Entenda o que são os suplementos anti-aging

Diogo Círico 08/06/2017

Cuidar da boa forma não significa descuidar da saúde, e é exatamente sobre isso que vamos falar um pouquinho. Os suplementos estão remetendo a uma garantia de melhor qualidade de vida, mas será que eles podem oferecer segurança para o seu bem-estar? Essa é a hora de entender melhor sobre o que são os suplementos anti-aging, e se eles realmente cumprem tudo o que é dito e prometido.

O que são os suplementos anti-aging?

Os suplementos anti-aging são aqueles que estão se destacando devido a promessas de benefícios fisiológicos, que vão além dos suplementares. Esses suplementos são conhecidos pelo seu efeito “antienvelhecimento”, levando muitas pessoas a reconsiderarem o seu uso, pois esses produtos podem contribuir contra os efeitos do tempo, assim reduzindo ou prevenindo rugas e sinais da idade.

Você deve estar se perguntando se esses efeitos podem ser obtidos apenas a partir desses suplementos anti-aging. A resposta é não. Se você mantiver uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, suplementos anti-aging podem ser muito convenientes, não só para seu bem-estar e saúde, mas também para a estética, aumentando a possibilidade de uma aparência jovem por um maior tempo.

Dieta

A suplementação é um apoio para você ficar um pouco mais próximo de seus objetivos, mas ela não deve ser considerada totalmente responsável pela sua saúde e boa forma. Aliada a essa suplementação, uma dieta pode reduzir inflamações, de modo que se deve equilibrar a ingestão de gorduras, fibras e demais nutrientes.

Dessa forma, é necessário priorizar o consumo de frutas e legumes, além de valorizar as fontes naturais de nutrientes. Vale ressaltar também que a drástica redução de consumo de calorias também pode prejudicar a eficácia desses suplementos. Eles precisam de aliados para que sejam mais bem aproveitados. A quantidade calórica da dieta pode variar muito em cada caso, por isso a programação dela deve ser feita por um profissional nutricionista.

Fique de olho nos suplementos discutidos mais abaixo e busque associá-los aos alimentos que podem reforçar seus benefícios. Lembre-se: todos os resultados não devem ser atribuídos apenas a suplementos. Para que eles possam agir em favor de seu organismo, é fundamental a adoção de hábitos e alimentação saudável.

Treino

A prática regular de atividades físicas pode reduzir o risco de doenças graves, mas sabemos que o envelhecimento é inevitável, por isso, devemos buscar a melhor forma para nos tornarmos idosos saudáveis. Os exercícios podem reduzir o estresse, otimizar os efeitos dos suplementos anti-aging, e reduzir as evidências da idade. Ao passo que o treinamento promove inúmeros benefícios, ele também estimula a produção de radicais livres, estas substâncias podem ser responsáveis pela envelhecimento celular, por este motivo quanto mais exercício praticado maior a preocupação com as estratégias anti-aging.

Quais são os tipos de suplementos anti-aging?

Protetor solar em cápsulas

Apesar de soar estranho, as cápsulas de vitamina D podem não só auxiliar na saúde da pele, mas oferecer benefícios similares aos suplementos de colágeno. Os efeitos positivos se estendem à prevenção de rugas e flacidez, o que pode ser muito conveniente para quem lida com grande excesso de pele, devido à grande perda de peso.

Afirma-se que o produto pode ainda prevenir os efeitos dos raios solares, atuando sobre a radiação UV. É dito que ele age como antioxidante e anti-inflamatório. Aponta-se ainda que essa suplementação seja uma possível alternativa para reduzir o índice de Câncer de Pele. Quanto à dose, recomenda-se 5 mcg por dia, e a suplementação é recomendada a ser feita sempre antes de se expor aos raios solares.

Vitamina C

Ela já é uma das queridinhas para quem busca prevenir a fadiga de treinos, mas será mesmo que a vitamina C é um suplemento anti-aging? As cápsulas podem auxiliar na redução de estresse oxidativo de células, além de beneficiar a regeneração, não só da pele, mas das células, de modo geral. Seu consumo diário recomendado é 100 mg.

Vitamina E

Obtida em alimentos como castanha do pará, azeite, amendoim, nozes, ou até mesmo milho e grãos integrais, a vitamina E está entre os destaques de suplemento anti-aging. Os seus benefícios são direcionados também à saúde da pele, e é muito conveniente para quem se preocupa com rugas, precocemente ou não. A dose diária recomendada é 5 mcg.

Glucosamina

A sua suplementação não é muito comum, mas se trata de um aminoácido muito interessante para a síntese de proteínas; logo, favorecendo o efeito anabólico. Recomenda-se para o tratamento de cicatrização de feridas e melhor hidratação corporal, além de deixar as rugas menos evidentes. A porção diária recomendada é 1.500 mg por dia.

Creatina

O suplemento de creatina é consumido com foco no aumento de músculos, favorecendo a síntese proteica e melhorando o desempenho nos treinos. Esses benefícios podem parecer suficientes, mas a Creatina ainda se destaca como um dos principais suplementos anti-aging, pois pode auxiliar na melhor função cognitiva, melhorando a capacidade de memorização, aumentando também o tempo de vida.

Esse suplemento tem se mostrado conveniente, se consumido durante o tratamento de doenças como o Parkinson, já que reduz a degeneração de massa muscular.

Selênio

O selênio pode não ser um dos minerais que mais se destacam, mas é muito funcional para a síntese das proteínas, logo, efeito anabólico. O selênio ainda pode ser benéfico para a saúde, pois reforça o sistema imunológico com ação antioxidante, anti-inflamatória, favorecendo a circulação sanguínea e sistema cardiovascular.

Para quem está lutando contra a balança, ou até mesmo tem problemas com a tireoide, saiba que o mineral pode auxiliar nessas condições, induzindo ao bom funcionamento metabólico, e a queima calórica. A ingestão diária recomendada de Selênio é 34 mcg, por isso, se você acredita estar ingerindo menos que isso, avalie a possibilidade de um suplemento para reforço nutricional.

Resveratrol

Os nutricionistas confirmam que a melhor fonte de resverastrol é a casca de uva, mas se você optar pela suplementação, saiba que ele é um polifenol importante para a saúde do sistema cardiovascular, reduzindo incidência de desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, e até mesmo o Câncer.

Para quem sofre com problemas de pressão, essa suplementação pode apoiar no equilíbrio e melhor circulação sanguínea. Se você se interessou por esse suplemento, lembre-se que os nutricionistas recomendam porções médias de 20 mg, por dia.

Coenzima Q-10

A Coenzima Q-10 é naturalmente produzido por nosso organismo. As células utilizam esse nutriente para a produção de energia, agindo também como um excelente antioxidante. Esse nutriente ainda é importante para o combate contra radicais livres que podem prejudicar a saúde.

Sua suplementação pode ser conveniente para quem deseja perder peso, ao agir para equilíbrio do metabolismo, mas também pode contribuir com a saúde da pele e sistema cardiovascular.

Carnitina

Além de ser indicado para a melhor utilização da gordura como fonte de energia, a Carnitina ainda apoia na saúde dos rins e fígado. No que se refere a condições de saúde, pode-se dizer que a suplementação de Carnitina reduz a possibilidade de dores no peito e ajuda no tratamento de angina, Alzheimer e depressão.

Cromo

O mineral é indicado para retardar os efeitos do envelhecimento, já que beneficia a saúde da pele, mas sua suplementação é mais comum para o melhor controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. O Cromo é indicado como um dos melhores suplementos para fazer uso da insulina, e sua porção diária recomendada é 35 mcg.

Glutationa

A Glutationa é um poderoso antioxidante que pode reduzir as evidências do envelhecimento. Ela é naturalmente produzida no fígado, a partir de três aminoácidos, entre eles a Cisteína, e seu consumo é indicado para desintoxicação corporal, auxiliando na proteção das células brancas e vermelhas do sangue.

Melatonina

Esse hormônio é referência entre os principais indicados para efeito antienvelhecimento. Ele pode ser produzido de forma natural, mas o reforço pode favorecer ao sistema neurológico e imunológico, além dos benefícios como melhor qualidade de sono e auxiliar no controle de peso. Ele se trata de um poderoso antioxidante e diz-se que é liberado todas as noites.

A melatonina pode ser muito interessante para a recuperação de fadigas e melhorar a qualidade do sono, assim prevenindo inúmeras doenças crônicas.

Carnosina

Essa substância é uma combinação interessante de aminoácidos importantes para o corpo. Os níveis de Carnosina diminuem, conforme a idade, então a suplementação se torna gradualmente mais interessante.

Não obstante esse fato, o suplemento pode proteger contra a oxidação de células musculares, reforçando a saúde dos músculos, além de apoiar na melhor contração deles, de modo que é importante para jovens atletas. Com a idade, tende-se a perder massa magra, e a Carnosina pode proteger contra efeitos adversos.

Ginkgo Biloba

Esse suplemento anti-aging é muito buscado para prevenir deficiências cognitivas, durante o envelhecimento. É dito que ele pode apoiar na prevenção de doenças ligadas à memória, como Alzheimer. O produto pode ser muito interessante, não só para quem deseja proteger a memória para o futuro, mas também para melhorar os rendimentos cognitivos atuais.

Hesperidina

As varizes são problemas comuns entre idosos, e esse suplemento pode beneficiar a saúde do coração, dos pulmões, e principalmente dos tecidos. Elas podem se desenvolver de acordo com a má nutrição, excesso de peso e outras diferentes condições. A Hesperidina é um flavonoide que pode ser encontrado em frutas cítricas, em especial nas cascas.

Esse suplemento pode melhorar a circulação sanguínea, reduzindo a ocorrência de coágulos e inflamações. Recomenda-se consumo diário de 50 mg de Hespiridina, e seus efeitos podem ser potencializados, se aliados ao suplemento Diosmin.

Quais suplementos usar?

Evidentemente, os fabricantes oferecem inúmeras opções de suplementos de qualidade, e sabemos também que eles podem ser excelentes ferramentas, não só para apoiar na boa forma, mas na saúde também.

Contudo, é indispensável que haja uma avaliação prévia, para identificar quais desses suplementos anti-aging estão de acordo não só com os seus objetivos físicos, mas também com suas necessidades nutricionais. As opções disponíveis são muitas, então as avalie e desfrute de melhores resultados.

Gostou de nosso conteúdo? Então confira também nosso post sobre como a creatina pode ajudar na terceira idade

Visitado 14 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067