Entenda como o exercício ajuda a retardar o envelhecimento

Diogo Círico 05/01/2017

É inegável que os exercícios físicos fazem bem. Eles estão entre as recomendações de todos os médicos e garantem também uma melhora nítida na qualidade de vida. Isso tudo se reflete nas próprias indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de diversos governos, estimulando a prática de esportes. A manutenção de uma vida ativa é também a porta de entrada para uma vida mais longa. Além disso, ter sempre uma rotina de treinos ajuda a se manter jovem e retardar o envelhecimento. Nunca é cedo demais para começar e, por isso, selecionamos alguns dos benefícios que vão te convencer de vez a se matricular em uma academia.

Musculação: entenda a importância

Considerada a mãe de todas as atividades físicas, a musculação consegue trabalhar diversos aspectos simultaneamente. O foco sobre o sistema músculo-esquelético tem um impacto ainda maior conforme se envelhece. A musculação nessa faixa etária é conhecida como o Treinamento Resistido. Ela favorece a prevenção e o tratamento de doenças do sistema esquelético, como a famosa osteoporose. Além disso, treinar rotineiramente garante o fortalecimento das articulações, tendões e ligamentos, além dos músculos em si. O impacto chega até mesmo ao controle do colesterol, diabetes e pressão arterial, com benefícios sentidos inclusive na imunidade. Até o famoso Whey Protein é um aliado, garantindo as proteínas para fortalecer os músculos.

Aeróbicos e seu impacto

Os aeróbicos são outro exemplo de exercício com grande impacto sobre a qualidade de vida e longevidade. Além do emagrecimento, principal fator que motiva sua procura, eles impactam na resistência cardiovascular. A respiração, que fica mais dificultosa com o passar dos anos, consegue benefícios oriundos da corrida. O resultado é uma maior oxigenação das células e a produção de substâncias que retardam o envelhecimento e melhoram o humor – sem contar o tônus muscular e a melhora na agilidade.

Benefícios para a pele

Até mesmo a sua pele vai agradecer os exercícios praticados durante a semana. As renovações celulares, presentes na juventude, vão diminuindo conforme os anos passam. Em especial a partir dos 25 anos de idade, é comum começar o processo de envelhecimento da pele – em decorrência de fatores como vento, sol e poluição, por exemplo. Ao praticar os exercícios, você ajuda também a aumentar o fluxo sanguíneo para diversas regiões do corpo. O resultado é uma pele mais brilhante, saudável e muito menos ressecada. O próprio colágeno, combinado com os treinos de musculação, impacta tanto no visual quanto no ganho de massa magra.

Quando começar?

E não há momento definido para começar, afinal, os jovens também se beneficiam. Os benefícios dos exercícios são sentidos especialmente a longo prazo – ou seja, quem pratica exercícios durante toda a vida geralmente tem mais longevidade e bem-estar em todo o processo. Por isso, garanta sempre ao menos uma atividade física na sua semana. São poucas horas que trazem um impacto muito maior do que você imagina, tanto para o seu visual quanto para a autoestima e, principalmente, para a sua saúde.

Cuidados

Entretanto, é preciso também ter atenção aos cuidados necessários para a prática da atividade. Da mesma forma que ela pode beneficiar, em muitos casos, a execução incorreta ou até mesmo a imprudência podem gerar problemas e até acidentes. O amortecimento nas atividades de impacto é indispensável para todas as idades. Sem esquecer também do acompanhamento de profissionais que orientarão para as técnicas e os treinos adequados de acordo com os seus limites.

Visitado 3 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067