Conheça os benefícios do óleo de coco em cápsulas

Diogo Círico 21/02/2017

Só de ouvir a palavra “gordura”, muitas pessoas já pensam em alimentos ruins e de má qualidade, que devem ficar de fora de uma dieta saudável. Porém, a ingestão de gorduras é benéfica para o organismo e deve compor 30% do total de calorias consumidas ao dia, dividida entre saturadas (7%), poli-insaturadas (10%) e monoinsaturadas (13%). Há diversos alimentos ricos nas chamadas “gorduras boas” que são indicados por nutricionistas para o bom funcionamento do organismo – como azeite de oliva, óleo de girassol, abacate, amêndoas e salmão.

 

O óleo de coco é um dos produtos que têm chamado a atenção dos brasileiros por seus benefícios à saúde. Usado tanto na indústria de cosméticos quanto na de alimentos e suplementação, esse óleo vegetal, classificado como gordura saturada, é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), uma gordura que sofre menos oxidação no ambiente e no organismo e é facilmente absorvida e metabolizada no nosso corpo, gerando energia rapidamente.

 

Por ter ganhado destaque nos últimos anos, principalmente quando o assunto é emagrecimento e ganho de massa muscular, o óleo de coco tem sido objeto de estudos para a comprovação de que ele trata problemas de digestão, ajuda a melhorar o metabolismo e estimula a perda de peso. A gordura presente no óleo de coco aumenta o tempo de saciedade e tem altos níveis de ácido láurico, que apresenta propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas, sendo utilizado na prevenção e no tratamento de infecções e infestações por micro-organismos.

 

Os nutrientes contidos nesse óleo natural oferecem mais energia ao corpo e melhoram os resultados de quem alia a perda de gordura aos exercícios físicos. Além disso, o óleo de coco auxilia no aumento do conhecido colesterol bom (HDL), tendo efeitos positivos relacionados à saúde cardiovascular e à perda de barriga. É importante ressaltar que o consumo de gorduras deve ser sempre moderado e combinado com atividades físicas e alimentação equilibrada.

 

Óleo de coco em cápsulas

Quem faz suplementação pode optar pelo óleo de coco em cápsulas, que é extraído a frio da massa do coco in natura – processo realizado para preservar as suas propriedades naturais. As cápsulas facilitam a ingestão do óleo de coco natural, contribuindo para que as substâncias provenientes do produto sejam usadas como fonte de energia na realização dos exercícios físicos, poupando as reservas naturais de glicogênio presentes no tecido muscular. Isso contribui para o aumento do desempenho e a intensificação do treino.
O óleo de coco em cápsulas fornece triglicerídios de cadeia média, que não necessitam de enzimas para serem digeridos e metabolizados. Assim, esse óleo vegetal se transforma em energia rapidamente, sem se depositar no organismo, o que auxilia no emagrecimento e na prática de atividades físicas, que necessitam de respostas rápidas do corpo. Esse produto pode ser usado em qualquer momento – exceto à noite –, sendo parte integrante do total de gorduras que devem ser consumidas diariamente. A quantidade indicada de consumo varia de pessoa para pessoa, por isso é importante consultar um nutricionista para incluir o óleo de coco em cápsulas na sua dieta.

Visitado 14 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067