chá verde

Conheça os benefícios do chá verde para sua saúde

O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. Há muitos séculos, as propriedades terapêuticas do chá verde são estudadas e reconhecidas na medicina tradicional chinesa. Com o passar do tempo, esse tipo de bebida se popularizou e novas pesquisas foram realizadas, comprovando suas qualidades nutricionais e eficácia na prevenção e no tratamento de doenças. O chá verde, extraído da erva Camellia sinensis – mesma planta que dá origem aos chás branco, preto e oolong –, é rico em vitaminas A, B, C, E e K, carboidratos, aminoácidos, minerais e polifenóis, em especial as catequinas.

 

Considerado um alimento funcional, o chá verde pode ser facilmente incluído em uma dieta balanceada em conjunto com a prática regular de atividades físicas, já que é uma bebida benéfica para a saúde, principalmente por suas propriedades funcionais. Entre os seus efeitos positivos, estão o maior tempo de saciedade, a redução do colesterol ruim (LDL) e o aumento da produção da dopamina e da serotonina, que são neurotransmissores ligados à sensação de felicidade, prazer e motivação. Conheça outros benefícios que o consumo de chá verde pode trazer para a sua saúde:

 

Efeito termogênico natural

O chá verde está entre os alimentos que possuem efeito termogênico natural. Isso significa que essa bebida é capaz de acelerar o metabolismo, promovendo o aumento da temperatura corporal e a queima de gorduras. Por isso, o chá verde ajuda na digestão e tem sido incluído na dieta de quem busca emagrecimento. Esse efeito é causado pela interação de duas substâncias: as catequinas e a cafeína. Devido aos efeitos comprovados no controle do peso, essa bebida apresenta um alto potencial de uso no tratamento da obesidade, já que previne o acúmulo de gorduras no organismo e a regulação do peso corporal.

 

Pessoas que frequentam a academia ou praticam esportes também estão utilizando o chá verde como estratégia alimentar para a perda de massa gorda e o aumento do desempenho durante a prática de exercícios. Porém, o consumo desse alimento deve ser indicado e orientado por um nutricionista, pois o seu excesso no organismo pode causar diversos prejuízos à saúde, incluindo pressão alta, irritabilidade, aceleração dos batimentos cardíacos, problemas gastrointestinais, hiperatividade, tremores e falta de apetite.

 

Prevenção e tratamento de doenças

Além de ser um aliado no emagrecimento e no tratamento da obesidade, o chá verde possui ação antioxidante, que combate os radicais livres – moléculas instáveis que surgem por fatores internos ou externos. Em excesso no organismo, os radicais livres podem ser tóxicos, danificando as células sadias do nosso corpo, enfraquecendo o sistema imunológico e causando o envelhecimento precoce.
O chá verde também auxilia nos processos anti-inflamatórios em doenças crônicas, como artrite reumatóide e esclerose múltipla; na prevenção de doenças cardiovasculares, tais como doença arterial coronária (DAC) e hipertensão; na redução de glicose no sangue e no combate ao desenvolvimento e multiplicação de tumores. Essas propriedades benéficas do chá verde estão especialmente ligadas à presença das catequinas em sua composição.