creatina engorda?

Creatina engorda?

Em primeiro lugar, é preciso entender que nenhum processo de emagrecimento ou ganho de peso pode ser atrelado a apenas um ingrediente ou fator. Muitas pessoas que iniciam seus treinos na academia, e até mesmo atletas, temem ganhar gordura por causa de alguma alteração na dieta. Entretanto, com o acompanhamento de um bom nutricionista, a Creatina Monohidratada consegue mostrar seus melhores benefícios e impactar positivamente no resultado dos seus treinos. Por isso, é muito importante sempre contar com o aconselhamento profissional ao montar sua dieta e treino, tendo em vista suas necessidades e possibilidades de melhoria na programação.

Então, ela ajuda a emagrecer?

Em tese, esse suplemento não engorda nem emagrece. Os benefícios da Creatina estão relacionados com a capacidade de gerar energia em nosso corpo. Ela é um coadjuvante, ou seja, seu impacto está justamente no próprio desempenho durante as atividades físicas. Por isso, além da suplementação, é preciso garantir que nosso corpo tenha os nutrientes e exercícios necessários para alcançar alguma meta.

O nutriente Creatina fica armazenado no sarcoplasma celular. Trata-se de um compartimento onde se armazena o glicogênio, fonte de energia das células musculares. O glicogênio é uma molécula de carboidrato e possui bastante afinidade com a água. Por isso, o principal cuidado a ser tomado é justamente a possibilidade de retenção de líquidos, especialmente em dietas ricas em carboidratos. Assim, é preciso também ter cuidado ao montar a programação de alimentos e pensar em cada aspecto no dia a dia.

Cuidado com a alimentação

Mesmo assim, é sempre bom lembrar, o consumo de Creatina precisa sempre estar atrelado a uma alimentação balanceada. O suplemento é um aminoácido e não pode substituir uma refeição, por exemplo. Inclua apenas elementos que agreguem ainda mais nutrientes, sem que isso signifique restringir a dieta ou reduzir drasticamente calorias. A capacidade diária de produção de Creatina pelo nosso corpo fica em torno de 1g. A suplementação garante uma boa quantidade desse elemento, garantindo mais energia e mais força para atividades físicas.

Como tomar Creatina?

Muita gente ainda se pergunta como tomar Creatina e qual o melhor momento do dia.
Sintetizado no fígado, nos rins e no pâncreas, esse suplemento tem uso contínuo. Ou seja, ele deve ser consumido até mesmo nos dias em que você não treina. Você pode misturá-lo tanto com água quanto no seu shake habitual pós-treino. Um dos mitos que ronda seu uso é justamente a Creatina e efeitos colaterais no corpo. Muita gente pensava que esse suplemento podia sobrecarregar os rins e, por isso, aumentava-se a quantidade de líquidos. Entretanto, consumido na quantidade certa, não há riscos; e o consumo de líquidos deve seguir as orientações habituais, mantendo a recomendação de ingerir 35ml de água por kg de peso do corpo.