Conheça os principais benefícios da albumina

Diogo Círico 13/02/2017

Apesar de produzirmos proteínas naturalmente, nem sempre a quantidade é suficiente para suprir a nossa demanda diária, principalmente durante a realização de exercícios físicos intensos. Por causa disso, muitos atletas buscam a orientação de um profissional para incluir a suplementação na dieta. A albumina é um dos suplementos mais completos disponíveis no mercado, principalmente por conter todos os aminoácidos essenciais para o ser humano e contribuir de diversas formas para a melhoria do desempenho de quem malha ou pratica esportes. O suplemento de albumina é extraído da clara do ovo e pode ser ingerido em qualquer hora do dia, o que o torna muito prático e funcional. Para quem ainda tem dúvidas sobre esse produto, selecionamos os seus principais benefícios e funções.

Reparação muscular

Nosso corpo é formado por mais de 600 músculos que, em conjunto com os tendões e os ossos, nos permitem ficar em pé e realizar diversos movimentos por meio da contração e relaxamento. O sistema muscular representa entre um terço e metade do peso corporal de uma pessoa. Durante os exercícios físicos, os músculos trabalhados recebem muita tensão, gerando microlesões nas fibras musculares. Para realizar o processo de recomposição do tecido muscular danificado, o corpo necessita de uma nutrição adequada, a atuação de hormônios produzidos naturalmente e descanso. As proteínas consumidas na dieta, inclusive a albumina, ajudam a aumentar a síntese proteica muscular e auxiliam na geração de novos tecidos.

Ganho de massa muscular

O ganho de massa muscular está ligado diretamente à reparação muscular e à prática regular de atividades físicas. Quanto maior for o dano microscópico no tecido muscular, mais o corpo precisará repará-lo, estimulando um novo crescimento muscular. Esse processo de danos e reparos acontece principalmente quando os músculos são submetidos a uma carga maior do que estão acostumados, o que causa a hipertrofia muscular. Com a repetição de exercícios e o aumento progressivo do peso nos aparelhos, os músculos ficam cada vez maiores e mais fortes. Porém, a reparação e o desenvolvimento dos tecidos musculares acontecem nos períodos de descanso, principalmente durante o sono. Para estimular a hipertrofia, é recomendado o consumo de uma quantidade adequada de proteínas durante todo o dia para compor as refeições e repor os nutrientes perdidos. Por ser um suplemento que pode ser ingerido a qualquer momento, a albumina auxilia no ganho de massa muscular e pode ser combinada com outros suplementos proteicos, como o whey protein.

Saciedade

Os benefícios da albumina não param por aí! O consumo dessa proteína prolonga a saciedade, pois ela é lentamente absorvida pelo corpo, e possui alto valor biológico. Essas características auxiliam, e muito, quem quer manter a forma e seguir a dieta à risca, já que, com a fome controlada, é possível fazer refeições equilibradas e nos horário corretos. A ingestão diária de albumina segue a recomendação de consumo geral de proteínas, que é de 1,2g a 2g por quilo de peso corporal. Um indivíduo de 80kg, por exemplo, precisa consumir de 96g a 160g de proteínas diariamente.

Visitado 18 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067