Drogas Adaptógenas ou resistógenas, saiba o que são e para que servem.

Diogo Círico 05/10/2015

As drogas adaptógenas aumentam o vigor!!!

Vai entrar na moda, fique você sabendo da próxima “tendência em nutrição” e como ter mais disposição.

Adaptógenos: O que são?

Adaptógenos são suplementos fabricados com plantas consideradas adaptógenas, ou resistógenas. Conhecido como o suplemento para disposição, ele tem um impacto grande na sua rotina. Essas plantas possuem capacidade regulatória, não estimulante, mas possuem capacidade de regulação das respostas humoral, tanto da glândula suprarrenal quanto do sistema nervoso. As glândulas suprarrenais são responsáveis por secretar hormônios extremamente importantes no processo metabólico. Enquanto o sistema nervoso esta relacionado a aumento na resistência a fadiga e psíquica ao estresse. No aspecto mental estas drogas são responsáveis por reduzir estresse, melhoram o processo de aprendizagem/percepção e proporcionam tranquilidade emocional.

No meio esportivo os efeitos a utilização destes produtos são mundialmente difundidos. Um dos mais famosos e estudados é a Rhodiola rósea. O extrato seco desta planta é usado em pesquisas pela antiga URSS desde a década de 40, foi utilizada na preparação de atletas e também no programa espacial.  O extrato desta planta vem sendo apontado como redutor da DMIT (dor muscular de inicio tardio), poderosa ação antioxidante e prevenção do estresse oxidativo e inflamações causadas pelas microleões da fibra muscular.

adaptogens-work

Como ter mais disposição e melhorar o humor

Na verdade este mecanismo poderia ser definido como “estresse X adaptação!”

Chamamos de Estresse a reação natural de nosso organismo frente aos estímulos, uma situação de alerta. Esta situação envolve vários órgãos, inclusive cérebro. Todo o funcionamento do organismo fica alterado, desde a produção de hormônios, produção e disponibilidade de maior quantidade energética será observado nesta situação. Durante esta situação estressante estamos literalmente sobrecarregados, esta situação diferente do considerado normal pode ser suportada por determinado tempo, o suporte desta condição pode ser considerado como resistência, quanto mais tempo nosso organismo passar resistindo a esta situação mais ele se adaptará, quanto maior for a adaptação melhor o organismo trabalhará nestes situações. Os sintomas que sentimos ao passar por esta situação de estresse são: dores de cabeça, taquicardia, doenças mentais e físicas conforme a gravidade do estresse. Tudo isso afeta, é claro, a hipertrofia e o ganho de massa muscular. Dessa forma, os adaptógenos também podem ser usados como o suplemento para evitar fadiga nesse tipo de rotina.

Benefícios no esporte

Durante a situação de estresse sistema nervoso autônomo, da suprarrenal e dos neurotransmissores cerebrais aumentarão sua capacidade de força e energia ao corpo. Primeiramente ocorre um aumento da glicemia sanguínea, as transmissões cerebrais tornam-se mais rápidas para melhorar a resposta neuronal, O sangue que antes circulava em grande quantidade no sistema digestivo é todo desviado para circulação periférica para assim dar condições de força, contração e relaxamento, o coração acelera seus batimentos, a pressão arterial se eleva, os brônquios se dilatam, se contraem os músculos, pronto esta “montada” a maquina de guerra mais precisa que existe. O ser humano em estado de alerta!!!

Como ter mais disposição: Suplementos para energia

Resistógenos: O que são?

Plantas com propriedades benéficas

Entre as plantas adaptógenas estudadas na União Soviética, cinco já estão oficialmente aprovadas para uso terapêutico: Panax ginseng, Aralia elata, A rali a cordata,. Eleutherococcus senticosus (esta é usada no preparo físico dos astronautas soviéticos) e Oplopanax elatus. Além das plantas da família Araliaceae, plantas das famílias Compositae (Raponticum carthamoides e Carlina biebersteinnii), Crassulaceae CRhadolia rosea) e Schizandraceae (Schizandraceae chinensis) foram também consideradas como adaptógenas.

Sem sombra de dúvidas o P. ginseng é a mais conhecida e venerada de todas, sendo o seu uso conhecido há pelo menos 4.000 anos na China

Folha da coca (Erythroxylum coca): adaptógeno usado pelos povos indigenas para situações de extremo stress físico.

Rhodiola: estimula o sistema imunitário e é antidepressiva

Ashwagandha: aumenta a energia mas também ajuda a dormir melhor.

Panax ginseng / Ginseng Coreano/ Ginseng siberiano: melhora a circulação sanguínea, memória e tem efeito calmante.

Como consumir suplementos?

A inclusão destes produtos devem ser justamente no momento de maior estresse, eles atuarão regulando as suprarrenais e também o sistema nervoso auxiliando na resistência nos momentos de maior estressa, ou seja, ajudará na adaptação as situações aonde necessita suporte.

Este texto foi elaborado por Diogo Círico
Nutricionista esportivo R.T. Growth Supplements

Visitado 3 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067