sendo assim, ela é uma excelente opção para incluir em dietas de emagrecimento. Essa fruta é rica em vitaminas, como a A, B5, B6, C e E, e em minerais, como o cálcio, ferro, selênio, potássio e magnésio, assim como tem uma boa quantidade de fibras.

Entre os benefícios do seu consumo pode-se citar o fortalecimento do sistema imune, ação anti-inflamatória e auxílio no funcionamento do sistema gastrointestinal.

Melancia em pó

A melancia é uma fruta refrescante e muito saborosa. Apesar das baixas calorias (30 calorias a cada 100 gramas de fruta), a melancia é rica em vitamina C e carotenóides, vitaminas B1, B2 e B3, biotina, ácido fólico, cobre, biotina, cálcio, fósforo e vários outros minerais.

Para o organismo, destacam-se as suas propriedades antioxidantes, que diminuem a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento, e a sua ação anti-inflamatória.

Limão siciliano em pó

O limão siciliano é uma fruta originária do sudeste asiático, muito famosa pelas suas propriedades medicinais. Entre as suas propriedades estão uma alta quantidade de vitamina C, pectina, limonina, felandrina e hidrocarbonetos terpênicos.

Devido a essas propriedades ele é usado como desintoxicante, agindo principalmente no fígado, reduz as reações alérgicas, auxilia a digestão e melhora a absorção de ferros, entre outros. O seu sabor característico é ideal para ser combinado com sucos e shakes.

Blueberry em pó

Conhecida como a fruta da longevidade, o blueberry ou mirtilo é originário da Europa e dos Estados Unidos. No Brasil o consumo dessa fruta depende da importação. Entre os seus principais nutrientes estão diversos antioxidantes, fibras, vitaminas e sais minerais.

O seu consumo auxilia o processo de emagrecimento, visto que o blueberry diminui as taxas de glicose no sangue. Além disso, seus benefícios incluem a redução do colesterol, cuidado com a saúde dos olhos, melhoria da memória e ação anti-inflamatória.

Acerola em pó

A acerola é uma fruta deliciosa, amplamente utilizada para a fabricação de sucos. Devido a sua coloração alaranjada, é rica em vitamina C. Além disso, tem altos níveis de vitamina A, o que ajuda na saúde da visão, contém antioxidantes que previnem o envelhecimento, auxilia na perda de peso pois estimula o metabolismo e ainda estimula o sistema imunológico.

Açaí em pó

O açaí é hoje amplamente usado no Brasil, principalmente na forma de cremes e sucos. Ele é conhecido principalmente por suas propriedades energéticas, sendo muito consumido como pré treino para garantir força e animação. Além disso, essa fruta contém minerais, vitaminas e fibras importantes para o metabolismo.

Como incluir as frutas em pó na dieta?

As frutas em pó foram criadas para facilitar o cotidiano das pessoas, visto que podem ser adicionadas facilmente a qualquer tipo de preparação. Sendo assim, basta escolher a fruta de preferência e incluir o seu pó na massa de pães, bolos, sobremesas e barras de cereal, por exemplo.

As frutas em pó também podem ser batidas com leite e água, criando shakes, smoothies e sucos. Essa é uma opção interessante para quem utiliza outros suplementos, como o whey protein, e não gosta do seu sabor. Devido a sua versatilidade, o pó das frutas também pode ser utilizado para criar sobremesas. Sendo assim, basta usar a criatividade!

 

Visitado 31 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067