whey protein

Entenda a função do whey protein na musculação

Tema de conversas nos vestiários e corredores das academias, o whey protein é o suplemento mais conhecido por quem faz musculação tanto pelos resultados comprovados quanto por algumas características que o tornam único. Extraído do soro do leite, esse suplemento de proteína possui alto valor nutricional e favorece a hipertrofia por fornecer aminoácidos essenciais para o organismo, que amenizam a fadiga e auxiliam na reparação e no crescimento do tecido muscular. Porém, os seus efeitos positivos vão muito além da definição do corpo. O whey protein também fortalece o sistema imunológico e retarda o envelhecimento, pois possui substâncias com ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e antiviral. Se você ainda tem dúvidas sobre para que serve o whey protein, conheça as principais funções do whey protein no ganho de massa muscular:

Qual a função do Whey Protein? Complemento na dieta de hipertrofia

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para quem quer melhorar a qualidade de vida e aumentar a disposição para realizar as atividades do dia a dia. Mas nem sempre a ingestão de alimentos é suficiente para suprir as necessidades diárias de nutrientes para o bom funcionamento do organismo, principalmente para quem faz exercícios físicos regularmente. Por isso, é importante consultar um nutricionista para incluir a suplementação no plano alimentar e saber qual é a quantidade mais recomendada para o seu tipo de treino e estrutura corporal.

Para entender qual a função do whey protein é preciso entender como ele funciona. Por repor as proteínas do corpo, o whey protein é um produto recomendado para complementar a dieta dos atletas, pois estimula a recuperação e o desenvolvimento dos músculos no pós-treino. Outra característica positiva é ser facilmente combinado com outros suplementos – como o BCAA e a albumina – e com alimentos recomendados em uma dieta balanceada. O whey protein pode entrar como ingrediente em diversas receitas doces e salgadas que podem ser consumidas em diferentes períodos do dia, dependendo das suas necessidades energéticas e nutricionais.

Suplemento Whey Protein e sua função na hipertrofia

Rápida Absorção para mais massa muscular

Por ser rapidamente absorvido pelo organismo, o whey protein é muito utilizado na reposição de proteínas no pós-treino. Nesse período, o corpo demanda uma quantidade maior deste nutriente para reparar as microlesões no tecido muscular, causadas durante a execução dos exercícios. Essa reparação promove o crescimento dos músculos, em especial nos momentos de descanso e nas horas de sono, por isso o uso desse suplemento proteico ao final das atividades é tão importante para o ganho de massa muscular. Devido à sua velocidade de absorção, os benefícios do whey protein logo são sentidos pelos atletas.

Tipos de Whey Protein
Há três versões de whey protein disponíveis no mercado: concentrado, isolado e hidrolisado.

Whey Protein Concentrado

O whey concentrado possui 80% de proteínas e 20% divididos entre carboidratos e gorduras, e tem uma absorção mais lenta, sendo indicado para quem quer aumentar a massa magra.

Whey Protein Isolado

O whey isolado passa por processos de filtragem mais completos, tendo uma concentração de 90% de proteínas – por isso, essa segunda versão estimula a hipertrofia.

Whey Protein Hidrolisado

A versão hidrolisada possui moléculas quebradas em pequenos fragmentos, sendo indicada para quem quer uma absorção ainda mais rápida, além de poder ser utilizada por intolerantes à lactose ou alérgicos às proteínas do leite.